segunda-feira, 20 de março de 2023

A Esperança


    Embora até mesmo inconscientemente a maioria de nós alimente-a todo dia, a esperança é das teologais virtudes a mais esquecida. Muito falamos da , pouco exercemos a caridade, mas quase nada pensamos sobre a esperança. E quando dela se fala é por algum objetivo material. Seu verdadeiro significado, no entanto, é espiritual, como o salmista canta: "Sei que verei os benefícios do Senhor na terra dos vivos! Espera no Senhor e sê forte! Fortalece teu coração e espera no Senhor!" Sl 26,13-14
    E ainda que o sagrado mencione materiais necessidades, versa mesmo sobre anseios da alma: "Eis os olhos do Senhor pousados sobre aqueles que O temem, sobre os que esperam em Sua bondade, a fim de livrar-lhes a alma da morte e nutri-los ao tempo da fome. Nossa alma espera no Senhor, porque Ele é nosso amparo e nosso escudo. N'Ele, pois, alegra-se nosso coração, em Seu Santo Nome confiamos. Seja-nos manifestada, Senhor, Vossa Misericórdia, como em Vós está nossa esperança." Sl 32,18-22
    Pois os divinos socorros são espirituais: "São muitos os sofrimentos do ímpio. Mas quem espera no Senhor, Sua Misericórdia envolve-o." Sl 31,10
    Assim como a própria Salvação, que em Jesus será compreendida: "Por que te deprimes, ó minha alma, e inquieta-te dentro de mim? Espera em Deus, porque ainda hei de louvá-Lo: Ele é Minha Salvação e Meu Deus." Sl 41,12
    Sem dúvida, é isso que oferece Nosso Redentor: "Tomai Meu jugo sobre vós e recebei Minha Doutrina, porque Eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para vossas almas." Mt 11,29
    E Ele ensina e dá exemplo: "Perseverai em Meu amor. Se guardardes Meus Mandamentos, sereis constantes em Meu amor, como também Eu guardei os Mandamentos de Meu Pai e persisto em Seu amor." Jo 15,9b-10
    Pois não basta acreditar em Deus e amá-Lo, devemos mesmo esperar por Suas Graças. Contudo, é pela fé e pelo amor que se demonstra a esperança, como Jesus exigiu da igreja de Éfeso: "Tens perseverança, sofreste por Meu Nome e não desanimaste. Mas contra ti tenho que arrefeceste teu primeiro amor." Ap 2,3-4
    E foi justamente um inimigo de Israel, Antíoco Epífanes, rei da Síria e agindo contra a vontade de Deus, que bem a expressou numa carta, nos tempos de Judas Macabeus: "Não que me desespere de meu estado. Ao contrário, tenho a firme esperança de escapar dessa doença..." 2 Mc 9,22
    Deus, de fato, havia dito a Israel através do Profeta Isaías, durante a escravidão da Babilônia: "Nada temas, porque Eu estou contigo. Não lances desesperados olhares, pois Eu sou Teu Deus" Is 41,10a
    São Paulo cita este Profeta: "É como está escrito: 'Coisas que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou (Is 64,4)', tais são os bens que Deus tem preparado para aqueles que O amam." 1 Cor 2,9
    E assim exortava: "Quem trabalha deve trabalhar com esperança, e igualmente quem debulha deve debulhar com esperança de receber sua parte." 1 Cor 9,10b
    Pois mesmo exaltando a excelência da caridade entre as espirituais virtudes, ele não esquece a importância da esperança: "Atualmente permanecem estas três coisas: a fé, a esperança, o amor. Mas a maior delas é o amor." 1 Cor 13,13
    Conforme as pessoas que fizeram escola na tradição paulina, a esperança espiritual está intimamente ligada à fé, é uma natural consequência dela: "A fé é o fundamento da esperança, é uma certeza a respeito do que não se vê." Hb 11,1
    Na verdade, a Palavra de Deus tem esse intrínseco objetivo, como diz o Último Apóstolo: "Tudo que outrora foi escrito, foi escrito para nossa instrução, para que, pela constância e consolação que nos dão as Escrituras, sejamos firmes na esperança." Rm 15,4
    Pois o Reino dos Céus, dom maior que Deus nos oferece, deve ser o objeto de nossa esperança: "Com efeito, sabemos que até o presente toda Criação está gemendo como que em dores de parto, e não somente ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, gememos em nosso íntimo, esperando a filial condição, a redenção de nosso corpo. Porque pela esperança é que fomos salvos." Rm 8,22-24a
    Por isso, defendendo a Ressurreição da carne, ele fala da miserabilidade de quem cuida apenas da vida desse mundo: "Se é só para esta vida que temos colocado nossa esperança em Cristo, de todos homens somos os mais dignos de lástima." 1 Cor 15,19
    Afirmativamente, São Paulo vivia essa realidade na própria pele, nas flagelações que passou: "Não queremos, irmãos, que ignoreis a tribulação que nos sobreveio na Ásia. Ali desmedidamente fomos maltratados, além de nossas forças, a ponto de termos perdido a esperança de sair com vida. Sentíamos dentro de nós mesmos a sentença de morte, para que aprendêssemos a pôr nossa confiança não em nós, mas em Deus, que ressuscita os mortos." 2 Cor 1,8-9
    E explicava pela ação do Espírito Santo o sobrenatural caráter da esperança, que em muito transcende as mundanas expectativas: "Ora, ver o objeto da esperança já não é esperança, porque o que alguém vê, como é que ainda o espera? Nós que esperamos o que não vemos, é em paciência que o aguardamos. Outrossim, o Espírito vem em auxílio à nossa fraqueza, porque não sabemos o que devemos pedir, nem orar como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com inefáveis gemidos. E Aquele que perscruta os corações sabe o que deseja o Espírito, pois é segundo Deus que Ele intercede pelos Santos. Aliás, sabemos que todas coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus." Rm 8,24b-28
    De fato, como ele disse a São Tito, todo ser humano espiritualmente sensível vive "... na esperança da Vida Eterna, desde imemoráveis tempos prometida por Deus... " Tt 1,2
    Pois assim são os desígnios do Pai: "Deus abundantemente derramou o Espírito sobre nós, por meio de Jesus Cristo Nosso Salvador, para que nós nos tornássemos, uma vez justificados por Sua Graça, herdeiros da esperança da Vida Eterna." Tt 3,6-7
    É, portanto, o Espírito de Deus que nos enche dos mais elevados anseios: "Quanto a nós, que nos deixamos conduzir pelo Espírito, é da fé que aguardamos a justificação, objeto de nossa esperança." Gl 5,5
    O Santo Paráclito é nossa garantia até o pleno cumprimento das promessas de Cristo: "N'Ele (Jesus) é que fomos escolhidos, predestinados segundo o desígnio d'Aquele que tudo realiza por deliberado ato de Sua vontade, para servirmos à celebração de Sua Glória, nós que desde o começo voltamos nossas esperanças para Cristo. N'Ele também vós, depois de terdes ouvido a Palavra da Verdade, o Evangelho de vossa Salvação no qual tendes crido, fostes selados com o Espírito Santo que fora prometido, que é o penhor de nossa herança, enquanto esperamos a completa redenção daqueles que Deus adquiriu para o louvor de Sua Glória." Ef 1,11-14
    Exatamente por isso, São Paulo reza ao Pai pelos efésios: "... que vos dê o Espírito da Sabedoria e da Revelação, para que de verdade O conheçais. Que Ele ilumine os olhos de vosso coração, para que conheçais a esperança à qual Ele vos chama... " Ef 1,18
    E aos colossenses ele volta a apontar sua primeiríssima fonte: "Esperança que vos foi transmitida pela pregação da Verdade do Evangelho..." Cl 1,5
    Ele tinha uma simples fórmula, que deve orientar todo cristão: "Sede alegres na esperança, pacientes na tribulação e perseverantes na oração." Rm 12,12
    Àquele em verdadeiras dificuldades, ele recomenda: "... põe sua esperança em Deus, e noite e dia persevera em orações e súplicas." 1 Tm 5,5
    E a São Timóteo pede que adverta os abastados: "Exorta os ricos deste mundo a que não sejam orgulhosos nem ponham sua esperança nas volúveis riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas coisas para delas fruirmos. Que pratiquem o bem, enriqueçam-se de boas obras, sejam generosos, comunicativos, ajuntem um sólido e excelente tesouro para seu futuro, a fim de conquistarem a verdadeira Vida." 1 Tm 6,17-19
    Pois para além das forças naturais, é a esperança que fortalece nossos mártires: "Alguns foram torturados, por recusarem ser libertados, movidos pela esperança de uma mais gloriosa Ressurreição." Hb 11,35
    Ela tem sido o grande baluarte de Israel através dos tempos, como São Paulo argumentou em sua defesa perante o rei Agripa: "Mas agora sou acusado em juízo, por esperar a promessa que foi feita por Deus a nossos pais, e a qual nossas doze tribos esperam alcançar, noite e dia servindo a Deus. Por essa esperança, ó rei, é que sou acusado pelos judeus. Que pensais vós? É coisa incrível que Deus ressuscite os mortos?" At 26,6-8
    Ela é a própria razão de ser de nossa Vida: "Esperança esta que seguramos qual âncora de nossa alma, firme e sólida..." Hb 6,19
    Ela é uma prova de fidelidade que damos a Deus: "Firmemente conservamo-nos apegados à nossa esperança, porque é fiel Aquele cuja promessa aguardamos." Hb 10,23
    Ela é a o grande trunfo, e a certeza da vitória dos Santos: "Esperando contra toda esperança, Abraão acreditou e tornou-se o pai de muitas nações..." Rm 4,18
    Ela é a própria manifestação de Deus na vida do fiel, segundo o Eclesiástico: "Aquele que teme ao Senhor não tremerá. De nada terá medo, pois o próprio Senhor é sua esperança." Eclo 34,16
    Ela é a razão da União em que vive a Igreja: "Sede solícitos em conservar a Unidade do Espírito no vínculo da Paz. Sede um só corpo e um só espírito, assim como por vossa vocação fostes chamados a uma só esperança." Ef 4,3-4
    Unidade pela qual devemos glorificar o Criador: "O Deus da perseverança e da consolação conceda-vos o mesmo sentimento uns para com os outros, segundo Jesus Cristo, para que, com um só coração e uma só voz, glorifiqueis a Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo." Rm 15,5-6
    É por meio da esperança que a Igreja deve colaborar com Cristo para a Salvação das almas: "Rejeita as tolas e absurdas discussões, visto que geram contendas. Não convém a um servo do Senhor altercar. Bem ao contrário, seja ele condescendente com todos, capaz de ensinar, paciente em suportar os males. É com brandura que deve corrigir os adversários, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento e o conhecimento da Verdade, e voltem a si, uma vez livres dos laços do demônio, que a seus caprichos os mantém cativos e submetidos." 2 Tm 2,23-26
    E assim a despeito de toda dificuldade: "Por isso, não desanimamos deste Ministério que por Misericórdia nos foi conferido. Em tudo somos oprimidos, mas não sucumbimos. Vivemos em completa penúria, mas não nos desesperamos." 2 Cor 4,1.8
    Pois ele sabia estar sob a Guia do Divino Paráclito: "Ele (Deus) é que nos fez aptos para ser Ministros da Nova Aliança, não a da letra, e sim a do Espírito. Ora, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, revestiu-se de tal Glória... quanto mais glorioso não será o Ministério do Espírito? Se o ministério da condenação já foi glorioso, muito mais em Glória há de sobrepujá-lo o Ministério da Justificação! Em posse de tal esperança, procedemos com total desassombro." 2 Cor 3,6a.7a.c.9.12
    São Pedro inspiradamente pedia que bem a conhecêssemos: "... estai sempre prontos a dar a razão de vossa esperança a todo aquele que a pedir." 1 Pd 3,15
    E dava essa simples recomendação: "Cingi, portanto, os rins de vosso espírito, sede sóbrios e colocai toda vossa esperança na Graça que vos será dada no Dia em que Jesus Cristo aparecer." 1 Pd 1,13
    De fato, a passagem do Cristo entre nós, assim como Sua Ressurreição, tem como primeira razão fazer prevalecer nosso vínculo com os bens celestiais: "Por Ele tendes fé em Deus, que O ressuscitou dos mortos e glorificou, a fim de que vossa fé e vossa esperança fixem-se em Deus." 1 Pd 1,21
    Bem como o vínculo com as maiores promessas: "Nós, porém, segundo Sua promessa, esperamos novos céus e uma nova terra, nos quais habitará a justiça. Portanto, caríssimos, esperando estas coisas, esforçai-vos em ser por Ele achados sem mácula e irrepreensíveis na Paz." 2 Pd 3,13-14


A ESPERANÇA DE ISRAEL

    O Príncipe dos Apóstolos disse-o mais de uma vez, pois por ela renascemos para anseios muito além de quaisquer expectativas neste mundo: "Bendito seja Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo. Em Sua grande Misericórdia, pela Ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, Ele fez-nos nascer de novo, para uma viva esperança, para uma incorruptível herança, que não se mancha nem murcha, e que para vós é reservada nos Céus." 1 Pd 1,3-9
    Não por acaso, 700 anos antes falou o Profeta Isaías que o Reinado de Jesus iria muito além das terras de Israel: "Em Seu Nome as não judias nações porão sua esperança." Is 42,4
    São Paulo, por sinal, referiu-se à Salvação, ou seja ao próprio Jesus, de singelo modo: "Pois é por causa da esperança de Israel é que estou preso com esta corrente." At 28,20
    Voltava suas atenções para a verdadeira Redenção: "Nós, porém, somos cidadãos dos Céus. É de lá que ansiosamente esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará nosso mísero corpo, tornando-o semelhante a Seu Corpo Glorioso, em virtude do poder que tem de a Si sujeitar toda criatura." Fl 3,20-21
    Pois é por essa esperança, como São João Evangelista afirma, que somos justificados: "E todo aquele, que n'Ele tem esta esperança, torna-se puro como Ele é puro." 1 Jo 3,3
    As dificuldades, portanto, quando corretamente enfrentadas, são exercícios e ocasiões para que vivenciemos o que dizemos acreditar. Por isso, nossa esperança não é ilusão nem casualidade. Pelo contrário: ela tem sentido e histórico. São Paulo argumenta: "Pois sabemos que a tribulação produz a paciência, a paciência prova a fidelidade, e a fidelidade, uma vez comprovada, produz a esperança. E a esperança não engana, pois o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado." Rm 5,3b-5
    Logo, nada de apegar-se a vãos prazeres ou de abandonar a fé, como bem atinava o salmista: "Feliz o homem que pôs sua esperança no Senhor, e não segue os idólatras nem os apóstatas." Sl 39,5
    Por fim, o Apóstolo dos Gentios dá um novo título a Deus, e diz do grande dom que Seu Espírito realiza em nossas almas: "Que o Deus da esperança vos encha de toda alegria e Paz, em vossa vida de fé. Assim vossa esperança transbordará, pelo poder do Espírito Santo." Rm 15,13

    "Tornai viva nossa fé, nossa esperança!"
    "Livrai-nos de todos males, ó Pai, e dai-nos hoje Vossa Paz. Ajudados pela Vossa Misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos perigos, enquanto, vivendo a esperança, aguardamos a Vinda de Cristo Salvador."