terça-feira, 18 de julho de 2023

O Céu


    Do que ouvimos falar do Céu, espontaneamente e por comparações buscamos imaginar como ele é. Mas o que a Bíblia nos diz? Para começar, São Paulo cita o Profeta Isaías para dizer que simplesmente estamos diante do inconcebível: "É como está escrito: 'Coisas que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou (Is 64,4)', tais são os bens que Deus tem preparado para aqueles que O amam." 1 Cor 2,9
    E ele mesmo dizia desse invisível projeto: "Porque não miramos as coisas que se vêem, mas sim as que não se vêem. Pois as coisas que se vêem são temporais e as que não se vêem são eternas." 2 Cor 4,17b
    Ora, Jesus fez várias e frequentes menções ao Reino de Deus. Então, o que temos de fato?
    A definitiva e celestial morada, que o Pai amorosamente nos oferece, foi revelada a São João Evangelista: "Vi, então, um novo céu e uma nova Terra... Eu vi descer do Céu, de junto de Deus, a Cidade Santa, a Nova Jerusalém... Eis aqui o Tabernáculo de Deus com os homens. Habitará com eles e serão Seu povo, e Deus mesmo estará com eles." Ap 21,1a.2a.3b
    Antes disso, porém, ele teve grandiosas visões, como a do próprio Jesus em Sua condição divina: "Num domingo, fui arrebatado em êxtase, e por trás de mim ouvi uma forte voz como de trombeta, que dizia: 'O que vês, escreve-o num livro...' Voltei-me para saber que voz falava comigo. Tendo-me voltado, vi sete candelabros de ouro e, no meio dos candelabros, alguém semelhante ao Filho do Homem, vestindo longa túnica até os pés, cingido o peito por um cinto de ouro. Tinha Ele cabeça e cabelos brancos como lã cor de neve. Seus olhos eram como chamas de fogo. Seus pés pareciam-se ao fino bronze incandescido na fornalha. Sua voz era como o ruído de muitas águas. Segurava na Mão direita sete estrelas. De Sua boca saía uma afiada espada, de dois gumes. Seu rosto assemelhava-se ao sol, quando brilha com toda força. Ao vê-Lo, caí como morto a Seus pés. Ele, porém, pôs sobre mim Sua Mão direita e disse: 'Não temas! EU SOU o Primeiro e o Último, e Aquele que vive. Pois estive morto, e eis-Me de novo vivo pelos séculos dos séculos. Tenho as chaves da morte e da região dos mortos.'"Ap 1,10-11a.12-18
    São João ainda viu uma infinitude de anjos, que reverenciavam o Salvador: "Em minha visão também ouvi, ao redor do trono, dos Seres e dos Anciãos, a voz de muitos anjos, em número de miríades de miríades, e de milhares de milhares, bradando em alta voz: 'Digno é o Cordeiro Imolado de receber o poder, a riqueza, a Sabedoria, a força, a Glória, a honra e o louvor.'" Ap 5,11-12
    Assim como viu incontáveis Santos: "Depois disso, vi uma grande multidão que ninguém podia contar, de toda nação, tribo, povo e língua. Conservavam-se em pé diante do trono e diante do Cordeiro, de brancas vestes e palmas na mão, e bradavam em alta voz: 'A Salvação é obra de Nosso Deus, que está assentado no trono, e do Cordeiro.' E todos anjos estavam ao redor do trono, dos Anciãos e dos quatro Seres. Prostravam-se de face em terra diante do trono e adoravam a Deus, dizendo: 'Amém, louvor, Glória, Sabedoria, ação de graças, honra, poder e força ao Nosso Deus pelos séculos dos séculos! Amém.'" Ap 15,9-12
    Ouviu a intercessão dos Santos Mártires, mas foi informado que outros tantos ainda haveriam de ser sacrificados: "Quando abriu o quinto selo, debaixo do altar vi as almas dos homens imolados por causa da Palavra de Deus, e por causa do testemunho de que eram depositários. E clamavam em alta voz, dizendo: 'Até quando Tu, que és o Senhor, o Santo, o Verdadeiro, ficarás sem fazer justiça e sem vingar nosso sangue contra os habitantes da terra?' Então foi dada a cada um deles uma branca veste, e foi-lhes dito que aguardassem ainda um pouco, até que se completasse o número dos companheiros de serviço e irmãos que com eles estavam para ser mortos." Ap 6,9-11
    Porque antes da Ressurreição da Carne, ou seja, antes do Juízo Final, que são os tempos que vivemos, lá os Santos estão apenas enquanto almas: "Também vi tronos, sobre os quais se assentaram aqueles que receberam o poder de julgar: eram as almas dos que foram decapitados por causa do testemunho de Jesus e da Palavra de Deus, e todos aqueles que não tinham adorado a Fera ou sua imagem, que não tinham recebido seu sinal na fronte nem nas mãos. Eles viveram uma Nova Vida, e com Cristo viveram por mil anos. Os outros mortos não tornaram à vida até que se completassem os mil anos. Esta é a primeira ressurreição. Feliz e Santo é aquele que toma parte na primeira ressurreição! Sobre eles a segunda morte não tem poder, mas serão Sacerdotes de Deus e de Cristo: com Ele reinarão durante os mil anos. Depois de completarem-se mil anos, Satanás será solto da prisão." Ap 20,4-7
    Ora, o livro da Sabedoria já afirmava: "Mas as almas dos justos estão na mão de Deus, e nenhum tormento os tocará. Aparentemente estão mortos, aos olhos dos insensatos. Seu desenlace é julgado como uma desgraça, e sua morte como uma destruição, quando na verdade estão na Paz! Se aos olhos dos homens suportaram uma correção, a esperança deles era portadora de imortalidade, e por terem sofrido um pouco receberão grandes bens, porque Deus, que os provou, achou-os dignos de Si. Ele provou-os como ouro na fornalha, e acolheu-os como holocausto." Sb 3,1-6
    E essa é a atual realidade desde a chegada de Jesus aos Céus, como São João Evangelista afirma: "Eu ouvi uma voz do Céu, que dizia: 'Escreve: Felizes os mortos que doravante morrem no Senhor. Sim', diz o Espírito, 'descansem de seus trabalhos, pois suas obras os seguem.'" Ap 14,13
    Enfim, ele viu a preparação para os tempos finais: "Eu vi no Céu outro grande e maravilhoso sinal: havia sete anjos prontos com sete pragas. Estas eram as últimas pragas, pois com elas o furor de Deus ficará consumado. Também vi como que um mar de vidro misturado com fogo. Sobre esse mar, estavam de pé todos aqueles que venceram a Besta, a imagem dela e o número do nome da Besta. Os vencedores seguravam as harpas de Deus e entoavam o cântico de Moisés, o servo de Deus, e o cântico do Cordeiro: 'Grandes e maravilhosas são Tuas obras, Senhor Deus Todo-poderoso! Teus caminhos são justos e verdadeiros, Rei das nações!'" Ap 15,1-3
    Na definitiva morada, porém, não se verá nenhum tipo de sofrimento, pois o Próprio Deus... "Enxugará toda lágrima de seus olhos e já não haverá morte, nem luto, nem grito, nem dor, porque passou a primeira condição." Ap 21,4
    A própria condição física da carne após a Ressurreição, ou seja, dos corpos incorruptíveis, será outra: "Já não terão fome, nem sede, nem o sol ou calor algum os abrasará, porque o Cordeiro, que está no meio do trono, será Seu Pastor e levá-los-á às fontes de Águas Vivas..." Ap 7,15b-16a
    Por isso, São Pedro suspirava: "Nós, porém, segundo Sua promessa, aguardamos novos Céus e uma nova Terra, nos quais a habitará justiça." 2 Pd 3,13
    Segundo o próprio Jesus, no entanto, o Céu não está fisicamente distantes de nós, em algum confim do Universo como se imagina. Ao contrário: está à nossa volta, e o que dele nos distancia é tão somente o pecado. A um escriba, que no amor a Deus via a verdadeira Salvação, Ele disse: "Não estás longe do Reino de Deus." Mc 12,34
    Não por acaso, foram nestes termos Sua primeiras pregações: "Desde então, Jesus começou a pregar: 'Fazei penitência, pois o Reino dos Céus está próximo.'" Mt 4,17
    Ele já havia prometido aos primeiros Apóstolos a realização do sonho de Jacó, uma escada entre o Céu e a terra, logo após Seu Batismo por São João: "E ajuntou: 'Em Verdade, em Verdade, digo-vos: vereis o Céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem.'" Jo 1,51
    A Vinda do Cristo, portanto, já representou a efetiva abertura a essa outra 'dimensão', ou seja, o estabelecimento na Terra, ainda que invisível, do Reino Celestial. Ele mesmo noticiou: "Mas se expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente é chegado a vós o Reino dos Céus." Lc 11,20
    Ora, Ele avisou que essa 'outra' realidade é sutil: "O Reino de Deus não virá de um ostensivo modo. Nem se dirá: 'Ei-lo aqui.' Ou: 'Ei-lo ali.' Pois o Reino de Deus já está no meio de vós." Lc 17,20-21
    Também disse: "Deus é espírito..." Jo 4,24
    E assim acontece com Sua própria presença na Igreja, como Ele prometeu: "Porque onde dois ou três estão reunidos em Meu Nome, aí estou Eu no meio deles." Mt 18,20
    Bem como a presença do Espírito Santo: "É o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não O vê nem O conhece. Mas vós conhecê-Lo-eis, porque convosco permanecerá e em vós estará." Jo 14,17
    E assim também a presença do Pai. Todos pela Onipresença da Santíssima Trindade: "Respondeu-lhe Jesus: 'Se alguém Me ama, guardará Minha Palavra e Meu Pai amá-lo-á. E Nós viremos a ele e nele faremos Nossa morada." Jo 14,23
    Por isso, os seguidores da tradição de São Paulo agem como participantes desse Reino, na certeza de já estarmos vivendo essa irreversível realidade: "Já que recebemos um inabalável Reino, conservemos bem essa Graça." Hb 12,28
    E exortam a seguirmos ouvindo Jesus com naturalidade, agora como antes, pois dos Céus Ele continua falando à Sua Igreja: "Guardai-vos, pois, de recusar ouvir Aquele que fala. Porque, se não escaparam do castigo aqueles que d'Ele se desviaram, quando lhes falava na terra, muito menos escaparemos nós se O repelirmos quando nos fala desde o Céu." Hb 12,25
    De fato, isso dá-se tal qual Ele prometeu pouco antes de Sua Ascensão: "Ensinai-as (nações) a observar tudo que vos prescrevi. Eis que convosco estou todos dias, até o fim do mundo." Mt 28,20
    Sem dúvida, como Jesus demonstrou ter na Mão direita as 'sete igrejas', São João registrou sete vezes no Livro do Apocalipse esta frase dita por Ele: "Quem tiver ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas..." Ap 2,7
    Pois é o Espírito Santo que arremata a Revelação e conduz a Igreja, como o próprio Jesus afirmou: "Muitas coisas ainda tenho a dizer-vos, mas agora não podeis suportá-las. Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ensiná-vos-á toda a Verdade. Porque não falará por Si mesmo, mas dirá o que ouvir e anunciá-vos-á as coisas que virão." Jo 16,12-13
    São Paulo, pois, manifestava esse constante contato com o Céu, ao falar dos Sacerdotes da Igreja: "Estamos a descoberto aos olhos de Deus, e espero que também o estejamos ante vossas consciências." 2 Cor 5,11b
    Aliás, condição de todo cristão: "Consequentemente, já não sois hóspedes nem peregrinos, mas sois concidadãos dos Santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos Apóstolos e Profetas, tendo por pedra angular o próprio Cristo Jesus." Ef 2,19-20
    No mesmo sentido, porém, ele avisa da presença e proximidade de poderosas forças do Mal, que conosco 'aqui' concorrem, nesse mesmo 'espaço': "Pois não é contra homens de carne e sangue que temos de lutar, mas contra os principados e potestades, contra os príncipes deste tenebroso mundo, contra as forças espirituais do Mal espalhadas nos ares." Ef 6,12
    Com efeito, ao falar de tudo que foi criado por Deus, ou seja, de Jesus como modelo e medida de todas coisas, inclusive das 'forças' que se rebelaram contra o Criador, o Último Apóstolo, após citar a inanimada matéria que compõe o Universo, só acrescenta os seres visíveis e invisíveis: "N'Ele foram criadas todas coisas nos Céus e na terra, as criaturas visíveis e as invisíveis." Cl 1,16a
    E não somente a , segundo ele, mas também a razão permite-nos vislumbrar essa 'dimensão' além do alcance dos olhos: "Desde a Criação do mundo, as invisíveis perfeições de Deus, Seu sempiterno poder e divindade tornam-se visíveis à inteligência, por Suas obras..." Rm 1,20a
    Na verdade, os Céus apenas ainda não foram plenamente apresentados aos que se encontram neste mundo. São Paulo partilha o que lhe foi inspirado quanto à Vida Eterna: "Tenho para mim que os sofrimentos da presente vida não têm proporção alguma com a futura Glória, que deve ser-nos manifestada." Rm 8,18
    De fato, como Deus já havia prometido, essa será uma completa renovação, propriamente a 'Recriação': "Eis que Eu renovo todas coisas." Ap 21,5
    É quando conheceremos a perfeição em sua totalidade, como São Pedro disse: "... uma herança incorruptível, incontaminável e imarcescível, reservada para vós nos Céus..." 1 Pd 1,4
    Essa renovação começou com a ostensiva vinda do Espírito Santo, no Pentecostes, no momento da fundação da Igreja, que é um pedaço do Céu entre nós. O salmista previu: "Se enviais, porém, Vosso Espírito, eles revivem e renovais a face da terra." Sl 103,30
    Notemos, entretanto, que não será tudo absolutamente novo, mas renovado. Essa é a importância da Criação, da atual vida, da qual a Nova Vida será uma continuidade. Com efeito, aqui já temos muitas divinas coisas, em estado de perfeição. Portanto, como Jesus disse, teremos no Céu coisas 'novas e velhas': "Por isso, todo escriba instruído nas coisas do Reino dos Céus é comparado a um pai de família, que de seu tesouro tira coisas novas e velhas." Mt 13,52
    Mas mesmo em Comunhão com Deus, nosso corpo passará por uma grande transformação para entrar na Nova Pátria, como São Paulo afirmou: "Nós, porém, somos cidadãos dos Céus. É de lá que ansiosamente esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará nosso mísero corpo, tornando-o semelhante a Seu Corpo Glorioso..." Fl 3,20-21
    E ele aponta a mortificação da carne como inalienável caminho para essa transformação e Vida: "Se fomos feitos o mesmo ser com Ele, por uma morte semelhante à Sua, sê-lo-emos igualmente por uma comum Ressurreição. Ora, se com Cristo morremos, cremos que com Ele também viveremos..." Rm 6,5.8
    São João Evangelista também fala dessa transformação, e de uma relação de 'iguais' entre nós e Deus. É quando, uma vez que foi mantida a imagem, voltaremos a ter Sua semelhança, que perdemos pelo pecado: "Caríssimos, desde agora somos filhos de Deus, mas ainda não se manifestou o que havemos de ser. Sabemos que, quando isto se manifestar, seremos semelhantes a Deus, porquanto O veremos como Ele é." 1 Jo 3,2
    No mesmo sentido, São Paulo exorta: "Vós despiste-vos do velho homem com seus vícios, e revestiste-vos do novo, que constantemente vai restaurando-se à imagem d'Aquele que o criou, até atingir o perfeito conhecimento." Cl 3,9b-10
    Ele assim 'explicou' essa transformação: "Quando este corruptível corpo estiver revestido da incorruptibilidade, ou seja, quando este mortal corpo estiver revestido da imortalidade, então se cumprirá a Palavra da Escritura: 'A morte foi tragada pela vitória' (Is 25,8). 'Onde está, ó morte, tua vitória? Onde está, ó morte, teu aguilhão (Os 13,14)?'" 1 Cor 15,54-55
    E assim como São João Evangelista, ele falou da Beatífica Visão, do conhecimento e da intimidade que teremos com Deus: "Hoje vemos como por um espelho, confusamente, mas então veremos face a face. Hoje conheço em parte, mas então conhecerei totalmente, como eu sou conhecido." 1 Cor 13,12
    Mas, traçando um paralelo entre Adão e Jesus, ele alertou que tal tarefa começa ainda neste mundo: "O primeiro homem, tirado da terra, é terreno; o Segundo veio do Céu. Qual o homem terreno, tais os homens terrenos; e qual o Homem Celestial, tais os homens celestiais. Assim como em nós reproduzimos as feições do homem terreno, precisamos reproduzir as feições do Homem Celestial." 1 Cor 15,47-49


O CORPO GLORIOSO

    Tal qual a visão que São João teve de Jesus nos Céus, esse corpo glorioso, que Deus nos oferece, foi apresentado pelo próprio Cristo bem antes de Sua morte, quando Se transfigurou no Monte Tabor. Os relatos são de um radiante corpo: "... transfigurou-Se diante deles. Suas vestes tornaram-se resplandecentes, e de uma tal brancura que nenhum lavadeiro sobre a terra pode fazê-las assim tão brancas." Mc 9,3
    O Profeta Daniel já sentenciara: "Os que tiverem sido inteligentes fulgirão como o brilho do firmamento, e os que muitos tiverem introduzido nos caminhos da justiça luzirão como as estrelas, com um perpétuo resplendor." Dn 12,3
    Foi exatamente isso que aconteceu com o corpo de Nossa Senhora, ao chegar ao Céu. São João Evangelista narrou esse evento: "Em seguida, apareceu um grande sinal no Céu: uma Mulher revestida do sol, tendo a lua debaixo de seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas." Ap 12,1
    Algo parecido já havia ocorrido a Moisés, mas não de corpo inteiro, como à Nossa Mãe. Nele a transfiguração foi apenas em seu rosto: "Moisés desceu do monte Sinai, tendo nas mãos as duas Tábuas da Lei. Descendo do monte, Moisés não sabia que a pele de seu rosto se tornara brilhante, durante sua conversa com o Senhor. E, tendo-o visto Aarão e todos israelitas, notaram que a pele de seu rosto se tornara brilhante e não ousaram dele aproximar-se." Ex 34,29-30
    E acontecerá, como a ostensiva Vinda do Reino, primeiro aos Santos: "Quando for dado o sinal, à voz do Arcanjo e ao som da trombeta de Deus, o mesmo Senhor descerá do Céu e os que morreram em Cristo ressurgirão primeiro." 1 Ts 4,16
    Em corpo glorioso, pois, Jesus materializava-Se em qualquer lugar, 'atravessando paredes': "Estando trancadas as portas, veio Jesus, pôs-Se no meio deles e disse: 'A Paz esteja convosco!'" Jo 20,26
    Referindo-Se aos próprios Céus, Ele prometeu esse livre trânsito aos Santos: "EU SOU a Porta! Se alguém entrar por Mim será salvo. Tanto entrará como sairá..." Jo 10,9a
    Assim como prometeu a transformação física: "Então, no Reino de Seu Pai, os justos resplandecerão como o sol." Mt 13,43
    E apontou a Si mesmo como fonte de toda resplandecência: "EU SOU a Luz do mundo! Aquele que Me segue não andará em trevas, mas terá a Luz da Vida." Jo 8,12
    Aliás, como o Pai, que será a própria Luz da Jerusalém celestial: "Já não haverá noite, nem se precisará da luz de lâmpada ou do sol, porque o Senhor Deus a iluminará..." Ap 22,5
    Afirmativamente, todas essas promessas remetem-nos à Vida Eterna, como Jesus disse: "Eu vim para que as ovelhas tenham Vida, e para que a tenham em abundância." Jo 10,10
    Vida Eterna que já começa nessa vida, segundo São João Batista: "Aquele que crê no Filho tem a Vida Eterna. Quem não crê no Filho não verá a Vida, mas sobre ele pesa a ira de Deus." Jo 3,36
    Vida de esplendor, segundo São Paulo: "... Glória, honra e Paz a todo aquele que pratica o bem..." Rm 2,10
    Por isso, Jesus anunciou a verdadeira Vida: "EU SOU a Ressurreição e a Vida." Jo 11,25
    E assim cumpriu Sua Missão, como São Paulo disse a São Timóteo: "... suscitou a Vida e a imortalidade pelo Evangelho... " 2 Tm 1,10
    Jesus também comparou o Céu a uma grande festa: "O Reino dos Céus é comparado a um rei que celebrava as bodas de seu filho." Mt 22,2
    E prometeu-nos um banquete: "Em Verdade, digo-vos: já não beberei do fruto da videira, até aquele dia em que o beberei de novo no Reino de Deus." Mc 14,25
    Aliás, um grandioso banquete como festa de casamento, segundo o anjo que falava a São João Evangelista: "Felizes os convidados para a ceia das núpcias do Cordeiro." Ap 19,9
    Ora, Jesus havia dito abertamente para que veio: "... para que vossa alegria seja perfeita." Jo 16,24
    E expressamente pediu ao Pai pela Igreja: "... para que eles tenham a plenitude de Minha alegria." Jo 17,13
    Mais propriamente, afirmou que teríamos uma vida de angelical pureza: "Na Ressurreição dos mortos, os homens não tomarão mulheres, nem as mulheres, maridos, mas serão como os anjos nos Céus." Mc 12,25


FRUTOS DO REINO DOS CÉUS

    Para tanto, Nosso Salvador recomendou que acreditássemos e nos empenhássemos por uma vida em pleno compromisso com Deus: "Antes buscai o Reino de Deus e Sua justiça..." Mt 6,33
    De fato, Deus já concede experimentarmos os primeiros frutos desse Reino aqui na Terra, mas, por causa de uma verdadeira idolatria a fugazes prazeres, ainda temos um difícil caminho. São Paulo diz: "... nós, que temos as primícias do Espírito, gememos em nós mesmos, aguardando a adoção, a redenção do nosso corpo." Rm 8,23
    Essas primícias, contudo, em nada confundem-se com os frutos do reino da injustiça: "O Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, Paz e gozo no Espírito Santo." Rm 14,17
    Pois os frutos do Reino de Deus são inigualáveis, como Jesus assegura: "Ao vencedor darei de comer do fruto da árvore da Vida, que se acha no Paraíso de Deus." Ap 2,7
    Esses frutos são representados com perfeição pelo Pão do Céu, e por uma nova e especial identidade: "Ao vencedor darei o escondido maná e entregá-lhe-ei uma branca pedra, na qual está escrito um novo nome que ninguém conhece, senão aquele que o receber." Ap 2,17
    São promessas de uma vida de Glória: "Sê fiel até a morte e dá-te-ei a Coroa da Vida." Ap 2,10
    Com efeito, Jesus promete um poder que vai vigorar ainda neste mundo, logo após nossa morte, como já é dado aos Santos: "Então ao vencedor, ao que praticar Minhas obras até o fim, dá-lhe-ei poder sobre as pagãs nações." Ap 2,26
    Poder esse que fará representar-se na singela forma de vestes de pureza e santidade: "O vencedor será assim revestido de brancas vestes. Jamais apagarei seu nome do livro da Vida, e proclamá-lo-ei diante de Meu Pai e de Seus anjos." Ap 3,5
    Ele promete-nos igualmente uma especial função e lugar: "Farei do vencedor uma coluna no Templo de Meu Deus, de onde jamais sairá, e escreverei sobre ele o Nome de Meu Deus..." Ap 3,12
    Promete, aliás, o inimaginável: "Ao vencedor concederei assentar-se Comigo em Meu trono, assim como Eu venci e sentei com Meu Pai em Seu trono." Ap 3,21
    E completa: "O vencedor herdará tudo isso. E Eu serei Seu Deus, e ele será Meu filho." Ap 21,6-7
    Isso já havia sido prometido através do salmista, quando ele diz a Maria de seus prediletos filhos, os Santos: "Vosso trono, ó Deus, é eterno. De equidade é Vosso cetro real. ... posta-se à Vossa direita a Rainha, ornada de ouro de Ofir. Ouve, filha, vê e presta atenção: esquece teu povo e a casa de teu pai. De tua beleza encantar-Se-á o Rei. Ele é Teu Senhor, rende-Lhe homenagens. Tomarão teus filhos o lugar de teus pais, tu estabelecê-lo-ás príncipes sobre toda terra. Celebrarei teu nome através das gerações. E os povos eternamente louvá-te-ão." Sl 44,7.10b-12.17-18
    No livro do Gênesis também temos algumas imagens do Céu. Ainda no Paraíso, Deus havia dado a Adão e Eva poder para dominar sobre tudo na terra: "Dominai sobre os peixes do mar, as aves do céu e todos animais que se movem pelo chão." Gn 1,28
    Lá não havia dor nem sofrimento, que só vieram ao mundo após o pecado, como foi dito a Eva: "Multiplicarei os sofrimentos de teu parto. Darás à luz com dores, teus desejos impeli-te-ão para teu marido e tu estarás sob seu domínio." Gn 3,16
    Também não havia extenuantes trabalhos, como foi dito a Adão: "... maldita seja a terra por tua causa. Dela com penosos trabalhos tirarás teu sustento todos dias de tua vida. Comerás teu pão com o suor de teu rosto..." Gn 3,17-19
    De fato, Adão e Eva foram criados para a eternidade, entretanto, pela desobediência, sobreveio-lhes a morte. Deus havia avisado: "Podes comer do fruto de todas árvores do jardim, mas não comas do fruto da árvore da ciência do bem e do mal. Porque no dia em que dele comeres, indubitavelmente morrerás." Gn 2,16-17
    São Paulo apontou: "... por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte..." Rm 5,12
    Mas concluiu: "Assim como o pecado reinou para a morte, pela justiça também reina a Graça para a Vida Eterna, por meio de Jesus Cristo, Nosso Senhor." Rm 5,21


UMA VISÃO DO CÉU

    Uma das mais impressionantes imagens do Reino de Deus, porém, está mesmo no livro do Profeta Isaías. Descrevendo como será o novo Céu e a nova Terra, ele registrou essa singela promessa de Deus:

"Então o lobo vai morar ao lado cordeiro,
e o leopardo vai dormir perto do cabrito.
O bezerro e o leãozinho andarão juntos,
e um pequeno menino conduzi-los-á.
A vaca e a ursa serão companheiras,
suas crias vão dormir juntas,
e o leão vai comer palha como o boi.
A criança de colo vai brincar perto do covil da serpente,
a criança pequena vai colocar a mão no antro da víbora.
'Ninguém causará mal nem dano nenhum
em todo Meu Santo Monte',
porque a terra estará cheia da Sabedoria de Deus,
assim como as águas enchem os mares." Is 11,6-9

    E falando através do Profeta Oseias, Deus promete infinita Paz a Seu povo: "Farei para eles, naquele Dia, uma aliança com os selvagens animais, as aves do céu e os répteis da terra. Farei desaparecer da terra o arco, a espada e a guerra, e em segurança fá-los-ei repousar." Os 2,20

    "Enviai, Senhor, Vosso Espírito, e renovareis a face da terra." Sl 103,30