quarta-feira, 5 de julho de 2023

Deus excede Todo Entendimento


    Em auxílio às nossas naturais limitações cognitivas, Deus apressou-Se em revelar, ainda que o amor não seja menos ignorado, Sua mais luminosa face: Deus de amor. A despeito, porém, dos que O negam, ou julgam conhecê-Lo muito bem, a verdade é que Ele é muito mais do que podemos imaginar. Emblematicamente, já nos primeiros tempos de convívio com Jesus, os Apóstolos vão-se perguntar: "Quem é este Homem a Quem até os ventos e o mar obedecem?" Mt 8,27
    E Nosso Senhor logo advertiu Nicodemos do poder do Espírito Santo, agindo sobre os filhos de Maria: "Não te maravilhes de que Eu te tenha dito: 'Necessário é-vos nascer de novo.' O vento sopra onde quer. Ouves-lhe o ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece com aquele que nasceu do Espírito." Jo 3,7-8
    Por isso, para localizar os Apóstolos perante os poderes de Deus, mesmo no imbricado exame da consciência em face da Salvação, Jesus foi bem claro: declarou sobre Sua onipotência: "... para Deus tudo é possível." Mc 10,27
    Mas o Divino Mestre seguia respeitando nossas fragilidades: "Jesus anunciava-lhes a Palavra usando muitas parábolas como estas, de acordo com o que podiam compreender." Mc 4,33
    Pois como disse um amigo de Jó, por muitas vezes os desígnios de Deus estão muito além de nosso compreensão: "Oh! Se Deus pudesse falar, e abrir Seus lábios para responder-te, revelar-te os mistérios da Sabedoria que são ambíguos a nosso espírito..." Jó 11,5-6a
    De fato, mesmo em momento de grande inspiração, e precisamente graças a ela, São Paulo vai suspirar: "Ó abismo de riqueza, de Sabedoria e de ciência em Deus! Quão impenetráveis são Seus juízos e inexploráveis, Seus caminhos!" Rm 11,33
    Ainda que pressintamos a eternidade, o Eclesiastes diz que só enxergamos alguns momentos da Criação: "Além disso, no coração do homem Ele pôs a inteira duração, sem que ninguém possa compreender a divina obra de um extremo a outro." Ecl 3,11
    O salmista, também absolutamente perplexo em suas reflexões, já versava: "Ó Deus, como são insondáveis para mim Vossos desígnios! E quão imenso é o número deles! Como contá-los? São mais numerosos que a areia do mar. Se pudesse chegar ao fim, ainda seria com Vossa ajuda." Sl 138,17-18
    Profundamente agradecido, ele apenas suspira: "Senhor, Meu Deus, são maravilhosas Vossas inumeráveis obras e ninguém Vos assemelha nos desígnios para conosco. Eu quisera anunciá-los e divulgá-los, mas são mais que se pode contar." Sl 40,6
    O Eclesiástico chegou a mesma conclusão: "Quem será capaz de relatar Suas obras? Quem poderá compreender Suas maravilhas? Quem poderá descrever todo poder de Sua grandeza? Quem empreenderá a explicação de Sua Misericórdia? Nada há a subtrair, nada a acrescentar às maravilhas de Deus. Elas são incompreensíveis. Quando o homem tiver acabado, então estará no começo, e quando cessar a pesquisa, ficará perplexo." Eclo 18,2-6
    E questiona-se: "Que podemos nós fazer para glorificá-Lo? Pois o Todo-poderoso está acima de todas Suas obras. O Senhor é terrível e soberanamente grande. Seu poder é maravilhoso. Glorificai o Senhor quanto puderdes e Ele sempre ficará acima, porque Sua grandeza é admirável. Bendizei o Senhor, exaltai-O com todas vossas forças pois Ele está acima de todo louvor. Enaltecendo-O, reuni todas vossas forças. Não desanimeis, jamais chegareis ao fim. Quem poderá contar o que d'Ele viu? Quem é capaz de louvá-Lo como Ele é desde os primórdios? Muitos segredos são maiores que tudo isso. Só vemos um pequeno número de Suas obras." Eclo 43,30-36
    Certamente após longas e profundas observações, o salmista atestou a perfeição de Seus planos: "Grande é o Senhor e sumamente louvável, insondável é Sua grandeza. Cada geração apregoa à outra Vossas obras, e proclama Vosso poder. Elas falam do esplendoroso brilho de Vossa Majestade, e publicam Vossas maravilhas. Vosso Reino é Reino Eterno, e Vosso Império subsiste em todas gerações. O Senhor é fiel em Suas Palavras, e Santo em tudo que faz." Sl 144,3-5.13
    Ora, Deus mesmo havia dito através do Profeta Isaías: "'Pois Meus pensamentos não são os vossos, e vosso modo de agir não é o Meu', diz o Senhor; 'mas tanto quanto o Céu domina a terra, tanto é superior à vossa Minha conduta, e Meus pensamentos ultrapassam os vossos.'" Is 55,8-9
    Pudera! Como nós, limitadas criaturas, poderíamos compreender o Criador, Aquele que tudo compreende? São João Evangelista foi sucinto: "... Deus é maior que nossa consciência, e conhece todas coisas." 1 Jo 3,20b
    E São Pedro, por sua intimidade com Jesus, recorreu-se de Sua divina onisciência em defesa da veracidade da confissão que fazia de amor a Ele: "Senhor, Tu sabes tudo..." Jo 21,17
    Não sem alguma dificuldade, os Apóstolos também haviam percebido tal poder. Pouco antes de Sua Crucificação, durante um de Seus últimos discursos, eles declararam: "Agora sabemos que conheces todas coisas, e não necessitas que alguém Te pergunte. Por isso, cremos que saíste de Deus." Jo 16,30
    São João Evangelista, por sinal, já havia registrado um flagrante da onisciência de Jesus, logo na primeira Páscoa em Jerusalém, após iniciada Sua vida pública: "Enquanto Jesus celebrava em Jerusalém a festa da Páscoa, muitos creram no Seu Nome, à vista dos milagres que fazia. Mas Jesus mesmo não Se fiava neles, porque os conhecia a todos. Não necessitava que alguém desse testemunho de nenhum homem, pois Ele bem sabia o que havia no homem." Jo 2,23-25
    E igualmente na segunda Páscoa, quando Ele Se apresentou como o Pão do Céu e muitos escandalizaram-se: "Pois desde o princípio Jesus sabia quais eram os que não criam, e quem havia de trai-Lo." Jo 6,64b
    Essa, aliás, era a expectativa de todo povo de Israel, inclusive dos samaritanos, como falou a mulher que estava no poço de Jacó, em Sicar: "Respondeu a mulher: 'Sei que deve vir o Messias (que se chama Cristo). Pois, quando vier, Ele fá-nos-á conhecer todas coisas.'" Jo 4,25
    Era uma promessa de Deus, cantada num salmo: "Escuta, ó Meu povo, Minha Doutrina. Às palavras de Minha boca presta atenção. Abrirei os lábios, pronunciarei sentenças, desvendarei os mistérios das origens." Sl 77,1-2
    E Jesus cumpriu muito bem Sua Missão, comunicando-nos toda essência do Evangelho: "... pois dei-vos a conhecer tudo quanto ouvi de Meu Pai." Jo 15,15
    É o que diz São João Evangelista, referindo-se à Crisma: "Vós, porém, tendes a Unção do Santo e sabeis todas coisas." 1 Jo 2,20
    E também São Paulo, em carta a São Timóteo: "O Senhor há de dar-te inteligência em tudo." 2 Tm 2,7b
    São Pedro, com efeito, atestou: "O divino poder deu-nos tudo que contribui para a Vida e a piedade, fazendo-nos conhecer Aquele que nos chamou por Sua Glória e Sua virtude. Por elas, temos entrado na posse das maiores e mais preciosas promessas, a fim de tornar-vos por este meio participantes da natureza divina, subtraindo-vos à corrupção que a concupiscência gerou no mundo." 2 Pd 1,3-4
    Quanto aos desígnios de Deus, ou seja, como Ele vai executar Seus projetos, Moisés já havia dito: "O que está oculto pertence ao Senhor, Nosso Deus. O que foi revelado é para nós e para nossos filhos, para sempre, a fim de que ponhamos em prática todas palavras desta Lei." Dt 29,29
    Sobre o fim dos tempos, por exemplo, Jesus vai dizer aos Apóstolos: "Assim reunidos, eles interrogavam-nO: 'Senhor, é porventura agora que ides instaurar o reino de Israel?' Respondeu-lhes Ele: 'Não vos pertence saber os tempos nem os momentos que o Pai manteve em Seu poder.'" At 1,6-7
    O rei Salomão, que a Deus só pediu Sabedoria, até via aí a maior honraria: "Se a Glória de Deus é ocultar uma coisa, a glória dos reis é sondá-la." Pr 25,2
    Mas Jesus bem sabia que nossas tíbias capacidades também seriam um difícil obstáculo. O próprio Nicodemos, que era um dos principais do judeus, demonstraria suas limitações: "Disse Jesus: 'És doutor em Israel e ignoras estas coisas?... Se vos tenho falado das terrenas coisas e não Me credes, como crereis se vos falar das celestiais?'" Jo 3,10-12
    E ao falar aos Apóstolos sobre o celibato, Jesus dirá: "Nem todos são capazes de compreender o sentido desta Palavra, mas somente aqueles a quem foi dado. Quem puder compreender, compreenda." Mt 19,11.12b
    Mas também exigirá dos discípulos, como daqueles que se frustraram com a Crucificação e partiram de Jerusalém sem acreditar em Sua Ressurreição: "Jesus disse-lhes: 'Ó gente sem inteligência! Como sois tardos de coração para crerdes em tudo que anunciaram os Profetas! Porventura não era necessário que Cristo sofresse essas coisas e assim entrasse em Sua Glória?'" Lc 24,25-26
    Pois eles foram chamados exatamente para testemunhar Suas obras, que não podem ser tratadas com desprezo. Este erro foi a razão do castigo das cidades que ficavam à margem do mar da Galileia: "Depois Jesus começou a censurar as cidades, onde tinha feito grande número de Seus milagres, por terem recusado arrepender-se: 'Ai de ti, Corozaim! Ai de ti, Betsaida! Porque se tivessem sido feitos em Tiro e em Sidônia os milagres que foram feitos em vosso meio, há muito tempo elas ter-se-iam arrependido sob o cilício e a cinza. Por isso, digo-vos: no Dia do Juízo, haverá menor rigor para Tiro e para Sidônia que para vós! E tu, Cafarnaum, serás elevada até o Céu? Não! Serás atirada ao inferno! Porque se Sodoma tivesse visto os milagres que foram feitos dentro de teus muros, subsistiria até este dia. Por isso, digo-te: no Dia do Juízo, haverá menor rigor para Sodoma que para ti!'" Mt 11,20-24
    Nesse sentido, no Templo de Jerusalém perante os judeus, Jesus chegou a apelar para que cressem ao menos em Suas obras: "Se Eu não faço as obras de Meu Pai, não Me creiais. Mas se faço-as, e se não quiserdes crer em Mim, crede em Minhas obras, para que saibais e reconheçais que o Pai está em Mim e Eu no Pai." Jo 10,37-38
    Porque Ele também denunciava os líderes religiosos, que procuravam um modo de matá-Lo: "Por que não compreendeis Minha linguagem? É porque não podeis ouvir Minha Palavra. Vós tendes como pai o demônio e quereis fazer os desejos de vosso pai. Ele era homicida desde o princípio e não permaneceu na Verdade, porque a Verdade não está nele. Quando diz a mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira." Jo 8,43-44
    Entretanto, pouco antes de Sua Paixão, Ele começou a preparar os Apóstolos: "Ainda tenho muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de compreendê-las agora." Jo 16,12
    E falou-lhes da Vinda do Espírito Santo, que esclareceria todos detalhes de Sua Missão e do projeto da Salvação, ou seja, a obra da Igreja. Nela dar-se-ia a plena manifestação da Terceira Pessoa de Deus: "Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ensiná-vos-á toda Verdade, porque não falará por Si mesmo, mas dirá o que ouvir, e anunciá-vos-á as coisas que virão." Jo 16,13
    Prometeu mais: Ele fá-lhes-ia lembrar cada Palavra Sua: "Mas o Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em Meu Nome, ensiná-vos-á todas coisas e recordá-vos-á tudo que vos tenho dito." Jo 15,26
    Também garantiu que o Espírito de Deus para sempre estaria com Sua Igreja: "E Eu rogarei ao Pai, e Ele dá-vos-á outro Paráclito, para que convosco fique eternamente." Jo 14,16
    De fato, exclusivamente com a Igreja, pois o mundo não pode conhecê-Lo: "É o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não O vê nem O conhece, mas vós conhecê-Lo-eis, porque convosco permanecerá e em vós estará." Jo 14,17
    Fica, portanto, mais uma questão: como poderíamos compreender Um que é Três, ou Três que são Um? Esse é o mistério da Santíssima Trindade. É o que é: mistério. E ponto final. Acaso poderíamos nós saber tudo? E mesmo sem compreender, devemos aceitar esta Revelação, pois foi assim que as coisas aconteceram e foram-nos comunicadas. Neste ponto, pois, faz-se necessário o exercício da virtude da prudência e da obediência. Devemos apenas confiar. Jesus simplesmente mandou que batizássemos "... em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo." Mt 28,19
    Bem como não explicou como ressuscitaria a filha de Jairo, apenas disse-lhe: "Não temas! Crê somente." Mc 5,36b
    Ou quando anunciou aos Apóstolos a iminência de Sua Paixão: "Não se perturbe vosso coração. Credes em Deus, crede também em Mim." Jo 14,1


O MISTÉRIO DE CRISTO

    Jesus, por Si só, já é um grande enigma para nossa imaginação. Apesar de ter vindo como ser humano, Ele era perfeito. O próprio povo, que com Ele esteve, constatava: "E tanto mais admiravam-se, dizendo: 'Ele fez bem todas coisas. Fez ouvir os surdos e falar os mudos!'" Mc 7,37
    Era Sua Unidade com o Pai e o Espírito Santo, porém, que Lhe possibilitava operar maravilhas: "Jesus tomou a Palavra e disse-lhes: 'Em Verdade, em Verdade, digo-vos: de Si mesmo o Filho não pode fazer coisa alguma. Ele só faz o que vê o Pai fazer. E tudo que o Pai faz, semelhantemente faz o Filho. Pois o Pai ama o Filho e mostra-Lhe tudo que faz. E maiores obras que esta Lhe mostrará, para que fiqueis admirados.'" Jo 5,19-20
    Falando de Sua Comunhão com o Pai, dizia que Ele partilhava Consigo o controle de todas coisas. Ou seja, assim como o Pai, Jesus também é onipotente. Ele declarou: "Todas coisas foram-Me entregues por Meu Pai." Jo 10,22
    Noutra ocasião, disse algo parecido: "Toda autoridade foi-Me dada no Céu e na terra." Mt 28,18
    Mais: "Tudo que é do Pai é Meu." Jo 16,15a
    Ou ainda: "Eu e o Pai somos Um." Jo 10,30
    Por isso, ciente da carência que temos de Comunhão com Deus, mas também atestando Seu poder, São Paulo dizia: "Tudo posso n'Aquele que me fortalece." Fl 4,13
    Há, entretanto, mais um importante detalhe sobre as Revelações das Três Pessoas de Deus: o pouco que podemos conhecer a respeito de Deus, depende da própria vontade de Jesus: "Ninguém conhece Quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho quiser revelá-Lo." Jo 10,22
    São João Evangelista vai afirmar: "Ninguém jamais viu Deus. O Filho único, que está no seio do Pai, foi Quem O revelou." Jo 1,18
    Por isso, São Paulo, apontando para Jesus, confirma a exclusividade desse caminho para que cheguemos a Deus, e, acertadamente, inclui aí a imprescindível ajuda do Espírito Santo: "É por Ele que todos nós, judeus e pagãos, temos acesso a Deus, num só Espírito." Ef 2,18
    Isto é, mesmo que para simplesmente reconhecer Jesus como o Salvador, já faz-se necessária a intervenção do Santo Espírito: "... ninguém pode dizer: Jesus é o Senhor, senão sob a ação do Espírito Santo." 1 Cor 12,3
    Ou, o que pela comunhão da Santíssima Trindade representa o mesmo, para tal conclusão faz-se necessária a ajuda do Pai, como disse o próprio Jesus: "Ninguém pode vir a Mim se o Pai, que Me enviou, não o atrair..." Jo 6,44
    Todavia, conhecendo-O muito ou pouco, não podemos esquecer o objetivo de Sua manifestação entre nós: que cheguemos à obediência da fé. Aos romanos, São Paulo prega "... Jesus Cristo - conforme a revelação do mistério, guardado em segredo durante séculos, mas agora manifestado por ordem do Eterno Deus e, por meio das proféticas Escrituras, dado a conhecer a todas nações, a fim de levá-las à obediência da fé..." Rm 16,25-26
    Ele diz aos coríntios: "Andamos na fé e não na visão." 2 Cor 5,7
    Assim, baseando-se na Revelação e a despeito de todo mistério, desde os tempos do Antigo Testamento todo ser humano tem a obrigação de refletir sobre as coisas de Deus. Jesus fez-nos lembrar o Deuteronômio: "Amarás o Senhor, Teu Deus... com todo teu entendimento!" Mt 22,37
    Pois Deus tanto quer fazer-se racionalmente conhecido que de todas formas tenta instruir-nos, como argumentou um amigo de Jó: "Responderei que nisto foste injusto, pois Deus é maior que o homem. Por que O acusas de não dar nenhuma resposta a teus discursos? Pois Deus fala de uma maneira e de outra e não prestas atenção. Por meio dos sonhos, das noturnas visões, quando um profundo sono pesa sobre os humanos, enquanto o homem está adormecido em seu leito, então abre o ouvido do homem e assusta-o com Suas aparições, a fim de desviá-lo do pecado e de preservá-lo do orgulho, para salvar-lhe a alma do fosso, e sua vida, da mortífera seta. Pela dor também é instruído o homem em seu leito, quando todos seus membros são agitados, quando recebe o alimento com desgosto, e já não pode suportar as mais deliciosas iguarias; sua carne some aos olhares, seus membros emagrecidos desvanecem-se; sua alma aproxima-se da sepultura, e sua vida, daqueles que estão mortos." Jó 33,12-22
    Pois Ele é amoroso Pai, e sempre está buscando nossas melhoras. Os seguidores da tradição de São Paulo ensinam: "Estais esquecidos da Palavra de animação que vos é dirigida como a filhos: 'Filho meu, não desprezes a correção do Senhor. Não desanimes quando repreendido por Ele, pois o Senhor corrige a quem ama e castiga todo aquele que reconhece por Seu filho' (Pr 3,11s). Estais sendo provados para vossa correção: é Deus que vos trata como filhos. Ora, qual é o filho a quem seu pai não corrige? Mas se permanecêsseis sem a correção que é comum a todos, seríeis bastardos e não legítimos filhos. Aliás, temos na terra nossos pais que nos corrigem e, no entanto, olhamo-los com respeito. Com quanto mais razão havemos de submeter-nos ao Pai de nossas almas, o Qual nos dará a Vida? Os primeiros educaram-nos para pouco tempo, segundo sua própria conveniência, ao passo que Ele o faz para nosso bem, para comunicar-nos Sua santidade. É verdade que toda correção parece, de momento, antes motivo de pesar que de alegria. Mais tarde, porém, granjeia, aos que por ela se exercitaram, o melhor fruto de justiça e de Paz." Hb 12,5-11
    Se persistirmos, pois, um dia ser-nos-ão mais claros os desígnios de Deus, como disse Jesus a São Pedro na ocasião do Lava-Pés: "Agora não entendes o que estou fazendo; mais tarde compreenderás." Jo 13,7
    Ou como diz o sagrado autor da Sabedoria: "Aqueles que põem sua confiança n'Ele, compreenderão a Verdade, e aqueles que são fiéis habitarão com Ele no amor. Porque Seus eleitos são dignos de favor e Misericórdia." Sb 3,9
    Ele também versou sobre aqueles que morrem em Cristo: "Mas as almas dos justos estão na mão de Deus, e nenhum tormento os tocará. Aparentemente estão mortos, aos olhos dos insensatos. Seu desenlace é julgado como uma desgraça, e sua morte, como uma destruição, quando na verdade estão na Paz! Se aos olhos dos homens suportaram uma correção, a esperança deles era portadora de imortalidade, e por terem sofrido um pouco, receberão grandes bens, porque Deus, que os provou, achou-os dignos de Si. Ele provou-os como ouro na fornalha, e acolheu-os como holocausto." Sb 3,1-6
    Nos Céus, por fim, como São Paulo declarou, tudo será revelado, e conheceremos plenamente a Deus: "Hoje vemos como por um espelho, confusamente, mas então veremos face a face. Hoje conheço em parte, mas então conhecerei totalmente, como eu sou conhecido." 1 Cor 13,12
    Ele cita o Profeta Isaías: "É como está escrito: 'Coisas que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou' (Is 64,4), tais são os bens que Deus tem preparado para aqueles que O amam." 1 Cor 2,9
    E São João Evangelista acrescenta: "Caríssimos, desde agora somos filhos de Deus, mas ainda não se manifestou o que havemos de ser. Sabemos que, quando isto se manifestar, seremos semelhantes a Deus, porquanto O veremos como Ele é." 1 Jo 3,2


AS LIMITAÇÕES DAS PALAVRAS

    Pois nem mesmo os Evangelhos conseguem traduzir a plena grandeza de Deus, que a tudo transcende. Por isso, São Paulo pedia aos efésios: "E também orai por mim, para que me seja dado corajosamente anunciar o mistério do Evangelho..." Ef 6,19
    Os relatos dos Apóstolos, portanto, embora comuniquem-nos tudo de que precisamos saber, têm reconhecidamente sérias limitações para traduzir tudo que representa o Criador. Assim, apesar de todo poder da palavra escrita, devemos vislumbrar 'um Deus' muito maior que ela. São Paulo explica: "Tal é a convicção que temos em Deus por Cristo. Não que sejamos capazes por nós mesmos de ter algum pensamento, como de nós mesmos. Nossa capacidade vem de Deus. Ele é que nos fez aptos para sermos ministros da Nova Aliança, não a da letra, e sim a do Espírito. Porque a letra mata, mas o Espírito vivifica." 2 Cor 3,4-6
    A Carta aos Hebreus vai dizer o mesmo sobre o Antigo Testamento: "A Lei, por ser apenas a sombra dos futuros bens, não sua real expressão..." Hb 10,1
    E assim também quanto às celebrações, nas quais persistem os judeus: "O culto que estes celebram é, aliás, apenas a imagem, sombra das celestiais realidades, como foi revelado a Moisés quando estava para construir o tabernáculo: 'Olha', foi-lhe dito, 'faze todas coisas conforme o modelo que te foi mostrado no monte (Ex 25,40).'" Hb 8,5
    Não por acaso, São Paulo, em elogio ao comportamento dos pagãos, finda por afirmar que nem tudo sobre Deus pode ser conhecido: "Porquanto o que se pode conhecer de Deus, eles leem-no em si mesmos, pois Deus revelou-lhes com evidência. Desde a criação do mundo, as invisíveis perfeições de Deus, Seu sempiterno poder e divindade, tornam-se visíveis à inteligência por Suas obras..." Rm 1,19,20
    O Eclesiástico até adverte para que não venhamos a bastar-nos como nossa própria 'sabedoria': "Não procures o que é por demais elevado para ti, não procures penetrar o que está acima de ti, mas pensa sempre no que Deus te ordenou. Não tenhas a curiosidade de conhecer um número elevado demais de Suas obras, pois não é preciso que com teus olhos vejas Seus segredos. Acautela-te de uma exagerada busca de inúteis coisas, e de uma excessiva curiosidade nas numerosas obras de Deus, pois a ti foram reveladas muitas coisas, que ultrapassam o alcance do espírito humano. Muitos foram enganados pelas próprias opiniões. Seu sentido reteve-os na vaidade." Eclo 3,22-26
    E diz: "Quem é aquele que compreende os caminhos de Deus, e a tempestade que escapa aos olhos do homem? Com efeito, a maior parte de suas obras está oculta. Quem anunciará, quem poderá suportar os efeitos de Sua justiça? Pois as divinas sentenças estão longe do pensamento de muitos, e o exame geral só realizar-se-á no Último Dia. O homem de mesquinho coração só pensa em vaidades. O imprudente e o extraviado só ocupam-se de loucuras." Eclo 16,21-23
    Sem dúvida, um dos amigos de Jó já havia dito: "Deus é grande demais para que O possamos conhecer. O número de Seus anos é incalculável." Jó 36,26
    E contemplando as forças da natureza, o próprio Jó vai dizer: "Eis que tudo isso não é mais que o contorno de Suas obras, e se apenas percebemos um fraco eco dessas obras, quem compreenderá o trovão de Seu poder?" Jó 26,14
    Assim o Cristo também continua sendo mistério. Meras palavras sem a divina inspiração não conseguem exprimir Sua Glória, e por isso São Paulo também pede orações aos colossenses: "Pedi a Deus que dê livre curso à nossa palavra, para que possamos anunciar o mistério de Cristo." Cl 4,3
    Ele bem sabia que sem o Divino Espírito nada poderia fazer: "Nosso Evangelho foi-vos pregado não somente por palavra, mas também com poder, com o Espírito Santo e com plena convicção." 1 Ts 1,5
    E faz um esclarecedor comentário sobre a dificuldade que muitas pessoas encontram: "Mas o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, pois para ele são loucuras. Nem pode compreendê-las, porque é pelo Espírito que devem ponderar-se." 1 Cor 2,14
    São João Evangelista ressalta a moção do Espírito Santo: "Quem observa Seus Mandamentos permanece em Deus e Deus nele. É nisto que reconhecemos que Ele permanece em nós: pelo Espírito que nos deu." 1 Jo 3,24
    Mas tudo que sabia São Paulo ainda era tão somente seu pobre entendimento. Entretanto, era isso o que com toda humildade ele oferecia: "... foi por revelação que tive conhecimento do mistério, como acima o expus em poucas palavras. Lendo-me, podeis perceber o entendimento que tenho do mistério de Cristo, mistério que não foi manifestado nas passadas gerações. Só ultimamente ele foi revelado pelo Espírito aos Seus santos Apóstolos e Profetas." Ef 3,3-5
    Pois o amor de Jesus por nós, muito bem demonstrado em Sua Paixão, vai muito além de qualquer parâmetro: "... o amor de Cristo, que supera qualquer conhecimento... tem o poder de realizar, por Sua força agindo em nós, infinitamente mais que tudo que possamos pedir ou pensar..." Ef 3,19a.20b
    Ou seja, para que não nos enganássemos mais, Jesus veio revelar-nos a verdadeira face de Deus. Deus de amor, como São João Evangelista afirma: "Sabemos que o Filho de Deus veio e deu-nos inteligência para conhecermos o Deus verdadeiro." 1 Jo 5,20
    Como sinal desse amor, Jesus deixou-nos Sua Paz. E segundo Suas próprias palavras, quem a conhece não se engana: "Deixo-vos a Paz, dou-vos Minha Paz. Não vo-la dou como o mundo a dá." Jo 14,27
    E como perfeita amostra do poder de sua fonte, esta Paz é igualmente indizível. Diz o Último Apóstolo: "E a Paz de Deus, que excede toda inteligência, haverá de guardar vossos corações e vossos pensamentos, em Cristo Jesus." Fl 4,7
    Por essa razão, esforçaram-se os Apóstolos em seus testemunhos, como São Paulo fez para que tivéssemos a Luz na escuridão: "Tudo sofro para que seus corações sejam reconfortados e que, estreitamente unidos pela caridade, sejam enriquecidos de uma plenitude de inteligência, para conhecerem o mistério de Deus, isto é, Cristo, no qual estão escondidos todos tesouros da Sabedoria e da ciência." Cl 2,2
    E assim ele apresenta-se, profundamente agradecido por receber tão grandiosa missão: "A mim, o mais insignificante dentre todos santos, coube-me a Graça de anunciar entre os pagãos a inexplorável riqueza de Cristo..." Ef 3,8
    A Igreja, por sua vez, mesmo sem compreender tudo sobre Deus, tem, por obrigações de ofícios e de fé, que comunicar o que lhe foi revelado. É o testemunho, e São Paulo reza pelos Sacramentos: "Que os homens nos considerem, pois, como simples operários de Cristo, e administradores dos mistérios de Deus." 1 Cor 4,1
    E mesmo com todos defeitos de sua parcela humana, sabemos que a Igreja "... é Seu Corpo, o receptáculo d'Aquele que enche todas coisas sob todos aspectos." Ef 1,23
    Pois até os anjos dela dependem para ter uma ideia dos sutis planos de Deus: "Assim, de ora em diante, as celestes dominações e potestades podem conhecer, pela Igreja, a infinita diversidade da Divina Sabedoria, de acordo com o eterno desígnio que Deus realizou em Jesus Cristo, Nosso Senhor." Ef 3,10-11
    Afirmativamente, "... Cristo amou a Igreja e entregou-Se por ela, para santificá-la, purificando-a pela Água do Batismo com a Palavra, para a Si mesmo apresentá-la toda gloriosa, sem mácula, sem ruga, sem qualquer outro defeito, mas santa e irrepreensível. Este mistério é grande, quero dizer, com referência a Cristo e à Igreja." Ef 5,25b-28.32
    No entanto, sabendo que Jesus é Deus de amor, já sabemos o bastante. Então, que nos unamos a Ele "... segundo as riquezas da Sua Graça que profusamente derramou sobre nós, em torrentes de Sabedoria e de prudência. Ele manifestou-nos o misterioso desígnio de Sua vontade, que em Sua benevolência formara desde sempre, para realizá-lo na plenitude dos tempos. Desígnio de reunir em Cristo todas coisas, as que estão nos Céus e as que estão na terra." Ef 1,7-10
    E como São Paulo recomendou aos primeiros diáconos, antes que conhecimento temos um precioso depósito a zelar: "... guardem o mistério da fé numa pura consciência." 1 Tm 3,9

    "Alegrai-nos, ó Pai, com Vossa Luz!"