terça-feira, 26 de março de 2024

O Sagrado


    Teríamos todos nós o senso do sagrado? Ele precisaria ser estimulado? Todo ser humano, por si mesmo, é capaz de ativá-lo? Embora sejam sim as respostas, com algumas ligeiras ressalvas, claro, olhando para o mundo a sensação que se tem é justamente o contrário: estaríamos perdendo-o cada vez mais. Pudera: diante de tanto relativismo, hedonismomaterialismo e consumismo, não haveria como ser diferente.
    Ora, isso já acontecia com Jerusalém, enquanto grande cidade à época, a ponto de não acolherem o Cristo. Foi quando Ele profetizou sua destruição: "Aproximando-Se ainda mais, Jesus contemplou Jerusalém e chorou sobre ela, dizendo: 'Oh! Se também tu, ao menos neste dia que te é dado, conhecesses Aquele que pode trazer-te a Paz!... Mas não... Isso está oculto a teus olhos. Sobre ti virão dias em que teus inimigos te cercarão de trincheiras, te sitiarão e te atacarão por todos lados. Destruí-te-ão a ti e a teus filhos que estiverem dentro de ti, e não deixarão em ti pedra sobre pedra, porque não conheceste o tempo em que foste visitada." Lc 19,41-44
    E há vários registros bíblicos de que as coisas nem sempre estiveram bem. 700 anos antes de Cristo, Deus já Se queixava de Seu povo através do Profeta Isaías: "Eu criei filhos e eduquei-os. Eles, porém, revoltaram-se contra Mim. O boi conhece seu possuidor, e o asno, o estábulo de seu dono, mas Israel não conhece nada, e Meu povo não tem entendimento." Is 1,3
    O próprio Isaías atestava: "Abandonaram o Senhor, desprezaram o Santo de Israel e voltaram-Lhe as costas." Is 1,4
    Contudo, não é absurdo que em cada ser humano vejamos a capacidade de reconhecer o sagrado. Está no Gênesis: "Então Deus disse: 'Façamos o homem à Nossa imagem e semelhança.'" Gn 1,26a
    O Eclesiástico já observava as habilidades de Sua mais nobre criação: "Neles criou a ciência do espírito, encheu-lhes o coração de Sabedoria e mostrou-lhes o bem e o mal. Pôs Seu olhar em seus corações para mostrar-lhes a majestade de Suas obras, a fim de que celebrassem a santidade de Seu Nome e O glorificassem por Suas maravilhas, apregoando a magnificência de Suas obras." Eclo 17,6-8
    E com a Vinda do Santo Paráclito, a Revelação já é plena entre o povo de Deus, como Ele mesmo prometeu através do Profeta Jeremias: "Mas esta é a Aliança que estabelecerei com a Casa de Israel depois daqueles dias: imprimirei Minhas leis em seu espírito e grava-las-ei em seu coração. Eu serei Seu Deus, e eles serão Meu povo. Ninguém mais terá que ensinar a seu concidadão, ninguém a seu irmão, dizendo: 'Conhece o Senhor', porque todos Me conhecerão, desde o menor até o maior." Jr 31,33-34
    Nossa atitude, no entanto, não pode ser nem de acomodação nem de presunção. Pelo contrário, comentando sobre o agir de Deus, o próprio Jesus dizia: "Portanto, sede perfeitos, assim como Vosso Pai Celeste é perfeito." Mt 5,48
    São Paulo exorta que cresçamos espiritualmente: "Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação de vosso espírito para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que Lhe agrada e o que é perfeito." Rm 12,2
    E diz da efetividade da Sã Doutrina: "No mais, irmãos, de nós aprendestes a maneira como deveis proceder para agradar a Deus, e já o fazeis. Rogamo-vos, pois, e exortamo-vos no Senhor Jesus a que progridais sempre mais. Pois conheceis que preceitos vos demos da parte do Senhor Jesus. Esta é a vontade de Deus: vossa santificação!" 1 Ts 4,1-3a
    Ora, mesmo garantindo os auxílios da Divina Graça para não nos iludirmos com vaidades, as quais sempre nos afastam de Deus, Jesus recomendou a vigília e a oração: "Vigiai e orai para que não entreis em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca." Mt 26,41
    E nosso crescimento espiritual é a principal função da Santa Madre Igreja, através da qual Jesus pessoalmente educa cada um de nós, tal qual prometeu a São Pedro: "... tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei Minha Igreja." Mt 16,18b
    Ele explicitou a intensa atividade do Pai neste projeto: "Eu sou a verdadeira videira, e Meu Pai é o agricultor. Todo ramo que não der fruto em Mim, Ele cortá-lo-á. E podará todo aquele que der fruto, para que produza mais fruto." Jo 15,1-2
    E também explicitou que Ele mesmo, como Deus, nos é essencial: "Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanecer em Mim e Eu nele, esse dará muito fruto. Porque sem Mim nada podeis fazer." Jo 15,5
    Pois é através da Unidade da fé, isto é, da Comunhão do Espírito Santo, e tão somente por ela, que podemos alcançar a maturidade do Cristo. São Paulo explicou: "A uns Ele (Jesus) constituiu Apóstolos; a outros, profetas; a outros, evangelistas, pastores, doutores, para o aperfeiçoamento dos cristãos, para o desempenho da tarefa que visa à construção do Corpo de Cristo, até que todos tenhamos chegado à Unidade da e do conhecimento do Filho de Deus, até atingirmos o estado de homem feito, a estatura da maturidade de Cristo. Para que não continuemos crianças ao sabor das ondas, agitados por qualquer sopro de doutrina, ao capricho da malignidade dos homens e de seus enganadores artifícios." Ef 4,11-14
    De fato, a Comunhão é a razão de ser da Igreja de Cristo, como Ele mesmo sentenciou: "Nisto todos conhecerão que sois Meus discípulos, se vos amardes uns aos outros." Jo 13,35
    Referindo-Se aos Apóstolos, Ele rezou ao Pai por nós, que os ouvimos, pois na Comunhão, que só a Santa Eucaristia pode efetivar, está a Glória de Deus: "Não rogo somente por eles, mas também por aqueles que por sua palavra hão de crer em Mim. Para que todos sejam Um, assim como Tu, Pai, estás em Mim e Eu em Ti, para que eles também estejam em Nós e o mundo creia que Tu Me enviaste. Dei-lhes a Glória que Me deste, para que sejam Um, como Nós somos Um: Eu neles e Tu em Mim, para que sejam perfeitos na Unidade e o mundo reconheça que Me enviaste e os amaste, como amaste a Mim." Jo 17,20-23
    E só há verdadeira purificação de pecados e Comunhão se buscarmos a Luz do Mundo. Só assim se dissipam as trevas, corrigindo-nos uns aos outros como São João Evangelista ensina: "Se, porém, andamos na Luz como Ele mesmo está na Luz, temos Comunhão uns com os outros, e o Sangue de Jesus Cristo, Seu Filho, purifica-nos de todo pecado." 1 Jo 1,7
    Essa era uma constante na pregação de São Paulo, que escreveu aos efésios: "Exorto-vos, pois, prisioneiro que sou pela causa do Senhor, que leveis uma vida digna da vocação à qual fostes chamados, com toda humildade e amabilidade, com grandeza de alma, mutuamente suportando-vos com caridade. Sede solícitos em conservar a Unidade do Espírito no vínculo da Paz. Sede um só Corpo e um só espírito, assim como por vossa vocação fostes chamados a uma só esperança." Ef 4,1-4
    Também escreveu aos colossenses: "Portanto, como eleitos de Deus, santos e queridos, revesti-vos de entranhada misericórdia, de bondade, humildade, doçura, paciência. Suportai-vos uns aos outros e mutuamente perdoai-vos todas vezes que tiverdes queixa contra outrem. Como o Senhor vos perdoou, assim perdoai também vós." Cl 3,12-13
    Pois a multiforme Sabedoria de Deus se expressa nas experiências de nossos irmãos, espelhando as Escrituras. Eis a importância dos testemunhos, hoje tão largamente usados: "A Palavra de Cristo permaneça entre vós em toda sua riqueza, de sorte que com toda Sabedoria possais mutuamente instruir-vos e exortar-vos." Cl 3,16
    Por isso, o Último Apóstolo pedia aos tessalonicenses: "Ele morreu por nós, a fim de que nós, quer em estado de vigília, quer de sono, vivamos em união com Ele. Assim, pois, mutuamente consolai-vos e edificai-vos como já o fazeis." 1 Ts 5,10-11
    Sem dúvida, não é dada a opção de abraçar a Cristo sem abraçar Sua Igreja. São Paulo firmou na Carta aos Efésios: "Este mistério é grande, quero dizer, com referência a Cristo e à Igreja." Ef 5,32
    Porque tal maturidade, que deve ser cultuada por seus membros, é nosso renascer: "Todo aquele que está em Cristo é uma nova criatura. Passou o que era velho, eis que tudo se fez novo!" 2 Cor 5,17
    Jesus, com efeito, disse a Nicodemos, um notável fariseu: "Em Verdade, em Verdade, digo-te: quem não nascer de novo não poderá ver o Reino de Deus." Jo 3,3
    E prometeu aos religiosos judeus: "Se guardardes Minha Palavra, sereis de fato Meus discípulos. Conhecereis a Verdade e a Verdade libertá-vos-á." Jo 8,31-32
    Porque, fora Jesus, não há caminho para verdadeiramente achegar-nos a Deus. Ele disse: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai senão por Mim." Jo 14,6
    Mas a quantos de nós ainda falta a humildade para reconhecer o valor e o poder da Palavra de Jesus? Para nosso exemplo, disse-Lhe o oficial romano: "Senhor, não Te incomodes, pois não sou digno de que entres em minha casa. Nem sequer me atrevi a ir pessoalmente ao Teu encontro. Mas diz uma palavra e meu empregado ficará curado." Lc 7,6-7
    Ainda estaríamos raciocinando sob aspectos materiais, conforme as palavras de São Paulo: "... o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, pois para ele são loucuras. Nem pode compreendê-las, porque é pelo Espírito que devem ponderá-las. O homem espiritual, ao contrário, julga todas coisas e não é julgado por ninguém." 1 Cor 2,14-15
    Ele denuncia abjetos arranjos sociais que levam à irreligiosidade e à loucura da autoadoração: "A ira de Deus manifesta-se do alto do Céu contra toda impiedade e perversidade dos homens, que pela injustiça aprisionam a Verdade. Pretendendo-se sábios, tornaram-se estultos. Trocaram a Verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura em vez do Criador, que é bendito pelos séculos. Amém!" Rm 1,18.22.25
    E São Tiago Menor pedia prostração: "Aproximai-vos de Deus, e Ele aproximar-Se-á de vós. Lavai as mãos, pecadores, e purificai vossos corações, ó homens de dupla atitude. Reconhecei vossa miséria, afligi-vos e chorai. Converta-se vosso riso em pranto e vossa alegria em tristeza. Humilhai-vos na presença do Senhor, e Ele exaltá-vos-á." 1 Tg 4,8-10
    Na verdade, existem sutis detalhes a serem observados, como Jesus apontou: "Entrai pela estreita porta, porque larga é a porta e espaçoso o caminho que leva à perdição, e muitos são os que por ela entram!" Mt 7,13
    Pois o motivo do embrutecimento dos sentidos, Ele avisa, tem nome e ronda a todos: "Todo aquele que ouve a Palavra do Reino, e não a compreende, é como a semente que caiu à beira do caminho: vem o Maligno e rouba o que foi semeado em seu coração." Mt 13,19
    E o final de muitas histórias é simplesmente a insensatez: "Mas aquele que ouve Minhas palavras e não as põe em prática é semelhante a um homem insensato, que construiu sua casa na areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e investiram contra aquela casa. Ela caiu e grande foi sua ruína." Mt 7,26-27
    Ele alertou os fariseus, que cinicamente eram avarentos: "Vós procurais parecer justos aos olhos dos homens, mas Deus conhece vossos corações..." Lc 16,15
    Esbravejou contra a malícia de falsos religiosos, que se portam como donos da Revelação e a distorcem: "Ai de vós, hipócritas escribas e fariseus! Vós fechais aos homens o Reino dos Céus. Vós mesmos não entrais e nem deixais que entrem os que querem entrar." Mt 23,13
    Denunciou suas 'criaturas': "Ai de vós, hipócritas escribas e fariseus! Percorreis mares e terras para fazer um prosélito e, quando o conseguis, dele fazeis um filho do inferno duas vezes pior que vós mesmos." Mt 23,15
    Até admitia que pecassem contra Ele, por conta de Sua paradoxal condição humana, mas disse que o pecado contra o Espírito Santo, sem o devido arrependimento, não terá o perdão de Deus: "Por isso, Eu digo-vos: todo pecado e toda blasfêmia serão perdoados aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito não lhes será perdoada. Todo aquele que tiver falado contra o Filho do Homem será perdoado. Se, porém, falar contra o Espírito Santo, não alcançará perdão nem neste nem no vindouro século." Mt 12,31-32
    De fato, os religiosos faziam a Jesus as mais absurdas acusações: "Responderam então os judeus: 'Não dizemos com razão que és samaritano, e que estás possesso de um demônio?'" Jo 8,48
    Acusaram-nO de ser o próprio inimigo, como Ele mesmo atestou aos Apóstolos: "Se chamaram de Beelzebul ao Pai de família, quanto mais o farão às pessoas de Sua Casa!" Mt 10,25b
    No entanto, desafiava-os: "Quem de vós Me acusará de pecado?" Jo 8,46a
    Usou de todos artifícios para convencê-los de Sua manifestação como o Messias: "Se Eu não faço as obras de Meu Pai, não Me creiais. Mas se as faço, e se não quiserdes crer em Mim, crede em Minhas obras, para que saibais e reconheçais que o Pai está em Mim e Eu no Pai." Jo 10,37-38
    Mas Seus milagres e prodígios não seriam em vão: "Depois Jesus começou a censurar as cidades, onde tinha feito grande número de Seus milagres, por terem recusado arrepender-se: 'Ai de ti, Corozaim! Ai de ti, Betsaida! Porque se em Tiro e Sidônia tivessem sido feitos os milagres que em vosso meio foram feitos, há muito tempo elas teriam-se arrependido sob o cilício e a cinza. Por isso, digo-vos: no Dia do Juízo, haverá menor rigor para Tiro e para Sidônia que para vós! E tu, Cafarnaum, serás elevada até o Céu? Não! Serás atirada até o inferno! Porque se Sodoma tivesse visto os milagres que dentro de teus muros foram feitos, subsistiria até este dia. Por isso, digo-te: no Dia do Juízo, haverá menor rigor para Sodoma que para ti!'" Mt 11,20-24
    Também disse aos fariseus de Jerusalém, sobre o testemunho da cura do cego de nascença: "Respondeu-lhes Jesus: 'Se fôsseis cegos, não teríeis pecado. Mas como pretendeis ver, vosso pecado permanece.'" Jo 9,41
    E a todos que O viram ou ouviram Sua pregação pelo anúncio do Evangelho: "... porque se não crerdes que EU SOU, morrereis em vosso pecado." Jo 8,24b
    Quanto à mera insensibilidade religiosa, típica de embrutecidos e que leva à exploração da fé alheia, Seu remédio foi até mais simples: improvisando um chicote, Ele lançou mão de força bruta contra os vendilhões do Templo: "Porventura não está escrito: 'Minha Casa chamar-se-á Casa de Oração para todas nações (Is 56,7)'? Mas vós dela fizestes um 'covil de ladrões (Jr 7,11).' Mc 11,17


'CRESCEI NA GRAÇA'

    Afirmativamente, Jesus pedia sincera conversão: "... os verdadeiros adoradores hão de adorar o Pai em espírito e Verdade, e são esses adoradores que o Pai deseja. Deus é espírito, e Seus adoradores devem adorá-Lo em espírito e Verdade." Jo 4,23-24
    Ele estimulava o culto às sagradas coisas, praticado em absoluta confiança na Divina Providência: "Antes buscai o Reino de Deus e Sua justiça, e todas estas coisas sê-vos-ão dadas em acréscimo." Mt 6,33
    E nomeou-as, ao criticar os religiosos de então: "Ai de vós, hipócritas escribas e fariseus ! Pagais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e desprezais os mais importantes preceitos da Lei: a justiça, a misericórdia, a fidelidade." Mt 23,23a
    Buscar o Reino dos Céus representa aplicar todas nossas capacidades para bem conhecer a Deus. Nosso Salvador fez questão de reafirmar o amor a Deus, expresso no primeiro Mandamento: "Jesus respondeu-lhe: 'O primeiro de todos Mandamentos é este: Ouve, Israel, o Senhor Nosso Deus é o único Senhor. Amarás ao Senhor Teu Deus com todo teu coração, com toda tua alma, com todo teu entendimento e com todas tuas forças.'" Mc 12,29-30
    E para tanto contamos com os auxílios do Espírito Santo. São Paulo não tem dúvida: "Porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado." Rm 5,5b
    Ele reza ao Pai "... para que vos conceda, segundo Seu glorioso tesouro, que sejais poderosamente robustecidos por Seu Espírito em vista do crescimento de vosso homem interior." Ef 2,16
    É Ele Quem conduz a Igreja e provoca autênticas conversões, como Jesus prometeu: "Entretanto, digo-vos a Verdade: a vós convém que Eu vá! Porque se Eu não for, o Paráclito não virá a vós. Mas se Eu for, enviá-Lo-ei a vós. E quando Ele vier, convencerá o mundo a respeito do pecado, da justiça e do Juízo. Convencerá o mundo a respeito do pecado, que consiste em não crer em Mim. Convencê-lo-á a respeito da justiça, porque Eu Me vou para junto do Meu Pai e vós já não Me vereis. Ele convencê-lo-á a respeito do Juízo, que consiste em que o príncipe deste mundo já está julgado e condenado." Jo 16,7-11
    E se há mistérios não revelados, como São Paulo argumentou, a Revelação da qual somos testemunhas é divina e suficiente para alcançarmos a Salvação: "Porquanto o que se pode conhecer de Deus, eles leem-no em si mesmos, pois Deus lhes revelou. Desde a criação do mundo, as invisíveis perfeições de Deus, isto é, Seu sempiterno poder e divindade, tornam-se visíveis à inteligência por Suas obras, de modo que não podem escusar-se." Rm 1,19-20
    São João Evangelista, oportunamente, foi enfático ao confirmar a Divina Manifestação de Jesus: "Sabemos que o Filho de Deus veio e que Ele nos deu entendimento para conhecermos o Verdadeiro." 1 Jo 5,20
    Não por acaso, ao citar as sutilezas da RevelaçãoSão Paulo escreveu: "Por meio do Sangue de Cristo é que fomos libertos, e n'Ele nossas faltas foram perdoadas, conforme a riqueza de Sua Graça. Deus derramou-a sobre nós, abrindo-nos para toda Sabedoria e inteligência. Ele fez-nos conhecer o mistério da Sua vontade..." Ef 1,7-9
    Também disse das obras de Suas mãos: "Assim, nem o que planta nem o que rega é alguma coisa, mas só Deus, que faz crescer." 1 Cor 3,7
    E como São Pedro ensinou, através de Jesus podemos contar com os extraordinários auxílios que nos levam, não só ao senso do sagrado, mas propriamente à Sua Glória, a participar de Sua natureza divina: "O divino poder deu-nos tudo que contribui para a Vida e a piedade, fazendo-nos conhecer Aquele que nos chamou por Sua Glória e Sua virtude. Por elas, temos entrado na posse das maiores e mais preciosas promessas, a fim de tornar-vos por este meio participantes da natureza divina, subtraindo-vos à corrupção que a concupiscência gerou no mundo." 2 Pd 1,3-4
    Pois Deus é suave, e Seu projeto é a Vida Eterna: "Como recém-nascidas crianças, com ardor desejai o leite espiritual que vos fará crescer para a Salvação, se é que tendes saboreado quão suave é o Senhor (Sl 33,9)." 1 Pd 2,2-3
    Assim, para que realmente comunguemos do sagrado, devemos buscar a Deus na Comunhão Eucarística, o Perfeito Sacrifício oferecido por Jesus: "Quem come Minha Carne e bebe Meu Sangue permanece em Mim e Eu nele." Jo 6,56
    Por ela temos a Salvação: "Eu sou o Pão Vivo que desceu do Céu. Quem comer deste Pão viverá eternamente. E o Pão, que Eu hei de dar, é Minha Carne para a Salvação do mundo." Jo 6,51
    Mas como São Paulo insistiu, repetidamente falando sobre a Unidade da Igreja, devemos saber que só há uma Comunhão: "Uma vez que há um único Pão, nós, embora sendo muitos, formamos um só Corpo, porque todos nós comungamos do mesmo Pão." 1 Cor 10,17
    Ou seja, só há um sagrados Pão e Vinho. O Apóstolo dos Gentios corrigia: "Não podeis beber ao mesmo tempo o Cálice do Senhor e o cálice dos demônios. Não podeis participar ao mesmo tempo da mesa do Senhor e da mesa dos demônios." 1 Cor 10,21
    Tal entendimento, no entanto, requer oração, sinceridade e perseverança, como o próprio Jesus disse: "Como o Pai Me ama, assim Eu também vos amo. Perseverai no Meu amor." Jo 15,9
    E também requer verdadeira fé, na lição de São Paulo: "A fé é um modo de já possuir aquilo que se espera, é um meio de conhecer realidades que não se veem." Rm 11,1
    Em sua profunda inspiração, ele usou de todos recursos para fazer com que os povos chegassem ao conhecimento de Deus, como diante dos gregos ao falar do 'Deus desconhecido': "Pois bem, esse Deus que adorais sem conhecer, é exatamente Aquele que eu vos anuncio." At 17,23
    Pregou aos coríntios, visando multiplicar a evangelização: "Empenhai-vos em procurar a caridade. Igualmente aspirai aos dons espirituais, mas sobretudo ao de profecia." 1 Cor 14,1
    Recomendou santidade aos colossenses: "Se, portanto, ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. Afeiçoai-vos às coisas lá de cima, e não às da terra." Cl 3,1-2
    Rezou a Jesus pela caridade dos tessalonicenses: "Que o Senhor vos faça crescer e avantajar em mútua caridade e para com todos homens, como é nosso amor para convosco." 1 Ts 3,12
    Pediu empenho a São Timóteo: "Porque a raiz de todos males é o amor ao dinheiro. Acossados pela cobiça, alguns se desviaram da fé e se enredaram em muitas aflições. Mas tu, ó homem de Deus, foge desses vícios e com todo empenho procura a piedade, a fé, a caridade, a paciência, a mansidão. Combate o bom combate da fé." 1 Tm 6,10-12a
    Aconselhou: "Antes é preciso que o lavrador trabalhe com afinco, se quer boa colheita." 2 Tm 2,6
    Sempre pensando em edificar a Igreja, ele diz: "Portanto, tu, meu filho, procura progredir na Graça de Jesus Cristo. O que de mim ouviste em presença de muitas testemunhas, confia-o a fiéis homens que, por sua vez, sejam capazes de instruir a outros." 2 Tm 2,1-2
    Lembrou, pois, a Paixão de Cristo aos efésios: "Como amados filhos, pois, sede imitadores de Deus. Progredi na caridade segundo o exemplo de Cristo, que nos amou e por nós Se entregou a Deus como oferenda e sacrifício de agradável odor." Ef 5,1-2
    E evocando a Missão de Jesus, exortou-os: "Veio para anunciar a Paz a vós que estáveis longe, e a Paz também àqueles que estavam perto, porquanto é por Ele que ambos temos acesso junto ao Pai pelo mesmo Espírito. Consequentemente, já não sois hóspedes nem peregrinos, mas sois concidadãos dos Santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos Apóstolos e Profetas, tendo por pedra angular o próprio Cristo Jesus. É n'Ele que todo edifício se levanta, harmonicamente disposto, até formar um santo templo no Senhor. É n'Ele que vós também entrais, pelo Espírito, na estrutura do edifício que se torna a habitação de Deus." Ef 2,17-22
    Disse aos filipenses: "Contudo, seja qual for o grau a que chegamos, o que importa é decididamente prosseguir. Irmãos, sede meus imitadores, e atentamente olhai para os que vivem segundo o exemplo que nós vos damos." Fl 3,16-17
    Os seguidores de sua tradição também advertiam das heresias, recomendando os Sacramentos da Igreja: "Não vos deixeis desviar pela diversidade de estranhas doutrinas. É muito melhor fortificar a alma pela Graça..." Hb 13,9
    O próprio São Paulo pedia respeito aos Sacramentos: "Na qualidade de colaboradores Seus, exortamo-vos a que não recebais a Graça de Deus em vão." 2 Cor 1,6
    Antes, portanto, de deixar-nos levar pela presunção de conhecermos suficientemente o sagrado, ouçamos o que diz o próprio São Pedro, que tanto amou a Jesus: "... crescei na Graça e no conhecimento de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo." 2 Pd 3,18
    Como alguém que realmente chegou à intimidade com Deus, ele deixou um valoroso método, uma sequência de valores que devemos cultuar para um verdadeiro amadurecimento espiritual: "... esforçai-vos quanto possível por unir à vossa fé a virtude, à virtude a ciência, à ciência a temperança, à temperança a paciência, à paciência a piedade, à piedade o fraterno amor, e ao fraterno amor a caridade. Se estas virtudes abundantemente se acharem em vós, elas não vos deixarão inativos nem infrutuosos no conhecimento de Nosso Senhor Jesus Cristo." 2 Pd 1,5-8
    E restringindo-se ao amor, São Paulo arremata: "A respeito da fraterna caridade, não temos necessidade de escrever-vos, porquanto vós mesmos aprendestes de Deus a amar-vos uns aos outros. Mas ainda vos rogamos, irmãos, que vos aperfeiçoeis mais e mais." 1 Ts 4,9-10b


    "Conservai Vossa Igreja sempre unida!"