domingo, 25 de setembro de 2016

O Dom da Fé


A REVELAÇÃO E A VERDADE

    A Revelação de Deus é uma prova de que Ele quer que conheçamos uma realidade muito maior que a que vemos e tocamos. De tão perfeita, quando devidamente contemplada a verdadeira realidade tem o poder de levar-nos à correta adoração, e dar-nos a certeza da .
    A Encarnação do Cristo, ápice da Revelação, deixou em São João Evangelista tamanha convicção que ele fervorosamente nos convida a comungar dessa nova realidade com os Apóstolos e com Deus: "O que era desde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto com os nossos olhos, o que temos contemplado e as nossas mãos têm apalpado no tocante ao Verbo da Vida - porque a Vida Se manifestou, e nós a temos visto; damos testemunho e vos anunciamos a Vida Eterna, que estava no Pai e que Se nos manifestou -, o que vimos e ouvimos nós vos anunciamos, para que também vós tenhais Comunhão conosco. Ora, a nossa Comunhão é com o Pai e com o Seu Filho Jesus Cristo." 1 Jo 1,1-3
    Quando São João fala da 'Vida que Se manifestou', está se referindo ao próprio Jesus, que disse: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida..." Jo 14,6
    E também: "Eu sou a Ressurreição e a Vida." Jo 11,25
    Ao mencionar os milagres realizados por Jesus, ele diz abertamente o motivo de tê-los relatado: "Mas estes foram escritos, para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a Vida em Seu Nome." Jo 20,31
    Mas, e nós, que não presenciamos tais fatos? Como haveríamos de crer? Ora, enquanto rezava ao Pai pelos Apóstolos, Jesus também pediu por nós, que receberíamos o testemunho que eles dariam: "Não rogo somente por eles, mas também por aqueles que por sua palavra hão de crer em Mim." Jo 17,20
    De São Tomé, no entanto, que tantos milagres havia presenciado, Ele cobrou uma fé pura, a fé do simples conceber, muito além de provas materiais: "Creste, porque Me viste. Felizes aqueles que creem sem ter visto!" Jo 20,29
    Ora, Seus milagres passaram a ser uma grande responsabilidade para cidades como Corazim e Cafarnaum, para as quais Ele profetizou ruínas: "Depois Jesus começou a censurar as cidades, onde tinha feito grande número de Seus milagres, por terem recusado arrepender-se: 'Ai de ti, Corozaim! Ai de ti, Betsaida! Porque se tivessem sido feitos em Tiro e em Sidônia os milagres que foram feitos em vosso meio, há muito tempo elas se teriam arrependido sob o cilício e a cinza. Por isso vos digo: no Dia do Juízo, haverá menor rigor para Tiro e para Sidônia que para vós! E tu, Cafarnaum, serás elevada até o Céu? Não! Serás atirada até o inferno! Porque, se Sodoma tivesse visto os milagres que foram feitos dentro dos teus muros, subsistiria até este dia. Por isso te digo: no Dia do Juízo, haverá menor rigor para Sodoma do que para ti!'" Mt 11,20-24
    E reconheceu a fé por Deus concedida aos mais humildes: "Por aquele tempo, Jesus pronunciou estas palavras: 'Eu te bendigo, Pai, Senhor do Céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequenos.'" Mt 11,25
    Mas no comportamento dos príncipes dos judeus de então, tão ciosos de bens materiais, Jesus vai denunciar a razão da incredulidade: "Como podeis crer, vós que recebeis a glória uns dos outros, e não buscais a Glória que é só de Deus?" Jo 5,44
    Com efeito, entre eles não se vivia espiritualidade alguma, mas tão somente conveniências mundanas: "Vim em Nome de Meu Pai, mas não Me recebeis. Se vier outro em seu próprio nome, haveis de recebê-lo..." Jo 5,43
    Pois segundo Ele, o primeiro Mandamento, amar a Deus sobre todas as coisas, estava sendo renegado: "Não espero a Minha Glória dos homens, mas sei que não tendes em vós o amor de Deus." Jo 5,41-42
    Assim, exclusivamente por amor ao sagrado, e apesar do conjunto da Revelação ter se encerrado com os escritos dos Apóstolos, Deus não deixa de Se revelar particularmente a cada um de nós, como prometeu Jesus: "E aquele que Me ama será amado por Meu Pai, e Eu o amarei e manifestar-Me-ei a ele." Jo 14,21
    Foi particularmente, por exemplo, que Deus revelou a São Pedro a identidade de Jesus, embora em um oportuno momento ele a tenha declarado diante de todos. E foi o próprio Jesus que a confirmou: "Feliz és, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que te revelou isto, mas Meu Pai que está nos Céus." Mt 16,17
    Claro, não sabemos tudo sobre Deus. Mas, como diz São João, por Seu poder sabemos Quem Ele é: "Sabemos que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento para conhecermos o Verdadeiro." 1 Jo 5,20
    São Pedro, por sua vez, afirma que nos foi dado tudo de que precisamos para que conhecêssemos a Ele: "O poder divino deu-nos tudo o que contribui para a Vida e a piedade, fazendo-nos conhecer Aquele que nos chamou por Sua Glória e Sua virtude." 2 Pd 1,3
    São Paulo também testifica a favor da fé, mesmo não omitindo a limitação do nosso conhecimento: "Hoje conheço em parte; mas então conhecerei totalmente, como eu sou conhecido." 1 Cor 13,12
   Há, portanto, essa realidade maior a ser conhecida. Jesus a chamou de Verdade e indicou o caminho para que ela fosse conhecida: através de Sua Voz, ou seja, de Sua Palavra: "É para dar testemunho da Verdade que nasci e vim ao mundo. Todo o que é da Verdade ouve a Minha Voz." Jo 18,37
    Ele prometeu que quem obedecesse à Sua Palavra conheceria a Verdade, na forma de uma revelação particular: "Se permanecerdes na Minha palavra, sereis Meus verdadeiros discípulos; conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará." Jo 8,32
    Ora, como vimos, essa Verdade era Ele mesmo: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida..." Jo 14,6
    É de Jesus que falam todas as Escrituras, como Ele mesmo tratou de assegurar: "Vós perscrutais as Escrituras, julgando encontrar nelas a Vida Eterna. Pois bem! São elas mesmas que dão testemunho de Mim." Jo 5,39
    E enquanto caminho da Verdade, para os que creem, Jesus tornou-Se pedra angular, que orienta a construção de Sua Igreja; ou, para os que não creem, pedra de tropeço. Ele avisou: "Aquele que tropeçar nesta pedra, far-se-á em pedaços; e aquele sobre quem ela cair será esmagado." Mt 21,44
    Por isso determinou: "... ninguém vem ao Pai senão por Mim." Jo 14,6
    Pois como afirmava, Ele e o Pai são inseparáveis: "Desse modo, todos honrarão o Filho, bem como honram o Pai. Aquele que não honra o Filho, não honra o Pai, que O enviou." Jo 5,23
    Com efeito, só nos é possível adorar a Deus se estivermos completamente envolvidos pela Verdade, como Ele ensinou à samaritana no poço de Jacó: "Deus é espírito, e os Seus adoradores devem adorá-Lo em espírito e Verdade." Jo 4,24
    E a Verdade, defende São Paulo, só nos é facultada pela boa vontade em conhecer: "Porém, como invocarão Aquele em Quem não têm fé? E como crerão n'Aquele de Quem não ouviram falar? E como ouvirão falar, se não houver quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados, como está escrito: 'Quão formosos são os pés daqueles que anunciam as boas novas (Is 52,7)'? Mas não são todos que prestaram ouvido à Boa Nova. É o que exclama Isaías: 'Senhor, quem acreditou na nossa pregação (Is 53,1)?' Logo, a fé provém da pregação e a pregação se exerce em razão da Palavra de Cristo." Rm 10,14-17
    Por isso ele insistia com eloquência perante os cristãos, mesmo que advertindo de grandes tormentos, e assim instituía novos sacerdotes por onde passava: "Naqueles dias, Paulo e Barnabé voltaram para as cidades de Listra, Icônio e Antioquia. Encorajando os discípulos, eles os exortavam a permanecerem firmes na fé, dizendo-lhes: 'É preciso que passemos por muitos sofrimentos para entrar no Reino de Deus.' Em cada igreja instituíram anciãos e, após orações com jejuns, encomendaram-nos ao Senhor, em Quem tinham confiado." At 14,21b-23
    Profundamente inspirado, ele sabia da imensa responsabilidade que pesava sobre seu ministério: "Anunciar o Evangelho não é glória para mim; é uma obrigação que se me impõe. Ai de mim, se eu não anunciar o Evangelho!" 1 Cor 9,16
    Mas ele e seus companheiros tinham sempre presente que era Deus que lhes abria as portas: "Dali embarcaram para Antioquia, de onde tinham saído, entregues à graça de Deus, para o trabalho que haviam realizado. Chegando ali, reuniram a comunidade. Contaram-lhe tudo o que Deus fizera por meio deles e como havia aberto a porta da fé para os pagãos." At 14,26-27


O AUXÍLIO DO ESPÍRITO SANTO

    E a Verdade, como disse Jesus, só pode ser conhecida com a ajuda do Espírito Santo: "Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ensinar-vos-á toda a Verdade, porque não falará por Si mesmo, mas dirá o que ouvir, e anunciar-vos-á as coisas que virão." Jo 16,13
    Foi agindo em Comunhão com o Ele, e implicitamente com o Pai, que Jesus instruía os Apóstolos: "... depois de ter dado pelo Espírito Santo Suas instruções aos Apóstolos que escolhera..." At 1,2
    Junto aos Apóstolos, o Espírito de Deus também tornou-Se 'testemunha' da Ressurreição de Jesus: "Deste fato nós somos testemunhas, nós e o Espírito Santo, que Deus deu a todos aqueles que Lhe obedecem." Ap 5,32
    Com efeito, Ele é o maior presente que Deus tem para nos dar, como garantiu Jesus: "... Vosso Pai celestial dará o Espírito Santo aos que LhO pedirem." Lc 11,13
    É Ele que nos revela a Verdade que Deus quer que conheçamos. Disse o Apóstolo dos Gentios: "Coisas que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou (Is 64,4), tais são os bens que Deus tem preparado para aqueles que O amam. Todavia, Deus no-las revelou pelo Seu Espírito..." 1 Cor 2,9-10
    É Ele que nos faz perceber as Graças que recebemos: "... o Espírito que vem de Deus, que nos dá a conhecer as graças que Deus nos concedeu..." 1 Cor 2,12
    Sem Sua ajuda, portanto, é impossível chegar à fé: "... o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, pois para ele são loucuras. Nem as pode compreender, porque é pelo Espírito que se devem ponderar. O homem espiritual, ao contrário, julga todas as coisas e não é julgado por ninguém." 1 Cor 2,14-15
    Até mesmo para reconhecer Jesus como Nosso Salvador precisamos do auxílio do Divino Paráclito: "... ninguém pode dizer: Jesus é o Senhor, senão sob a ação do Espírito Santo." 1 Cor 12,3
    Por isso, para que todos conhecêssemos a Divina Revelação, São Paulo rezava: "Rogo ao Deus de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da Glória, vos dê um espírito de Sabedoria que vos revele o conhecimento d'Ele..." Ef 1,17
    E foi isso que aconteceu também com os não-judeus, como aferiu São Pedro ao dirigir-lhes sua primeira carta: "... àqueles que, pela justiça do Nosso Deus e do Salvador Jesus Cristo, alcançaram uma fé tão preciosa como a nossa." 2 Pd 1,1b

"AUMENTA-NOS A FÉ!"

    Quando o vento e as ondas açoitaram o barco dos Apóstolos, eles tiveram muito medo e, desesperados, acordaram Jesus. E Ele, que tantos sinais já havia realizado diante de seus olhos, fez-lhes uma pergunta que cabe também a nós, que nos dizemos cristãos: "Onde está a vossa fé?" Lc 8,25
    De quantos sinais precisamos? Até quando continuaremos esquecendo tantas graças já recebidas? Em uma atitude parecida com a de muitos de nós, o pai do menino possesso pede socorro a Jesus, mas sem muita convicção, exprimindo-se com dubiedade e vagueza. Contudo, embora com sutileza, Ele não deixou de repreendê-lo: "'Se tu, porém, podes alguma coisa, ajuda-nos, compadece-te de nós!' Disse-lhe Jesus: Se podes alguma coisa?'... Tudo é possível àquele que crê." Mc 9,22b.23
    Realmente desesperado, o pai então implorou, reconhecendo sua tibieza: "Imediatamente exclamou o pai do menino: 'Creio! Vem em socorro à minha falta de fé!'" Mc 9,24
    O centurião de Cafarnaum, porém, vai causar a admiração de Jesus: "Respondeu o centurião: 'Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha casa. Dizei uma só palavra e meu servo será curado. Pois eu também sou um subordinado e tenho soldados às minhas ordens. Eu digo a um: Vai, e ele vai; a outro: Vem, e ele vem; e a meu servo: Faze isto, e ele o faz... Ouvindo isto, cheio de admiração, disse Jesus aos presentes: 'Em verdade vos digo: não encontrei semelhante fé em ninguém de Israel.' Depois, dirigindo-Se ao centurião, disse: 'Vai, seja-te feito conforme a tua fé.' Na mesma hora o servo ficou curado." Mt 8,8,10.13
    A mulher cananeia, não por acaso mais alguém do estrangeiro, também tocou o Coração de Jesus pela fé: "Jesus partiu dali e retirou-se para os arredores de Tiro e Sidônia. E eis que uma cananeia, originária daquela terra, gritava: 'Senhor, filho de Davi, tem piedade de mim! Minha filha está cruelmente atormentada por um demônio.' Jesus não lhe respondeu palavra alguma. Seus discípulos vieram a Ele e disseram-Lhe com insistência: 'Despede-a, ela nos persegue com seus gritos.' Jesus respondeu-lhes: 'Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.' Mas aquela mulher veio prostrar-se diante dele, dizendo: 'Senhor, ajuda-me!' Jesus respondeu-lhe: 'Não convém jogar aos cachorrinhos o pão dos filhos.' 'Certamente, Senhor,' replicou-Lhe ela; 'mas os cachorrinhos ao menos comem as migalhas que caem da mesa de seus donos...' Disse-lhe, então, Jesus: 'Ó mulher, grande é tua fé! Seja-te feito como desejas.' E na mesma hora sua filha ficou curada." Mt 15-21-28
    De fato, chegou Jesus a denunciar a incredulidade de Seus conterrâneos: "E acrescentou: 'Em verdade vos digo: nenhum profeta é bem aceito na sua pátria. Em verdade vos digo: muitas viúvas havia em Israel, no tempo de Elias, quando se fechou o céu por três anos e meio e houve grande fome por toda a terra; mas a nenhuma delas foi mandado Elias, senão a uma viúva em Sarepta, na Sidônia. Igualmente havia muitos leprosos em Israel, no tempo do profeta Eliseu; mas nenhum deles foi limpo, senão o sírio Naamã.'" Lc 4, 24-27
    A conclusão de São Mateus sobre esse fato é terminativa: "Por causa da incredulidade deles, operou ali poucos milagres." Mt 13,58
    São Marcos registra ainda outro detalhe: "E admirou-Se da incredulidade deles." Mc 6,6
    Os cegos que chamaram Jesus de filho de Davi, no entanto, pediram por piedade que fossem curados. Ele respondeu-lhes com uma pergunta e, em seguida, realizou as cura correspondentes à fé que lhe tinham, que, de fato, pelos relatos que ouviram ao Seu respeito, era absoluta: "Disse-lhes: 'Credes que Eu posso fazer isso?' 'Sim, Senhor,' responderam eles. Então Ele tocou-lhes nos olhos, dizendo: 'Seja-vos feito segundo vossa fé.' No mesmo instante, os seus olhos se abriram." Mt 9,28b-30a


    Para que se chegue à fé, como visto, tudo depende de uma sincera iniciativa, de uma 'antecipada simpatia', da qual falou o Papa Bento XVI. Como todas as coisas santas, o dom da fé, entre outros, deve ser pedido a Deus. Jesus ensinou: "Pedi e se vos dará. Buscai e achareis. Batei e vos será aberto. Porque todo aquele que pede, recebe. Quem busca, acha. A quem bate, abrir-se-á." Mt 7,7-8
    Os Apóstolos entenderam bem essa lição. Tanto que, quando Nosso Salvador falou em perdoar infinitamente, eles Lhe pediram: "Aumenta-nos a fé!" Lc 17,5
    Noutra situação, quando os Apóstolos Lhe perguntaram porque não conseguiram curar um menino, Ele responde-lhes com uma hipérbole, um proposital exagero, para evidenciar o poder e a importância da fé: "Por causa de vossa falta de fé. Em verdade vos digo: se tiverdes fé, como um grão de mostarda, direis a esta montanha: 'Transporta-te daqui para lá', e ela irá; e nada vos será impossível." Mt 17,20
    São Paulo recomenda empenho para alcançá-la, mas em companhia de quem verdadeiramente cultua a Deus: "Foge das paixões da mocidade, busca com empenho a justiça, a fé, a caridade, a Paz, com aqueles que invocam o Senhor com pureza de coração." 2 Tm 2,22
    E também faz uma síntese radical em carta aos coríntios: "Andamos pela fé e não pela visão." 2 Cor 5,7
    Mas, escrevendo aos tessalonicenses, também indicou de Quem vem esse dom: "Não cessamos de rezar por vós, para que o Nosso Deus vos faça dignos da Sua vocação. Que Ele, por Seu poder, realize todo o bem que desejais e torne ativa a vossa fé." 2 Ts 1,11
    E ao convidar os romanos à humildade, afirmou claramente que a fé é uma dádiva: "Em virtude da Graça que me foi dada, recomendo a todos e a cada um: não tenham de si mesmos um conceito mais elevado do que convém, mas uma justa estima, ditada pela Sabedoria, de acordo com o grau de fé que Deus lhes distribuiu." Rm 12,3
    Já o profeta Habacuc, sem o menor exagero, disse em poucas palavras o que mantem vivo aquele que quer praticar a justiça. De tão forte, essa frase foi repercutida em vários livros da Bíblia: "O justo viverá pela fé!" Hab 2,4
    De toda forma, Jesus bem sabia a importância dos sinais. Por isso, pouco antes de Sua Ascensão aos Céus, garantiu que os Seus Apóstolos realizariam maravilhas: "Estes milagres acompanharão os que crerem..." Mc 16,17
    E, dentro de nós, algo mais nos sustenta no Caminho indicado por Jesus. Disse São Paulo: "... a esperança não engana." Rm 5,5
    Disse também a São Timóteo: "... pusemos a nossa esperança em Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, sobretudo dos fiéis." 1 Tm 4,10
    Mas devemos ter uma consciência ativa e honesta, capaz de não desmerecer as graças já alcançadas e ser fiéis aos compromissos que assumimos em honra dos Sacramentos. É com esse espírito que devemos enfrentar as situações difíceis, sem nos afastarmos da fé, como muitos fazem. Através de São Timóteo, São Paulo nos exorta: "... sustenta o bom combate, com fidelidade e boa consciência, pois alguns desprezaram e naufragaram na fé." 1 Tm 1,18-19
    De fato, com toda propriedade diz-nos a Carta aos Hebreus: "Ora, sem fé é impossível agradar a Deus..." Hb 11,6
    Lembremos, contudo, que nossa fé tem que agir dentro dos inconfundíveis limites do amor: "... a fé que opera pela caridade." Gl 5,6
    São Judas Tadeu, referindo-se à fé na Revelação como o maior bem entregue aos Apóstolos, diz-nos com que propósito escreveu sua carta: "... senti a necessidade de dirigir-vos esta carta para exortar-vos a pelejar pela fé, confiada de uma vez para sempre aos Santos." Jd 1,3
    Nesse sentido, não podemos nos deixar seduzir pelo individualismo, exigindo manifestações e sinais ao sabor de nossa vontade, desmerecendo tantos testemunhos já dados por tantas pessoas. E tenhamos uma certeza: é Jesus mesmo, por Sua inteira e soberana vontade, que pode semear e fazer crescer a fé em nossos corações: "Desse modo, cercados como estamos de uma tal nuvem de testemunhas, desvencilhemo-nos das cadeias do pecado. Corramos com perseverança ao combate proposto, com o olhar fixo no autor e consumador de nossa fé, Jesus." Hb 12,1-2a
    A fé, portanto, é mais um mistério. Contudo, é também a vitória do povo de Deus. É ela que nos dá a ciência além da ciência: "A fé é o fundamento da esperança, é uma certeza a respeito do que não se vê. Foi ela que fez a glória dos nossos antepassados. Pela fé reconhecemos que o mundo foi formado pela Palavra de Deus e que as coisas visíveis se originaram do invisível." Hb 11,1-3
    Por isso garante São João Evangelista: "... porque todo o que nasceu de Deus vence o mundo. E esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé." 1 Jo 5,4

    "Meu Senhor e Meu Deus, eu creio, mas aumentai minha fé!"
    "Tornai viva nossa fé, nossa esperança!"