terça-feira, 5 de março de 2024

Os Obstáculos à Oração


    A Igreja reconhece quatro grandes empecilhos ao bem rezar:

DISTRAÇÃO

    Jesus ensinou: "Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou odiará a um e amará o outro, ou dedicar-se-á a um e desprezará o outro." Mt 6,24a
    Mais: "Aquele que põe a mão no arado e olha para trás, não é apto para o Reino de Deus." Lc 9,62b
    E apontou como sua causa as mundanas ilusões: "O terreno que recebeu a semente entre os espinhos representa aquele que bem ouviu a Palavra, mas nele os cuidados do mundo e a sedução das riquezas sufocam-na e tornam-na infrutuosa." Mt 13,22
    Devemos reconquistar nosso coração, pois, em geral está tomado por uma vida completamente desvirtuada. Ele reclamava dos judeus: "Como podeis crer, vós que recebeis a glória uns dos outros, e não buscais a Glória que é só de Deus?" Jo 5,44
    Também alertava os Apóstolos: "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação. Pois o espírito está pronto, mas a carne é fraca." Mc 14,38
    São Pedro pedia prontidão: "Cingi, portanto, os rins de vosso espírito, sede sóbrios e colocai toda vossa esperança na Graça que vos será dada no Dia em que Jesus Cristo aparecer." 1 Pd 1,13
    Os seguidores da tradição de São Paulo reclamavam: "Teríamos muita coisa a dizer sobre isso, e coisas bem difíceis de explicar, dada vossa lentidão em compreender... A julgar pelo tempo, já devíeis ser mestres! Contudo, ainda necessitais que vos ensinem os primeiros rudimentos da Palavra de Deus. E tornaste-vos tais, que precisais de leite em vez de sólido alimento!" Hb 5,11-12
    E o próprio São Paulo advertia: "Não quero que sejamos vencidos por Satanás, pois não ignoramos suas maquinações." 2 Cor 2,11
    Pedia exclusividade: "Nenhum soldado pode implicar-se em negócios da vida civil, se quer agradar Àquele que o alistou." 2 Tm 2,4
    Também São Pedro: "Sede sóbrios e vigiai. Vosso adversário, o Demônio, anda ao redor de vós como o leão que ruge, buscando a quem devorar." 1 Pd 5,8
    Foi assim, com malícia e oportunismo, que o inimigo agiu para com Jesus, como vemos logo após as tentações no deserto: "Depois de tê-Lo assim tentado de todos modos, o Demônio apartou-se d'Ele até o oportuno momento." Lc 4,13
    Entretanto, São Tiago Menor assegura: "Mas aquele que com atenção procura meditar a Lei perfeita da liberdade e nela persevera, não como ouvinte que facilmente se esquece, mas como fiel cumpridor do preceito, este será feliz em seu proceder." Tg 1,25

ARIDEZ

    Jesus garantiu aos Apóstolos: "... alegrai-vos porque vossos nomes estão escritos nos Céus." Lc 10,20
    Falta-nos, então, descobrir o sabor e a alegria de rezar: "... Jesus exultou de alegria no Espírito Santo e rezou: 'Pai, Senhor do Céu e da Terra, Eu dou-Te graças...'" Lc 10,21
    Era o que São Pedro pedia: "Como recém-nascidas crianças, com ardor desejai o leite espiritual que vos fará crescer para a Salvação, se é que tendes saboreado quão suave o Senhor é (Sl 33,9)." 1 Pd 2,2-3
    São Paulo exorta: "Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que Lhe agrada e o que é perfeito." Rm 12,2
    Estimula: "Não relaxeis vosso zelo. Sede fervorosos de espírito. Servi ao Senhor." Rm 12,11
    Questiona: "Onde está agora aquele vosso entusiasmo? Não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo colheremos, se não relaxarmos. Por isso, enquanto temos tempo, façamos o bem a todos os homens, mas particularmente aos irmãos na ." Gl 4,15a;6,9-10
    E denuncia o relaxamento da religiosidade que leva à negação da fé, e ao consequente embrutecimento, ambos motivados pela vaidade: "A ira de Deus manifesta-se do alto do Céu contra toda impiedade e perversidade dos homens, que pela injustiça aprisionam a Verdade. Porque, conhecendo a Deus, não O glorificaram como Deus nem Lhe deram graças. Pelo contrário, extraviaram-se em seus vãos pensamentos e obscureceu-se-lhes o insensato coração. Pretendendo-se sábios, tornaram-se estultos." Rm 1,18.21-22
    Ele assim resume a Missão de Jesus: "Veio para ensinar-nos a renunciar à impiedade e às mundanas paixões, e neste mundo viver com toda sobriedade, justiça e piedade, na expectativa de nossa feliz esperança, a gloriosa aparição de Nosso Grande Deus e Salvador, Jesus Cristo, que Se entregou por nós, a fim de resgatar-nos de toda iniquidade, purificar-nos e constituir-nos Seu povo de predileção, zeloso na prática do bem." Tt 2,12-14
    E pede que nos empenhemos na prática da caridade: "... Ele (Deus) salvou-nos, mediante o Batismo da regeneração e renovação, pelo Espírito Santo que em profusão nos foi concedido por meio de Cristo, Nosso Salvador... Certa é esta Doutrina e quero que com constância e firmeza a ensines, para que aqueles que abraçaram a fé em Deus se esforcem por aperfeiçoar-se na prática do bem. Isto é bom e útil aos homens." Tt 3,5b-6.8
    Os seguidores de sua tradição, no mesmo sentido, fazem-nos recordar a própria Paixão de Cristo: "Atentamente considerai, pois, Aquele que tantas contrariedades sofreu dos pecadores, e não vos deixeis abater pelo desânimo." Hb 12,3

PREGUIÇA

    Contra esse mortal pecado, vale a mesma advertência de Jesus contra a distração: "Vigiai e orai, para não cairdes em tentação!" Mc 14,38
    Devemos resistir à negligência e ao pouco-caso: "Propôs-lhes Jesus uma parábola, para mostrar que sempre é necessário rezar sem jamais deixar de fazê-lo." Lc 18,1
    E tornar-nos diligentes em função das próprias exigências do Cristo, por conta de nossos pecados: "Eu repreendo e castigo aqueles que amo. Refaz teu zelo, pois, e arrepende-te." Ap 3,19
    Ele corrigiu Seus discípulos que iam a Emaús, logo numa de Suas primeiras aparições após a Ressurreição: "Jesus disse-lhes: 'Ó gente sem inteligência! Como sois tardos de coração para crerdes em tudo que anunciaram os Profetas!'" Lc 24,25
    São Paulo também foi contundente: "Despertai, como convém, e não pequeis! Porque alguns vivem na total ignorância de Deus. Para vossa vergonha digo-o." 1 Cor 15,34
    Falava de verdadeira dedicação: "Antes é preciso que o lavrador trabalhe com afinco, se quer boa colheita." 2 Tm 2,6
    Advertia da apostasia: "Como não se preocupassem em adquirir o conhecimento de Deus, Ele entregou-os a depravados sentimentos, e daí seu indigno procedimento. São repletos de toda espécie de malícia, perversidade, cobiça, maldade. Cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade. São difamadores, caluniadores, inimigos de Deus, insolentes, soberbos, altivos, inventores de maldades, rebeldes aos pais. São insensatos, desleais, sem coração, sem misericórdia." Rm 1,28-30
    Pedia vigília e Sabedoria: "Vigiai, pois, com cuidado sobre vossa conduta: que ela não seja conduta de insensatos, mas de sábios que ciosamente aproveitam o tempo, pois os dias são maus." Ef 5,15-16
    Que tivéssemos de um dia-a-dia digno de um cristão: "Procurai viver com serenidade, ocupando-vos de vossas próprias coisas e trabalhando com vossas mãos, como temos recomendado. É assim que honrosamente vivereis em presença dos de fora, e a ninguém sereis pesados." 1 Ts 4,11-12
    Exortava à plena caridade espiritual: "Intensificai vossas invocações e súplicas. Orai em toda circunstância, pelo Espírito, no Qual perseverai em intensa vigília de súplica por todos cristãos." Ef 6,18
    E pedia santidade: "Renovai sem cessar o sentimento de vossa alma, e revesti-vos do novo homem, criado à imagem de Deus, em verdadeira justiça e santidade." Ef 4,23-24

POUCA FÉ

    Jesus ensina: "Por isso, digo-vos: tudo que pedirdes na oração, crede que o tendes recebido, e sê-vos-á dado." Mc 11,24
    Prometeu-nos tudo que estivesse em Comunhão com os projetos do Pai: "Tudo que pedirdes com fé na oração, vós alcançá-lo-eis." Mt 21,22
    Apontando para Si mesmo, assim simplificou toda vontade de Deus, cuja essência é nossa Salvação: "A obra de Deus é esta: que creiais n'Aquele que Ele enviou." Jo 6,29b
    Reclamava dos apenas curiosos: "Disse-lhe Jesus: 'Se não virdes milagres e prodígios, não credes...'" Jo 4,48
    Também reclamou de São Tomé, que duvidou de Sua Ressurreição: "Disse-lhe Jesus: 'Creste, porque Me viste. Felizes aqueles que creem sem ter visto!'" Jo 20,29
    E falando sobre as demais realizações espirituais, Ele disse: "Em Verdade, digo-vos: se tiverdes fé do tamanho de um grão de mostarda..." Mt 17,20
    Na presunção, de fato, ou a pessoa julga-se santa ou acha que Deus a salvará exclusivamente por Sua Divina Misericórdia. Mas, além de um dom, a fé é uma conquista, e para tanto devemos pedi-la a Deus: "Os Apóstolos disseram ao Senhor: 'Aumenta-nos a fé!'" Lc 17,5
    Por isso, São Paulo sempre exortava à modéstia, em detrimento de grandes expectativas: "Em virtude da Graça que me foi dada, recomendo a todos e a cada um: não façam de si próprios uma opinião maior do que convém, mas razoavelmente modesto conceito, de acordo com o grau de fé que Deus lhes distribuiu." Rm 12,3
    Assim como exortava ao constante perseverar: "Contudo, seja qual for o grau a que chegamos, o que importa é decididamente prosseguir." Fl 3,16
    E à virtude da fortaleza: "Vigiai! Sede firmes na fé! Sede homens! Sede fortes!" 1 Cor 16,13
    Os de sua tradição fazem lembrar o exemplo dos Santos: "Desejamos, apenas, que ponhais todo empenho em guardar intata vossa esperança até o fim, e que, longe de tornarde-vos negligentes, sejais imitadores daqueles que pela fé e paciência tornam-se herdeiros das promessas." Hb 6,11-12
    E ensinam: "Ora, sem fé é impossível agradar a Deus, pois para achegar-se a Ele primeiro é necessário que se creia que Ele existe, e que recompensa aqueles que O procuram." Hb 11,6
    São João Evangelista não vacila: "E esta é a vitória que vence o mundo: nossa fé." 1 Jo 5,4b
    São Tiago Menor provoca: "Se alguém de vós necessita de Sabedoria, peça-a a Deus, que a todos liberalmente dá, com simplicidade e sem recriminação, e sê-lhe-á dada. Mas peça-a com fé, sem nenhuma vacilação, porque o homem que vacila se assemelha à onda do mar, levantada pelo vento e agitada de um lado para o outro. Não pense tal homem, portanto, que alcançará alguma coisa do Senhor, pois é um irresoluto, inconstante em todo seu proceder." Tg 1,5-8

    Santo Agostinho dizia: "Reza-se como se vive, e vive-se como se reza."


PEDIR A DEUS

    Jesus ensinou-nos a rezar ao Pai com total confiança: "Quem dentre vós dará uma pedra a seu filho, se este lhe pedir pão? E se lhe pedir um peixe, dá-lhe-á uma serpente? Se vós, pois, que sois maus, sabeis dar boas coisas a vossos filhos, quanto mais Vosso Pai Celeste dará boas coisas aos que Lhe pedirem." Mt 7,9-11
    Confiança que dever ser expressa por atitudes: "Respondeu-lhes Jesus: 'Em Verdade, declaro-vos que, se tiverdes fé e não hesitardes, não só fareis o que foi feito a esta figueira, mas ainda se disserdes a esta montanha: 'Levanta-te daí e atira-te ao mar', isso se fará..." Mt 21,21
    Claro, Ele fala de pedidos que estejam em conformidade com a Sã Doutrina: "Se permanecerdes em Mim, e Minhas Palavras permanecerem em vós, pedireis tudo que quiserdes e sê-vos-á feito." Jo 15,7
    E até reclamou de Seus seguidores: "Por que Me chamais: 'Senhor, Senhor...' e não fazeis o que digo?" Lc 6,46
    São João Evangelista explicou: "A confiança que n'Ele depositamos é esta: em tudo quanto Lhe pedirmos, se for conforme Sua vontade, Ele atendê-nos-á. E se sabemos que Ele nos atende em tudo quanto Lhe pedirmos, daí sabemos que já recebemos o que pedimos." 1 Jo 5,14-15
    Referia-se, portanto, a pedidos de quem está em dia com os Sacramentos: "Caríssimos, se nossa consciência nada nos censura, temos confiança diante de Deus, e tudo que Lhe pedirmos, receberemos d'Ele porque guardamos Seus Mandamentos e fazemos o que é agradável a Seus olhos." 1 Jo 3,21-22
    Aliás, ao discorrer sobre o Batismo, São Pedro diz o que realmente devemos pedir: "Esta água prefigurava o Batismo de agora, que também salva a vós, não pela purificação das impurezas do corpo, mas pela que consiste em pedir a Deus uma boa consciência, pela Ressurreição de Jesus Cristo." 1 Pd 3,21
    Jesus contou uma parábola sobre perseverar nas orações: "'Em certa cidade, havia um juiz que não temia a Deus nem respeitava pessoa alguma. Na mesma cidade vivia uma viúva que com frequência vinha à sua presença para dizer-lhe: 'Faze-me justiça contra meu adversário.' Ele, porém, por muito tempo não o quis. Por fim, refletiu consigo: 'Eu não temo a Deus nem respeito os homens. Todavia, porque esta viúva me importuna, fá-lhe-ei justiça, senão ela não cessará de molestar-me.' Prosseguiu o Senhor: 'Ouvis o que diz este injusto juiz? Por acaso não fará Deus justiça a Seus escolhidos, que dia e noite estão clamando por Ele? Porventura tardará em socorrê-los? Digo-vos que em breve lhes fará justiça.'" Lc 18,2-8a
    Criticou, porém, quem pensa que será atendido apenas pela quantidade de orações, e não pelo que se pede ou pelo fervor com que se pede: "Em vossas orações, não useis de vãs repetições como fazem os pagãos, julgando que serão ouvidos por muito falarem. Não os imiteis, porque Vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes que vós Lho peçais." Mt 6,7-8
    Isso nada tem a ver, é claro, com as justas, votivas e ardorosas repetições, das quais Ele mesmo usou no Horto das Oliveiras: "Deixou-os e foi orar pela terceira vez, dizendo as mesmas palavras." Mt 26,44
    Sobre o que pedir, o Profeta Baruc já havia percebido uma grande dádiva de Deus, que mais que momentâneas benesses permite conhecer a Revelação: "É Ele Nosso Deus, a Ele nenhum outro se compara. Conhece a fundo os caminhos que conduzem à Sabedoria, galardoando com ela Jacó, Seu servo, e Israel, Seu favorecido. Foi então que ela apareceu sobre a terra, onde permanece entre os homens." Br 3,36-38
    E São Paulo explicou a razão de ser desta Graça, que faz lembrar o Sacrifício da Cruz: "... não cessamos de orar por vós e pedir a Deus, para que vos conceda pleno conhecimento de Sua vontade, perfeita Sabedoria e penetração espiritual. Para que vos comporteis de maneira digna do Senhor, procurando agradar-Lhe em tudo, frutificando em toda boa obra e crescendo no conhecimento de Deus. Para que, em tudo confortados por Seu glorioso poder, tenhais a paciência de tudo suportar com longanimidade." Cl 1,9b-11
    Porque nem tudo, mesmo que justo, será concedido. Isso se dá em função dos mais elevados planos de Deus, que também preveem difíceis tempos, como o terceiro dos anjos que anunciam o Juízo recomenda: "Eis o momento para apelar para a paciência dos Santos, dos fiéis, aos Mandamentos de Deus e à fé em Jesus." Ap 14,12
    São Tiago Menor, ademais, duramente critica a insensatez da indolência e certos 'pedidos': "Não obtendes, porque não pedis. Pedis e não recebeis, porque pedis mal, com o fim de satisfazerdes vossas paixões." Tg 4,2b-33
    São Pedro também pediu aos maridos pelas esposas: "Tratai-as com todo respeito para que vossas orações não fiquem sem resposta." 1 Pd 3,7b
    Com efeito, São Mateus retratou semelhantes situações em seu Evangelho: "Os fariseus e os saduceus achegaram-se a Jesus para submetê-Lo à prova e pediram-Lhe que lhes mostrasse um milagre do Céu. 'Essa perversa e adúltera geração pede um milagre! Mas não lhe será dado outro sinal senão o de Jonas!' Depois, deixando-os, partiu." Mt 16,1.4b
    

PEDIR A DEUS NA IGREJA

    Valorizando Seu principal instrumento de Salvação, isto é, Seu Reino de Sacerdotes, em especial Jesus confirma as orações feitas através da Igreja, pois sentenciou a quem não se arrepende de seus pecados: "E se também recusar ouvir a Igreja, seja ele para ti como um pagão e um publicano. Em Verdade, digo-vos: tudo que ligardes sobre a terra será ligado no Céu, e tudo que desligardes sobre a terra também será desligado no Céu. Digo-vos ainda isto: se dois de vós se unirem sobre a terra para pedir, seja o que for, consegui-lo-ão de Meu Pai que está nos Céus." Mt 18,17b-19
    Em seguida, porém, deixou claro que os fiéis realmente devem estar unidos em Seu Nome, ou seja, em conformidade com Seus Mandamentos: "Porque onde dois ou três estão reunidos em Meu Nome, aí estou Eu no meio deles." Mt 18,20
    Como essência do novo culto, Ele determinou que celebrássemos o Sacrifício Pascal: "Tomou em seguida o pão, e depois de ter dado graças, partiu-O e deu-lhO, dizendo: 'Isto é Meu Corpo, que é dado por vós. Fazei isto em memória de Mim.' Do mesmo modo tomou o cálice, depois de cear, dizendo: 'Este cálice é a Nova Aliança em Meu Sangue, que é derramado por vós.'" Lc 22,19-20
    A Santa Missa, portanto, remonta o período logo após o Pentecostes: "Eles perseveravam na Doutrina dos Apóstolos, na reunião em comum, na fração do Pão e nas orações." At 2,42
    E a Igreja é o refúgio que São Paulo indica ao jovem São Timóteo: "Foge das paixões da mocidade, busca com empenho a justiça, a fé, a caridade, a Paz, em companhia daqueles que invocam o Senhor com pureza de coração." 2 Tm 2,22
    Pois só em Comunhão somos verdadeiramente purificados, como o Amado Discípulo diz: "Se, porém, andamos na Luz como Ele mesmo está na Luz, temos comunhão uns com os outros, e o Sangue de Jesus Cristo, Seu Filho, purifica-nos de todo pecado." 1 Jo 1,7
    Essa fortaleza já havia sido percebida pelo Eclesiástico: "Anda em companhia do povo santo, com aqueles que vivem e proclamam a Glória de Deus." Eclo 17,25
    Assim como pelo salmista, que canta: "Ó Deus, relembremos Vossa Misericórdia no interior de Vosso Templo." Sl 47,10
    Por isso, a igreja local deve ser amada: "Senhor, amo a habitação de Vossa Casa, e o tabernáculo onde reside Vossa Glória." Sl 25,8
    Ela é fonte de santidade: "Feliz aquele que Vós escolheis, e chamais para habitar em Vossos átrios. Possamos nós ser saciados dos bens de Vossa Casa, da santidade de Vosso Templo." Sl 64,5
    De perene santidade: "Vossas promessas são sempre dignas de fé, Senhor, e Vossa Casa é santa na duração dos séculos." Sl 92,5
    É lugar de agradecimento, de santificação das ofertas: "É, pois, com holocaustos que entrarei em Vossa Casa. Pagarei os votos que fiz para Convosco, votos proferidos pelos meus lábios quando me encontrava na tribulação." Sl 65,13-14
    E lugar de contrição: "Mas eu, graças à Vossa grande bondade, entrarei em Vossa Casa. Prostrar-me-ei em Vosso Santuário, com o respeito que Vos é devido, Senhor." Sl 5,8
    Pois Nosso Senhor prega a humildade como a verdadeira postura de um fiel: "Jesus disse-lhes ainda esta parábola a respeito de alguns que se vangloriavam como se fossem justos, e desprezavam os outros: 'Subiram dois homens ao Templo para orar. Um era fariseu, o outro, publicano. O fariseu, em pé, orava em seu interior desta forma: 'Graças dou-Te, ó Deus, que não sou como os demais homens: ladrões, injustos e adúlteros. Nem como o publicano que está ali. Jejuo duas vezes por semana e pago o dízimo de todos meus lucros.' O publicano, porém, mantendo-se à distância, sequer ousava levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: 'Ó Deus, tem piedade de mim, que sou pecador!' Digo-vos: este voltou para casa justificado, e não o outro. Pois todo aquele que se exaltar, será humilhado, e quem se humilhar será exaltado." Lc 18,9-14
    Condenou, por isso, quem faz orações pessoais em públicos lugares, ou mesmo sagrados, por exibicionismo: "Quando orardes, não façais como os hipócritas, que gostam de orar de pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em Verdade, digo-vos: já receberam sua recompensa. Quando orares, entra em teu quarto, fecha a porta e ora a Teu Pai em segredo. E Teu Pai, que vê num lugar oculto, recompensá-te-á." Mt 6,5-6
    Ele pedia que nos antecipássemos em buscar a Paz com nossos irmãos, zelando por uma veraz Comunhão espiritual: "Se estás, portanto, para fazer tua oferta diante do altar e lembrares que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa lá tua oferta diante do altar e primeiro vai reconciliar-te com teu irmão. Só então vem fazer tua oferta." Mt 5,23-24
    E afirmou que é pela perseverança que recebemos o Espírito de Deus: "Eu digo-vos: pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo aquele que pede, recebe; aquele que procura, acha; e ao que bater, abrir-se-lhe-á. ... Vosso Pai Celestial dará o Espírito Santo aos que LhO pedirem." Lc 11,9-10.13
    Essa, mais uma vez, é uma dádiva exclusivamente concedida à Igreja: "É o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber porque não O vê nem O conhece. Mas vós conhecê-Lo-eis, porque convosco permanecerá e em vós estará." Jo 14,17
    São Pedro atestou perante o Sinédrio, após ter sido preso com os demais Apóstolos: "... o Espírito Santo, que Deus deu a todos aqueles que Lhe obedecem." At 5,32b
    Era de Deus mesmo, pois, que Jesus falava quando pela primeira vez prometeu Água Viva: "Chegou, pois, a uma localidade da Samaria, chamada Sicar, junto às terras que Jacó dera a seu filho José. Ali havia o poço de Jacó. E Jesus, fatigado da viagem, sentou-Se à beira do poço. Era por volta do meio-dia. Veio uma mulher da Samaria tirar água. Pediu-lhe Jesus: 'Dá-Me de beber.' (Pois os discípulos tinham ido à cidade comprar mantimentos.) Aquela samaritana disse-Lhe: 'Sendo Tu judeu, como pedes de beber a mim, que sou samaritana?...' (Pois os judeus não se comunicavam com os samaritanos.) Respondeu-lhe Jesus: 'Se conhecesses o dom de Deus, e Quem é que te diz: Dá-Me de beber, certamente pedir-Lhe-ias tu mesma e Ele dá-te-ia uma Água Viva.'" Jo 4,5-10
    No episódio da Festa das Tendas, isso vai ficar ainda mais claro: "No último dia, que é o principal dia de festa, Jesus estava de pé e clamava: 'Se alguém tiver sede, venha a Mim e beba. Quem crê em Mim, como diz a Escritura: De seu interior manarão rios de Água Viva (Zc 14,8; Is 58,11).' Dizia isso referindo-Se ao Espírito que haviam de receber os que n'Ele cressem, pois ainda não fora dado o Espírito, visto que Jesus ainda não tinha sido glorificado." Jo 7,37-39
    E São Paulo apontou uma de Suas atribuições, exatamente através das orações: "Outrossim, o Espírito vem em auxílio à nossa fraqueza. Porque não sabemos o que devemos pedir, nem orar como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com inefáveis gemidos." Rm 8,26
    Disse do próprio Pai: "Àquele que, pela virtude que em nós opera, pode fazer infinitamente mais que tudo quanto pedimos ou entendemos..." Ef 3,20
    Ou da intercessão do Cristo: "Cristo Jesus, que morreu, ou melhor, que ressuscitou, que está à mão direita de Deus, é Quem intercede por nós!" Rm 8,34b
    Porque, graças a Seu Sacrifício, por Ele temos a perfeita reconciliação com o Pai, alcançamos Sua Glória: "Ainda mais: nós gloriamo-nos em Deus por Nosso Senhor Jesus Cristo, por Quem desde agora temos recebido a reconciliação!" Rm 5,11
    De fato, para a perfeita Unidade da Igreja, ou seja, a Comunhão dos Santos, Ele derramou Sua Glória sobre os Apóstolos, como rezou ao Pai: "Dei-lhes a Glória que Me deste, para que sejam Um, como Nós somos Um: Eu neles e Tu em Mim. Para que sejam perfeitos na Unidade e o mundo reconheça que Me enviaste e os amaste, como amaste a Mim." Jo 1,22-23
    E é exclusivamente para a edificação da Igreja que se empregam os dons do Espírito Santo. É o que São Paulo ensina aos coríntios: "Assim, uma vez que aspirais aos dons espirituais, procurai tê-los em abundância para edificação da Igreja. Por isso, quem fala em línguas, peça na oração o dom de as interpretar." 1 Cor 14,12-13
    Pois explicando as vocações, Jesus garantiu: "Não fostes vós que Me escolhestes, mas Eu escolhi-vos e constituí-vos para que vades e produzais fruto, e vosso fruto permaneça. Eu assim vos constituí, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em Meu Nome, Ele vos conceda." Jo 15,16
    E, sem dúvida, Deus é plenamente glorificado pela manifestação de Jesus: "E tudo que pedirdes ao Pai em Meu Nome, fá-vos-ei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Qualquer coisa que Me pedirdes em Meu Nome, fá-vos-ei." Jo 14,13-14
    Santa Marta já havia percebido tal eficácia, e declarou-a após a morte de São Lázaro: "Marta disse a Jesus: 'Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido! Mas também sei que tudo que agora pedires a Deus, Ele concedê-Te-á.'" Jo 11,21,22
    Para formar tal convicção, Jesus avisou que no Dia de Sua Ressurreição os Apóstolos perceberiam a Comunhão dos Santos, e que Ele e o Pai são Um: "Naquele dia conhecereis que estou em Meu Pai, vós em Mim e Eu em vós. Naquele dia não mais Me perguntareis coisa alguma. Em Verdade, em Verdade, digo-vos: o que pedirdes ao Pai em Meu Nome, Ele dá-vos-á. Até agora nada pedistes em Meu Nome. Pedi e recebereis, para que vossa alegria seja perfeita. Naquele dia pedireis em Meu Nome, e já não digo que rogarei ao Pai por vós. Pois o Pai mesmo vos ama, porque vós Me amastes e crestes que saí de Deus." Jo 14,20;16,23-24.26-27
    Por isso, São Pedro garante aos fiéis: "O divino poder deu-nos tudo que contribui para a Vida e a piedade, fazendo-nos conhecer Aquele que nos chamou por Sua Glória e Sua virtude. Por elas temos entrado na posse das maiores e mais preciosas promessas, a fim de tornar-vos por este meio participantes da natureza divina, subtraindo-vos à corrupção que a concupiscência gerou no mundo." 2 Pd 1,3-4

    "Confirmai na caridade Vosso povo!"