domingo, 19 de fevereiro de 2017

A Verdade


    A plenitude dos tempos propiciou a Vinda do Messias, que trouxe Consigo as definitivas dimensões de realidade e consciência. Como no enigma da Esfinge, 'Decifra-me ou te devoro', a Verdade passou a ser uma exigência de Deus: "Mas vem a hora em que os verdadeiros adoradores hão de adorar o Pai em espírito e Verdade, e são esses adoradores que o Pai deseja." Jo 4,23
    A palavra 'amém', em hebraico, vem do mesmo radical da palavra 'crer'. Ao invés de usá-la no final de suas prédicas, para significar 'eu creio' ou 'assim seja', Jesus usava-a de forma duplicada no início das sentenças. As traduções, então, apresentaram-nas como a expressão 'na verdade, na verdade'. Era um sinal da veracidade de Sua Palavra, ou seja, Ele não rezava para depois pedir ao Pai 'assim seja', mas já determinava como as coisas são desde que começava a falar: "Então Jesus lhes disse: 'Na Verdade, na Verdade vos digo: se não comerdes a Carne do Filho do Homem, e não beberdes o Seu Sangue, não tereis a Vida em vós mesmos.'" Jo 6,53
    Ora, Isaías referia-se a Deus como o 'Deus do Amém', que seria melhor traduzido como 'Deus da Verdade': "Todo aquele que quiser ser bendito na terra quererá ser bendito pelo Deus do Amém." Is 65,16
    E o próprio Jesus, quando apareceu a São João Evangelista na narrativa do livro do Apocalipse, referiu-Se a Si mesmo como 'o Amém': "Eis o que diz o Amém, a Testemunha fiel e verdadeira, o Princípio da Criação de Deus." Ap 3,14
    Sem dúvida, até radicais inimigos de Jesus, como fariseus e herodianos, reconheciam a Verdade que fluía em Suas Palavras: "Aproximaram-se d'Ele e disseram-Lhe: 'Mestre, sabemos que és sincero e que não lisonjeias a ninguém; porque não olhas para as aparências dos homens, mas ensinas o caminho de Deus segundo a Verdade.'" Mc 12,14
    Pois, como bem disse São João Evangelista, por Ele o poder e a Revelação de Deus veio ao mundo: "... a Graça e a Verdade vieram por Jesus Cristo." Jo 1,17
    E em perfeita conformidade com o projeto salvífico do Pai, a Verdade anunciada por Cristo é a própria emancipação do ser humano: "E Jesus dizia aos judeus que n'Ele creram: 'Se permanecerdes na Minha Palavra, sereis Meus verdadeiros discípulos; conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará.'" Jo 8,31-32
    Ao que não acreditavam em Sua Palavra, Ele aludia à Sua divindade desafiando-os: "Quem de vós me acusa de pecado?" Jo 8,46a
    Por isso questionava-os: "E se vos falo a Verdade, por que não Me credes?" Jo 8,46b
    Ele garantia: "Passarão o céu e a terra, mas Minhas Palavras não passarão." Mc 13,31
    Não por acaso, Ele apresentou-Se como a própria Verdade, o único caminho para Deus: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida; ninguém vem ao Pai senão por Mim." Jo 14,6
    E essa é também a mais patente identidade do Espírito Santo: "E Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Paráclito, para que fique eternamente convosco. É o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não O vê nem O conhece, mas vós O conhecereis, porque permanecerá convosco e estará em vós." Jo 14,16-17
    Em exata reciprocidade, a função do Espírito de Deus não é outra senão testemunhar a Verdade que é Jesus, como Ele mesmo afirmou: "Quando vier o Paráclito, que vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, Ele dará testemunho de Mim." Jo 15,26
    Ora, a própria Divindade de Jesus só nos pode ser revelada por ação do Espírito de Deus. Diz São Paulo: "... ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo." 1 Cor 12,3
    E São João Evangelista, mencionado mais uma vez essa identidade do Divino Paráclito, vai reconhecer Seu testemunho quanto ao Cristo: "E o Espírito é Quem dá testemunho d'Ele, porque o Espírito é a Verdade." 1 Jo 5,6a
    Assim, só o Espírito da Verdade pode esclarecer as Revelações anunciadas por Jesus, bem como inspirar a Igreja quanto ao caminho que ela tem seguido através dos séculos. Jesus garantiu: "Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ensinar-vos-á toda a Verdade, porque não falará por Si mesmo, mas dirá o que ouvir, e anunciar-vos-á as coisas que virão." Jo 16,13
    Por isso Ele pediu ao Pai pelos Apóstolos, para que lhes desse Sua Luz: "Santifica-os pela Verdade. A Tua Palavra é a Verdade." Jo 17,17
    E não esqueceu de propor uma experiência aos meramente racionalistas, que teimam em separar Deus de Jesus, vendo n'Ele apenas mais um ser humano: "Se alguém quiser cumprir a vontade de Deus, distinguirá se a Minha Doutrina é de Deus ou se falo de Mim mesmo." Jo 7,17
    Diante de Pilatos, por fim, Jesus vai declarar Sua Missão, quando também identifica Sua Igreja: "É para dar testemunho da Verdade que nasci e vim ao mundo. Todo o que é da Verdade ouve a Minha voz." Jo 18,37
    Mas o cinismo com que o mundo trata a Verdade não é exatamente uma novidade: "Disse-Lhe Pilatos: 'O que é a Verdade?...'" Jo 18,38


DEUS É A VERDADE

    São Paulo, por sua inspirada lucidez, acusa com precisão o grande erro da humanidade: "Trocaram a Verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura em vez do Criador." Rm 1,25
    Diz mais: "Examinem-se a si próprios e vejam se estão firmes na . Façam uma revisão de si mesmos. Nada podemos contra a Verdade; só temos poder em favor da Verdade." 2 Cor 13,5.8
    E avisa que o simples ato de ocultar a Verdade representa atrair sobre si a ira de Deus: "A ira de Deus manifesta-se do alto do Céu contra toda a impiedade e perversidade dos homens, que pela injustiça aprisionam a Verdade." Rm 1,18
    Pois vivendo no Reino da Verdade, todo cristão deve agir sabendo que está diante dos olhos de Deus: "Afastamos de nós todo procedimento fingido e vergonhoso. Não andamos com astúcia, nem falsificamos a Palavra de Deus. Pela manifestação da Verdade nós nos recomendamos à consciência de todos os homens, diante de Deus." 2 Cor 4,2
    Por isso, para maior compromisso com o Sacramento da Ordenação, o Apóstolo de Tarso evocava a presença do Pai e do Filho, como o fez em carta a São Timóteo: "Em presença de Deus, que dá a vida a todas as coisas, e de Cristo Jesus, que ante Pôncio Pilatos abertamente testemunhou a Verdade, recomendo-te que guardes o Mandamento sem mácula, irrepreensível, até a aparição de Nosso Senhor Jesus Cristo..." 1 Tm 6,13-14
    E diz que o Mal não passa de uma grande ilusão, que leva muitos à perdição "... por não terem cultivado o amor à Verdade que os teria podido salvar." 2 Ts 2,10
    Rebelar-se contra Deus, portanto, é abandonar-se aos castigos do inferno: "Mas, pela tua obstinação e coração impenitente, vais acumulando ira contra ti, para o Dia da Cólera e da Revelação do justo Juízo de Deus, que retribuirá a cada um segundo as suas obras: a Vida Eterna aos que, perseverando em fazer o bem, buscam a Glória, a honra e a imortalidade; mas ira e indignação aos contumazes, rebeldes à Verdade e seguidores do Mal." Rm 2,5-8
    Assim, pelo bem da Igreja, ele pedia a todos: "Renovai sem cessar o sentimento da vossa alma, e revesti-vos do homem novo, criado à imagem de Deus, em verdadeira justiça e santidade. Por isso, renunciai à mentira. Fale cada um a seu próximo a Verdade, pois somos membros uns dos outros." Ef 4,23-25
    E corrigia: "Não mintais uns aos outros. Já vos despojastes do homem velho e da sua maneira de agir e vos revestistes do homem novo, que se renova segundo a imagem do Seu Criador, em ordem ao conhecimento." Cl 3,9-10
    Pois onde a Palavra de Deus é clara e sinceramente proferida, a Verdade emerge por si mesma e a Igreja é louvada por Sua presença: "Se, porém, todos profetizarem, e entrar ali um infiel ou um homem simples, por todos é convencido, por todos é julgado; os segredos do seu coração tornam-se manifestos. Então, prostrado com a face em terra, adorará a Deus e proclamará que Deus está realmente entre vós." 1 Cor 14,24-25
    Ora, havia muito que Deus já condenara a mentira por seus notórios malefícios. É o oitavo Mandamento: "Não levantarás falso testemunho contra teu próximo." Ex 20,16
    O livro da Sabedoria, por sua vez, ensina que só se aproximando de Deus é possível inteirar-se da realidade que se vive: "Os que põem sua confiança n'Ele compreenderão a Verdade..." Sb 3,9a
    E o salmista entendeu que ela é eterna: "Aleluia. Louvai ao Senhor todas as nações, glorificai-O todos os povos, porque Seu amor por nós é forte e Sua Verdade é para sempre." Sl 116,1-2
    Através do profeta Jeremias, contudo, Deus denuncia a infesta corrupção moral em Judá, que resultaria num dos períodos mais conturbados da História de Israel: a destruição de Jerusalém e a escravidão na Babilônia: "Retesam a língua, como fazem a seus arcos, para o engodo; e a lealdade não permanece neles. Caminham de crime em crime; já nem Me conhecem mais - oráculo do Senhor. Que se mantenha em guarda cada um de vós contra o amigo. Nem mesmo do irmão vos deveis fiar, pois que todo irmão procura suplantar, e todo amigo calunia. Zombam do próximo todos eles; ninguém diz a Verdade. Exercitam a língua na mentira, aplicam-se a fazer o mal. Habitam no seio da falsidade; por má fé recusam conhecer-Me - oráculo do Senhor. Suas línguas são dardos mortíferos, que só proferem mentiras. Com a boca saúdam o próximo, enquanto no coração lhe armam ciladas." Jr 9,2-5.7
    Mas a grande virtude do pequeno resto, sempre aquele pequeno resto, tão bem representado pela verdadeira Igreja, será o amor à Verdade: "Deixarei subsistir no meio de ti um povo humilde e modesto, que porá sua confiança no Nome do Senhor. Os que restarem de Israel se absterão do mal, e não proferirão a mentira; não se achará mais em sua boca língua enganosa, porque serão apascentados e repousarão, sem haver quem os inquiete." Sf 3,12-13
    Por isso, ao atacar os falsos mestres, Jesus revelou a origem da falta de compromisso com a Verdade: "Vós tendes como pai o demônio e quereis fazer os desejos de vosso pai. Ele era homicida desde o princípio e não permaneceu na Verdade, porque a Verdade não está nele. Quando diz a mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira." Jo 8,44
    Eis, portanto, a vontade de Deus expressa pelo Apóstolo dos Gentios: "Isto é bom e agradável diante de Deus, Nosso Salvador, o Qual deseja que todo ser humano se salve e chegue ao conhecimento da Verdade." 1 Tm 2,3-4
    Ele também diz, e com todas as letras, o que é a Igreja: "Todavia, se eu tardar, quero que saibas como deves portar-te na Casa de Deus, que é a Igreja de Deus vivo, coluna e sustentáculo da Verdade." 1 Tm 3,15
    Pois é na Igreja, celebrando a Santa Missa, que comemos o Verdadeiro Pão do Céu: "Pois Nossa Páscoa, Cristo, foi imolada. Celebremos, pois, a festa, não com o fermento velho nem com o fermento da malícia e da corrupção, mas com os pães sem fermento, de pureza e de Verdade." 1 Cor 5,8
    E quanto aos costumes e ritos nos quais permanecem os judeus, numa sentença que inquestionavelmente vale também para as demais religiões, ele dizia: "Tudo isto não é mais que sombra do que devia vir. A realidade é o Corpo de Cristo." Cl 2,17
    Ora, Jesus mesmo garantia na Eucaristia a verdadeira Vida: "Quem come a Minha Carne e bebe o Meu Sangue tem a Vida Eterna." Jo 6,54a
    E assim o Santo de Tarso não se mostrava nem um pouco tolerante com desvios da Sã Doutrina entre os fiéis, como ensinou a São Tito: "Portanto, repreende-os severamente, para que se mantenham sãos na fé, e não deem ouvidos a fábulas judaicas nem a preceitos de homens avessos à Verdade." Tt 1,13b-14
    Com veemência recomendava que as más obras fossem publicamente condenadas: "Procurai o que é agradável ao Senhor, e não tenhais cumplicidade nas obras infrutíferas das trevas; pelo contrário, denunciai-as abertamente. Porque as coisas que tais homens fazem ocultamente é vergonhoso até falar delas. Mas tudo isto, ao ser reprovado, torna-se manifesto pela Luz." Ef 5,10-13
    Mas pedia distância de vãos debates, além de muita paciência para com os de fora da Igreja: "Rejeita as discussões tolas e absurdas, visto que geram contendas. Não convém a um servo do Senhor altercar; bem ao contrário, seja ele condescendente com todos, capaz de ensinar, paciente em suportar os males. É com brandura que deve corrigir os adversários, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento e o conhecimento da Verdade, e voltem a si, uma vez livres dos laços do demônio, que os mantém cativos e submetidos aos seus caprichos." 2 Tm 2,23-26
    Porque a Verdade, quando sinceramente desejada, desperta o ser humano para a religiosidade e para o amor: "Paulo, servo de Deus, apóstolo de Jesus Cristo para levar aos eleitos de Deus a fé e o profundo conhecimento da Verdade que conduz à piedade..." Tt 1,1
    E é nesse sentido que ele exortava São Timóteo na função de ministro do Evangelho: "Empenha-te em te apresentares diante de Deus como homem digno de aprovação, operário que não tem de que se envergonhar, íntegro distribuidor da Palavra da Verdade. Procura esquivar-te das conversas frívolas dos mundanos, que só contribuem para a impiedade. As palavras dessa gente destroem como a gangrena. Quem, portanto, se conservar puro e isento dessas doutrinas, será um utensílio nobre, santificado, útil ao Seu Possuidor, preparado para todo uso benéfico." 2 Tm 2,15-17a.21
    Pois é pela Boa Nova anunciada por Jesus que somos purificados para receber o Espírito de Deus, que é a garantia da Salvação: "N'Ele também vós, depois de terdes ouvido a Palavra da Verdade, o Evangelho de vossa Salvação no qual tendes crido, fostes selados com o Espírito Santo que fora prometido, que é o penhor da nossa herança, enquanto esperamos a completa Redenção daqueles que Deus adquiriu para o louvor da Sua Glória." Ef 1,13-14
    É pela Boa Nova que nos tornamos filhos de Deus, como disse São Tiago Menor: "Por Sua vontade é que nos gerou pela Palavra da Verdade..." Tg 1,18
    E é pela obediência, afirma São Pedro, que alcançamos a Vida Eterna: "Em obediência à Verdade, tendes purificado as vossas almas para praticardes sincero amor fraterno. Amai-vos, pois, uns aos outros, ardentemente e do fundo do coração. Pois fostes regenerados não duma semente corruptível, mas pela Palavra de Deus, semente incorruptível, viva e eterna. Porque toda carne é como a erva, e toda a sua glória como a flor da erva. Seca-se a erva e cai a flor, mas a Palavra do Senhor permanece eternamente (Is 40,6s). Ora, esta Palavra é a que vos foi anunciada pelo Evangelho." 1 Pd 1,22-24
    Por isso, enquanto ponte entre o Céu e a Terra, o Príncipe dos Apóstolos lamenta as grandes perdas causadas por falsos mestres, que deturpam a Sã Doutrina: "Assim como houve entre o povo falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos doutores que introduzirão perniciosas heresias. E renegando o Senhor que os resgatou, atrairão sobre si uma ruína repentina. Muitos os seguirão nas suas desordens e serão deste modo a causa de o Caminho da Verdade ser caluniado." 2 Pd 2,1-2
    Mas São João Evangelista, com singular acuidade espiritual, revela como age o Espírito Santo, que coloca-se sobre aqueles que ouvem a Igreja: "Nós, porém, somos de Deus. Quem conhece a Deus, ouve-nos; quem não é de Deus, não nos ouve. É nisto que conhecemos o Espírito da Verdade e o espírito do erro." 1 Jo 4,6
    Ele suspira feliz: "Não tenho maior alegria do que ouvir dizer que os meus filhos caminham na Verdade." 3 Jo 1,4
    São Tomé, visto como um exemplo da recorrente teimosia humana, foi abruptamente contrastado com a realidade, que é o Mistério de Cristo, e assim viu-se exorcizado de todas as suas dúvidas. De fato, ao deparar-se com a aparição de Jesus ressuscitado, acabou reconhecendo também Sua divindade: "Meu Senhor e Meu Deus." Jo 20,28
    E, não à toa, Jesus vai pronunciar no Último Dia: "Fora os cães, os envenenadores, os impudicos, os homicidas, os idólatras e todos aqueles que amam e praticam a mentira!" Ap 22,15

    "A todos dai a Luz que não se apaga!"