quarta-feira, 10 de maio de 2023

A Vontade de Deus


    Num mundo que relativiza valores, quando se busca mais profunda conversão é comum que se pergunte: qual é a vontade de Deus? Ou: o que se pode fazer para agradá-Lo como Pai e melhorar o relacionamento com Ele? Afinal, é o que se reza no Pai Nosso: "... seja feita Vossa vontade, assim na terra como no Céu." Mt 6,10
    Por si, essas perguntas já demonstram algo de amor, gratidão e intenção de ser mais correto a Seus olhos. É a sensatez que São Paulo recomendou aos efésios: "Não sejais imprudentes, mas procurai compreender qual seja a vontade de Deus." Ef 5,17
    Pois é a Graça dessa consciência, que é suscitada pelo Espirito Santo, que conduz à santidade. Argumentando sobre a imperiosidade de Sua Paixão, Jesus garantiu aos Apóstolos: "Entretanto, digo-vos a Verdade: a vós convém que Eu vá! Porque se Eu não for, o Paráclito não virá a vós. Mas se Eu for, enviá-lO-ei. E quando Ele vier, convencerá o mundo a respeito do pecado, da Justiça e do Juízo." Jo 16,7-8
    Isso é o que vem acontecendo desde o Pentecostes, quando São Pedro disse aos israelitas: "Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em Nome de Jesus Cristo para remissão de vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo." At 2,38b
    Referindo-se à água que jorrou da rocha no deserto, durante o Êxodo, o Príncipe dos Apóstolos explicou: "Esta água prefigurava o Batismo de agora, que também vos salva, não pela purificação das impurezas do corpo, mas pela que consiste em pedir a Deus uma boa consciência, pela Ressurreição de Jesus Cristo." 1 Pd 3,21
    Ananias emblematicamente enunciou-o a São Paulo, nos dias de sua conversão: "O Deus de nossos pais predestinou-te para que conhecesses Sua vontade..." At 22,14
    Por isso, o Apóstolo dos Gentios exortava os romanos: "Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que Lhe agrada e o que é perfeito." Rm 12,2
    Sem dúvida, fora a vontade de Deus, ao mundo apenas resta outro caminho: "Pois a Criação foi sujeita à vaidade, não por sua livre vontade, mas por vontade daquele que a sujeitou..." Rm 8,20
    Ele advertia os coríntios: "Não quero que sejamos vencidos por Satanás, pois não ignoramos suas maquinações." 2 Cor 2,11
    Dava o mais simples dos paternos conselhos: "Não vos deixeis enganar: más companhias corrompem bons costumes." 1 Cor 15,33
    Pedia a São Timóteo, enquanto Sacerdote da Igreja: "Enquanto eu não chegar, aplica-te à leitura, à exortação, ao ensino. Não negligencies o carisma que em ti está e que te foi dado por profecia, quando a Assembleia dos Anciãos te impôs as mãos. Põe nisto toda diligência e empenho, de tal modo que a todos se torne manifesto teu aproveitamento. Olha por ti e pela instrução dos outros. E persevera nestas coisas. Se isto fizeres, salvarás a ti mesmo e aos que te ouvirem." 1 Tm 4,13-16
    E confirma aos tessalonicenses os salvíficos planos do Pai: "... porque desde o princípio Deus vos escolheu para dar a Salvação, pela santificação do Espírito e pela na Verdade. E pelo anúncio do nosso Evangelho chamou-vos para tomardes parte na Glória de Nosso Senhor Jesus Cristo." 1 Ts 2,13-14
    O Último Apóstolo e a Igreja, portanto, rezam para que tenhamos a Verdadeira Luz, como ele escreve aos colossenses: "... não cessamos de orar por vós e pedir a Deus para que vos conceda pleno conhecimento da Sua vontade..." Cl 1,9
    Jesus propõe um simples teste, pelo qual se pode confirmar a veracidade de Seus ensinamentos: "Se alguém quiser cumprir a vontade de Deus, distinguirá se Minha Doutrina é de Deus ou se falo de Mim mesmo." Jo 7,17
    Mas assim agia apenas por respeito ao Livre Arbítrio, pois quanto à importância do Evangelho não deve haver dúvida. Ele foi claro: "Ninguém vem ao Pai senão por Mim." Jo 14,6

A SALVAÇÃO DE TODOS

    São Paulo disse a São Timóteo que a vontade de Deus é que conheçamos a Verdade, e que por ela alcancemos a Salvação: "... Deus, Nosso Salvador, o Qual deseja que todos homens se salvem e cheguem ao conhecimento da Verdade." 1 Tm 2,34
    Pedia-lhe, neste sentido, uma vida de religiosidade: "Exercita-te na piedade. Se o exercício corporal traz algum pequeno proveito, a piedade, esta sim, é útil para tudo, porque tem a promessa da presente e da futura Vida." 1 Tm 4,8
    Assim como a difusão do Evangelho: "Portanto, tu, meu filho, procura progredir na Graça de Jesus Cristo. O que de mim ouviste em presença de muitas testemunhas, confia-o a fiéis homens que, por sua vez, sejam capazes de instruir a outros." 2 Tm 2,1-2
    E em nome da evangelização através do exemplo de vida, Jesus faz recordar nossa inalienável obrigação de cuidar dos mais fracos, entre os quais Ele inclui as crianças: "Assim é a vontade de Vosso Pai Celeste, que não se perca um só destes pequeninos." Mt 18,14
    Porque se fomos tocados pela Palavra de Deus, antes que um privilégio, para com nossos irmãos temos uma obrigação. São Tiago Menor diz: "Por Sua vontade é que Ele nos gerou pela Palavra da Verdade, a fim de que sejamos como que as primícias de Suas criaturas." Tg 1,18
    Jesus afirma na parábola do fiel administrador: "Porque, a quem muito se deu, muito se exigirá. Quanto mais se confiar a alguém, mais dele há de exigir-se." Lc 12,48b
    Por isso, para evitar os males da soberba, São Paulo recomenda total humildade perante os irmãos: "Sujeitai-vos uns aos outros no temor de Cristo." Ef 5,21
    Faz-se necessário, portanto, reconhecer algumas realmente simples coisas, mas essenciais. É o que dizem os seguidores de sua tradição: "Ora, sem fé é impossível agradar a Deus, pois para achegar-se a Ele é necessário que primeiro se creia que Ele existe, e que recompensa os que O procuram." Hb 11,6
    Pois o próprio Cristo estabeleceu essa meta para todos, como explicou após multiplicar os pães e os peixes: "Perguntaram-Lhe: 'Que faremos para praticar as obras de Deus?' Respondeu-lhes Jesus: 'A obra de Deus é esta: que creiais n'Aquele que Ele enviou.'" Jo 6,28-29
    Com efeito, conforme a visão que teve São João Evangelista, mesmos os Santos que já estão no Céu, diante do trono de Deus, dão seguidamente este testemunho: "... porque criaste todas coisas, e por Tua vontade é que existem e foram criadas." Ap 4,11
    E ainda que muita coisa aconteça contrariando a vontade de Deus, Jesus declara com todas letras que Ele tem o supremo controle de tudo: "Não se vendem dois passarinhos por alguns centavos? No entanto, nenhum cai por terra sem o consentimento de Vosso Pai." Mt 10,29
    Logo também a Igreja, que por Jesus foi entregue à condução de homens, São João Evangelista viu-a como as sete dioceses de então à Sua volta, e Seus anjos em Suas mãos, numa demonstração de total controle: "Voltei-me para saber que voz falava comigo. Tendo-me voltado, vi sete candelabros de ouro e, no meio dos candelabros, alguém semelhante ao Filho do Homem, vestindo longa túnica até os pés, cingido o peito por um cinto de ouro. Na mão direita segurava sete estrelas. De Sua boca saía uma afiada espada, de dois gumes. Seu rosto assemelhava-se ao sol, quando brilha com toda força. Ao vê-lo, caí como morto a Seus pés. Ele, porém, pôs sobre mim Sua mão direita e disse: 'Não temas! Eu sou o Primeiro e o Último, e Aquele que vive. Eis o simbolismo das sete estrelas que viste em Minha mão direita e dos sete candelabros de ouro: as sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candelabros, as sete igrejas.'" Ap 1,10-13.16-17.20
    E Ele promete à diocese de Filadélfia: "Eu entrego-te adeptos da sinagoga de Satanás, desses que se dizem judeus e não o são, mas mentem. Eis que os farei vir prostrar-se a teus pés, e reconhecerão que Eu te amo." Ap 3,9
    São Paulo corrobora: "Não são carnais as armas com que lutamos. São poderosas, em Deus, capazes de arrasar fortificações. Nós aniquilamos todo raciocínio e todo orgulho que se levanta contra o conhecimento de Deus, e cativamos todo pensamento e reduzimo-lo à obediência a Cristo. Também estamos prontos para castigar todos desobedientes, desde que vossa obediência seja perfeita." 2 Cor 10,4-6
    Diz, entretanto, que a Salvação é um plano de adoção, amorosamente conduzido por Deus Pai através da irmandade proposta por Jesus: "Em Seu amor, predestinou-nos para sermos adotados como Seus filhos por Jesus Cristo, segundo o beneplácito de Sua livre vontade..." Ef 1,5
    E garante: "Deus salvou-nos e chamou-nos para a santidade, não em atenção às nossas obras, mas em virtude de Seu desígnio, da Graça que desde a eternidade nos destinou em Cristo Jesus..." 2 Tm 1,9
    Ele enfatiza que é através do Sacrifício de Jesus, ao Qual devemos juntar o nosso, que alcançamos a plena liberdade: "... Senhor Jesus Cristo, que Se entregou por nossos pecados, para libertar-nos da perversidade do presente mundo, segundo a vontade de Deus, Nosso Pai..." Gl 1,4
    De fato, o Cristo, Deus feito homem, apontou-nos o caminho da libertação: "... conhecereis a Verdade, e a Verdade libertá-vos-á." Jo 8,32
    Ora, a Verdade é Ele mesmo, Sua Vida, Seus ensinamentos: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida." Jo 14,6
    E só Ele mesmo, por nossa permissão, pode libertar-nos: "Portanto, se o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres." Jo 8,36
    Por isso, São Paulo declarou-O Redentor da humanidade, Aquele que, tirando o pecado do mundo, possibilita nossa reconciliação com o Pai: "Deus manifestou-nos o misterioso desígnio de Sua vontade, que em Sua benevolência formara desde sempre, para realizá-lo na plenitude dos tempos, desígnio de em Cristo reunir todas coisas, as que estão nos Céus e as que estão na terra." Ef 1,9-10
    Oportunamente, porém, seus seguidores reafirmam que o caminho para o Pai ensinado por Jesus é de pura obediência: "Embora fosse Filho de Deus, aprendeu a obediência por meio dos sofrimentos que teve." Hb 5,8
   São Paulo recitou o Hino Cristológico aos filipenses: "Sendo Ele de condição divina, não Se prevaleceu de Sua igualdade com Deus, mas aniquilou a Si mesmo, assumindo a condição de escravo e assemelhando-Se aos homens. E sendo exteriormente reconhecido como homem, humilhou-Se ainda mais, tornando-Se obediente até a morte, e morte de Cruz." Fl 2,6-8
    Nossa Redenção, portanto, fundamentalmente carece de Seu Sacrifício: "Foi em virtude desta vontade de Deus que de uma vez para sempre temos sido santificados, pela oblação do Corpo de Jesus Cristo." Hb 10,10
    Pois somos redimidos por Seu Sangue, como São João Evangelista aclama: "Àquele que nos ama, que de nossos pecados nos lavou com Seu Sangue." Ap 1,5
    E Seu Sacrifício é modelo para o nosso, segundo São Paulo: "Eis uma absolutamente certa verdade: Se com Ele morrermos, com Ele viveremos." 2 Tm 2,11
    O Amado Discípulo diz: "Nisto temos conhecido o amor: Jesus deu Sua Vida por nós. Nós também devemos dar nossa vida por nossos irmãos." 1 Jo 3,16


JESUS ENSINA

    Mas o que diz o próprio Jesus sobre a vontade do Pai? Ele é taxativo mesmo com alguns que se dizem Seus seguidores: "Nem todo aquele que Me diz: 'Senhor, Senhor', entrará no Reino dos Céus, mas sim aquele que faz a vontade de Meu Pai que está nos Céus." Mt 7,21
    Por isso, reclamava: "Por que Me chamais: 'Senhor, Senhor...' e não fazeis o que digo?" Lc 6,46
    Ele afirmava que só pelo testemunho de vida se pode ser parte da verdadeira família de Deus: "Todo aquele que faz a vontade de Meu Pai que está nos Céus, esse é Meu irmão, Minha irmã e Minha mãe." Mt 12,50
    E também sob esse aspecto Nossa Mãe Celestial foi exemplar, como São Lucas registrou, desde o testemunho dos pastores que por anjos foram avisados na noite do Nascimento de Jesus: "Maria conservava todas estas palavras, meditando-as em seu coração." Lc 2,19
    Bem como na Páscoa em que Jesus, aos 12 anos, ficou no Templo de Jerusalém: "Sua mãe guardava todas estas coisas em seu coração." Lc 2,51b
    Quanto ao pleno cumprimento da vontade de Deus, Jesus aproveitou para evidenciar a existência do Purgatório, ou seja, dos intermediários castigos que levam à purificação, e assim à Salvação, que são bem diferentes da punição total, que é o inferno, e da absolvição total, que é o Céu: "Aquele servo que conheceu a vontade de Seu Senhor, mas não se preparou e não agiu conforme Sua vontade, será açoitado muitas vezes. Todavia, aquele que não a conheceu e tiver feito coisas dignas de chicotadas, será açoitado poucas vezes." Lc 12,47-48a
    Quanto à total dedicação à obra da Salvação, sem hesitação São Paulo prescreve a adoção do celibato: "O solteiro cuida das coisas que são do Senhor, de como agradar ao Senhor. O casado preocupa-se com as coisas do mundo, procurando agradar à sua esposa. A mesma diferença existe entre a mulher solteira ou a virgem. Aquela que não é casada cuida das coisas do Senhor, para ser santa no corpo e no espírito, mas a casada cuida das coisas do mundo, procurando agradar ao marido." 1 Cor 7,32-34
    Pois o próprio Jesus havia dito: "Porque há eunucos que o são desde o ventre de suas mães, há eunucos tornados tais pelas mãos dos homens e há eunucos que a si mesmos se fizeram eunucos por amor do Reino dos Céus. Quem puder compreender, compreenda." Mt 19,12
    E explicando a importância da vida religiosa, que tem seu ápice na Santa Missa, o cego de nascença curado por Jesus diz, por inspiração, que Deus não atende a qualquer um: "Sabemos, porém, que Deus não ouve a pecadores, mas atende a quem Lhe presta culto e faz Sua vontade." Jo 9,31
    São Paulo, no mesmo sentido, deixou bem claro onde devemos reverenciar o Pai: "... a Ele seja dada Glória na Igreja, e em Cristo Jesus, por todas gerações de eternidade. Amém." Ef 3,21
    Podemos, ademais, ter uma perfeita ideia de Quem é Jesus pelo que Ele fazia: "Meu alimento é fazer a vontade d'Aquele que Me enviou, e cumprir Sua obra." Jo 4,34
    Ele era sincero sobre o poder que n'Ele se manifestava, pois, falando sobre Seu lado meramente humano, admitiu: "De Mim mesmo não posso fazer coisa alguma. Julgo como ouço e Meu julgamento é justo, porque não busco Minha vontade, mas a vontade d'Aquele que Me enviou." Jo 5,30
    E mais de uma vez afirmou o restritivo caráter, embora também esplendoroso, de Sua Missão: "Pois desci do Céu não para fazer Minha vontade, mas a vontade d'Aquele que Me enviou. Ora, Sua vontade é esta: que Eu não deixe perecer nenhum daqueles que Me deu, mas que os ressuscite no Último Dia. Esta é a vontade de Meu Pai: que todo aquele que vê o Filho e n'Ele crê, tenha a Vida Eterna, e Eu ressuscitá-lo-ei no Último Dia." Jo 6,38-40
    Porque, mesmo enquanto ser humano, Ele verdadeiramente agradou ao Pai: "Aquele que Me enviou está Comigo. Ele não Me deixou sozinho, porque sempre faço o que é de Seu agrado." Jo 8,29
    Deus mesmo afirmou-o, quando Jesus Se transfigurou diante de São Pedro, São João e São Tiago Maior: "E daquela nuvem fez-se ouvir uma voz que dizia: 'Eis o Meu Filho muito amado, em Quem pus toda Minha afeição. Ouvi-O!'" Mt 17,5
    E demonstrou total fidelidade aos planos do Pai até a difícil hora de abraçar Sua Cruz, quando agonizou no Jardim das Oliveiras: "Pai, se é de Teu agrado, afasta de Mim este cálice! Não se faça, porém, Minha vontade, mas sim a Tua." Lc 22,42
    Ora, o Cristo já predizia Sua absoluta submissão ao Pai no livro dos Salmos: "... Eis que Eu venho. No rolo do livro está escrito de Mim. Fazer Vossa vontade, Meu Deus, é o que Me agrada, porque Vossa Lei está no íntimo de Meu Coração." Sl 39,8-9
    Submissão, aliás, da qual Nossa Senhora também é perfeito exemplo, como quando respondeu à Anunciação feita por São Gabriel Arcanjo: "Então disse Maria: 'Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo tua palavra.'" Lc 1,38a


'SEDE SANTOS'

    Falando a toda Igreja, São Paulo evidencia qual deve ser nosso verdadeiro esforço para agradar a Deus: "Esta é a vontade de Deus: vossa santificação! Que eviteis a impureza, que cada um de vós saiba possuir santa e honestamente vosso corpo, sem se deixar levar por desregradas paixões como os pagãos que não conhecem a Deus. Nesta matéria, que ninguém oprima nem defraude a seu irmão, porque o Senhor faz justiça de todas estas coisas, como já antes temo-vos dito e asseverado." 1 Ts 4,3-6
    Afirmativamente, este Apóstolo já havia percebido algo ainda mais profundo: "Entretanto, quem se une ao Senhor, com Ele torna-se um só Espírito." 1 Cor 6,17
    Por isso, atesta a absoluta autonomia de Deus agindo em nós para fazer Sua própria vontade: "Porque é Deus, segundo Seu beneplácito, Quem realiza em vós o querer e o executar." Fl 2,13
    Ele percebia tal realidade em si mesmo, na evangelização: "Eis a finalidade de meu trabalho, a razão porque luto auxiliado por sua força que em mim poderosamente atua." Cl 1,29
    Pois Jesus mesmo havia dito: "Quem permanecer em Mim e Eu nele, esse dá muito fruto. Porque sem Mim nada podeis fazer." Jo 15,5b
    Isso já havia sido notado pelo salmista: "O Senhor completará o que em meu auxílio começou... Não abandoneis a obra de Vossas mãos." Sl 137,8
    Ele pedia por Sabedoria, mas também pela condução do Divino Paráclito: "Ensinai-me a fazer Vossa vontade, pois sois Meu Deus. Que Vosso Espírito de bondade me conduza pelo reto caminho." Sl 142,10
    Os seguidores de São Paulo bem entenderam: "E o Deus da Paz, que no Sangue da Eterna Aliança ressuscitou dos mortos o Grande Pastor das ovelhas, Nosso Senhor Jesus, queira dispor-vos ao bem e conceder-vos que cumprais Sua vontade, realizando Ele próprio em vós o que é agradável a Seus olhos, por Jesus Cristo, a Quem seja dada a Glória por toda eternidade. Amém." Hb 13,20-21
    E afastando qualquer sombra de superficial devoção, eles lembram a importância do estável e paciente ânimo: "... pois é-vos necessária a perseverança para fazerdes a vontade de Deus e alcançardes os prometidos bens." Hb 10,36
    São Pedro também exorta ao tenaz empenho, abraçando as penitências que nos purificam e resignadamente aceitando as provações: "Assim, pois, como Cristo padeceu na carne, armai-vos também vós deste mesmo pensamento: quem padeceu na carne, rompeu com o pecado. A fim de que, no tempo que lhe resta no corpo, já não viva segundo as paixões humanas, mas segundo a vontade de Deus." 1 Pd 4,1-2
    E lembra que Deus é ternamente paciente, pois espera a conversão de todos, através do Sacramento da Confissão: "O Senhor não retarda o cumprimento de Sua promessa, como alguns pensam, mas usa da paciência para convosco. Não quer que alguém pereça. Ao contrário, quer que todos se arrependam." 2 Pd 3,9
    Também lembra qual é nossa missão para com o errante mundo: "Porque esta é a vontade de Deus que, praticando o bem, façais emudecer a ignorância dos insensatos." 1 Pd 2,15
    Com peculiar acuidade, a tradição de São Paulo põe numa mesma sentença o anúncio de Jesus e dos Apóstolos, os sinais de Deus e os dons derramados pelo Divino Paráclito: "Como, então, escaparemos nós se agora desprezarmos a mensagem da Salvação, tão sublime, primeiramente anunciada pelo Senhor e depois confirmada pelos que a ouviram, comprovando-a o próprio Deus por sinais, prodígios, milagres e pelos dons do Espírito Santo, repartidos segundo Sua vontade?" Hb 2,3-4
    Contemplando o sofrer dos cristãos, porém, o próprio São Paulo contemporiza, conscientemente aceitando as agruras da vida como inseparável parte dos planos de Deus. Contudo, vale-se da Unção do Santo Espírito, sem perder a esperança: "Pois enquanto permanecemos nesta tenda, gememos oprimidos. Desejamos ser não despojados, mas revestidos com uma nova veste por cima da outra, de modo que o que há de mortal em nós seja absorvido pela Vida. Aquele que nos formou para este destino é Deus mesmo, que por penhor nos deu Seu Espírito. Por isso, sempre estamos cheios de confiança. Sabemos que todo tempo que passamos no corpo é um exílio longe do Senhor. Andamos na fé e não na visão." 2 Cor 5,4-7
    Ele pede aos filipenses: "Fazei todas coisas sem murmurações nem críticas, a fim de serdes irrepreensíveis e inocentes, íntegros filhos de Deus em meio a uma depravada e maliciosa sociedade, onde brilhais como luzeiros no mundo a ostentar a Palavra da Vida." Fl 2,14-16a
    Sempre tão inspirado, São João Evangelista fala com simplicidade da radical diferença entre a vida impenitente e a voluntariosa obediência: "O mundo passa com suas concupiscências, mas quem cumpre a vontade de Deus permanece eternamente." 1 Jo 2,17
    E tratando da mais completa submissão a Deus, ele explica em que medida podemos viver e participar da construção do Reino anunciado por Cristo: "A confiança que n'Ele depositamos é esta: em tudo quanto Lhe pedirmos, se for conforme à Sua vontade, Ele atender-nos-á." 1 Jo 5,14
    Por fim, em um dos momentos nos quais Se revela Deus, Jesus fez a mais tocante síntese de Sua Vontade, que de tão grandiosa é uma lição a ser assimilada por toda vida: "Dou-vos um novo Mandamento: amai-vos uns aos outros. Como Eu vos tenho amado, assim também deveis amar-vos uns aos outros." Jo 13,34
    Para suprimir todo ódio e alcançar o verdadeiro amor salvífico, porém, é absolutamente necessário que busquemos a purificação de nossos pecados, pois, como visto, por isso deu-se o Sacrifício Pascal. São palavras de Nosso Salvador: "Durante a refeição, Jesus tomou o pão, benzeu-O, partiu-O e deu-O aos discípulos, dizendo: 'Tomai e comei, isto é Meu Corpo.' Depois tomou o cálice, rendeu graças e deu-lhO, dizendo: 'Bebei dele todos, porque isto é Meu Sangue, o Sangue da Nova Aliança, derramado por muitos homens para a remissão dos pecados.'" Mt 26,26-29
    A regular participação na Santa Missa, portanto, onde se revive e atualiza-se a imolação do Cordeiro de Deus, é o meio pelo qual se adquire tal condição espiritual, a estatura de Cristo como São Paulo disse, que é a razão de ser da Sua Igreja, a qual é Seu Corpo Místico: "A uns Ele constituiu Apóstolos; a outros, profetas; a outros, evangelistas, pastores, doutores, para o aperfeiçoamento dos cristãos, para o desempenho da tarefa que visa à construção do Corpo de Cristo, até que todos tenhamos chegado à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, até atingirmos o estado de homem feito, a estatura da maturidade de Cristo." Ef 4,11-13
    Jesus, de fato, pediu: "Fazei isto em memória de Mim." Lc 22,19b
    E assegurou a Santa Faustina: "Fica sabendo que, quando mortificas em ti a vontade própria, então Minha vontade reina em ti." (Diário,365)

    "Com Jesus oferecemos, ó Pai, nossa vida!"