quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

'Cristo vive em Mim'


    Logo no início de sua primeira carta, São João Evangelista diz qual a missão confiada por Jesus aos Apóstolos: "... o que vimos e ouvimos, nós anunciamo-vos, para que também vós tenhais comunhão conosco. Ora, nossa comunhão é com o Pai e com Seu Filho Jesus Cristo." 1 Jo 1,3
    Essa comunhão é precisamente a promessa feita por Jesusfazer Sua Casa e a do Pai na alma de Seu povo: "Se alguém Me ama, guardará Minha Palavra e Meu Pai amá-lo-á. E Nós a ele viremos e nele faremos Nossa morada." Jo 14,23
    Foi o que revelou o Arcanjo Gabriel a Nossa Senhora, a quem Deus providencialmente Se antecipou, tomando-a como Sua morada: "Entrando, o anjo disse-lhe: 'Ave, cheia de Graça, o Senhor é contigo.'" Lc 1,28
    Isso significa estar em perfeita união com Deus, e ao mesmo tempo com Seus filhos, nossos irmãos, o que só é possível através da Reconciliação oferecida por Jesus. São Paulo ensina: "Todo aquele que está em Cristo é nova criatura. Passou o que era velho. Eis que tudo se fez novo! Tudo isso vem de Deus, que por Cristo nos reconciliou Consigo, e confiou-nos o Ministério desta Reconciliação." 2 Cor 5,17-18
    De fato, rezando ao Pai, Jesus menciona a inequívoca marca do Reino de Deus, derramada sobre os Apóstolos para a perfeita união da Igreja: "Dei-lhes a Glória que Me deste, para que sejam Um, como Nós somos Um... para que sejam perfeitos na Unidade..." Jo 17,22-23
    Ou seja, só em comunhão é possível viver a Verdade, e só através dela se ama verdadeiramente o próximo, pois só unidos em Seu Nome somos purificados por Seu sangue. É o que diz o Amado Discípulo: "Se dizemos ter comunhão com Ele, mas andamos nas trevas, mentimos e não seguimos a Verdade. Se, porém, andamos na Luz como Ele mesmo está na Luz, temos comunhão uns com os outros, e o Sangue de Jesus Cristo, Seu Filho, purifica-nos de todo pecado." 1 Jo 1,9-7
    Para promover essa Unidade, e mostrar-Se como ponto ao qual tudo deve convergir, Deus manifestou-Se na pessoa de Jesus, exemplo máximo de Seu amor, que é a essência do Reino dos Céus. São Paulo exortou os coríntios: "Ele há de confirmar-vos até o fim... Fiel é Deus, por Quem fostes chamados à comunhão de Seu Filho Jesus Cristo, Nosso Senhor." 1 Cor 1,8a.9
    E pregou em Atenas: "Porque é n'Ele que temos a Vida, o movimento e o ser..." At 17,28a
    Atestou a plenitude dessa Unidade: "... quem se une ao Senhor, com Ele torna-se um só Espírito." 1 Cor 6,17
    Inclusive para os irmãos que passam pelo Purgatório: "Ele morreu por nós, a fim de que nós, quer em estado de vigília, quer de sono, vivamos em união com Ele." 1 Ts 5,10
    Afirmativamente, Cristo veio para conduzir-nos a essa comunhão, como O vemos pedir ao Pai na Oração da Unidade, pois não pedia só pelos Apóstolos, mas também por nós: "Não rogo somente por eles, mas também por aqueles que por sua palavra hão de crer em Mim. Para que todos sejam Um, assim como Tu, Pai, estás em Mim e Eu em Ti. Para que também eles estejam em Nós..." Jo 17,20-21
    Ele menciona inclusive os não judeus, aos quais Sua manifestação de imediato não contemplava: "Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco. Também devo conduzi-las. Ouvirão Minha voz, e haverá um só rebanho e um só Pastor." Jo 10,16
    E disse do Povo de Deus, em geral: "Minhas ovelhas ouvem Minha voz, Eu conheço-as e elas seguem-Me. Eu dou-lhes a Vida Eterna. Elas jamais hão de perecer, e ninguém as roubará de Minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão de Meu Pai." Jo 10,27-29
    São Paulo, por Sabedoria, reclama essa Unidade pela prática da Comunhão Eucarística, que é o Corpo de Cristo, o Santíssimo Sacramento, símbolo máximo desta comunhão espiritual até aqui mencionada: "O Cálice de bênção, que benzemos, não é a Comunhão do Sangue de Cristo? E o Pão, que partimos, não é a Comunhão do Corpo de Cristo? Uma vez que há um único Pão, nós, embora sendo muitos, formamos um só Corpo, porque todos nós comungamos do mesmo Pão." 1 Cor 10,16-17
    Pois para que seja realmente efetiva, essa comunhão espiritual tem que fazer da Comunhão Eucarística seu alimento: "Disse-lhes então Jesus: 'Em Verdade, em Verdade, digo-vos: se não comerdes a Carne do Filho do Homem, e não beberdes Seu Sangue, não tereis a Vida em vós mesmos.'" Jo 6,53
    Só assim iniciamos aqui a Vida Eterna: "Como vive o Pai que Me enviou, e Eu vivo pelo Pai, assim também viverá por Mim aquele que comer Minha Carne." Jo 6,57
    Ele foi expressamente claro sobre a materialidade do Santíssimo Sacramento: "Quem come Minha Carne e bebe Meu Sangue, tem a Vida Eterna, e Eu ressuscitá-lo-ei no Último Dia. Pois Minha Carne verdadeiramente é uma comida, e Meu Sangue, verdadeiramente uma bebida." Jo 6,54-55
    E disse ser o Verdadeiro Maná: "Eu sou o Pão Vivo que desceu do Céu. Quem comer deste Pão, viverá eternamente." Jo 6,51a
    Porque Ele é a Vida, tem o dom da Vida: "O Pai ama-Me porque dou Minha Vida para retomá-la. Ninguém a tira de Mim, mas dou-a de Mim Mesmo porque tenho poder para dá-la, como tenho poder para reassumi-la. Tal é a ordem que recebi de Meu Pai." Jo 10,17-18
    E anunciou a iminência da Ressurreição da Carne, que se dá pelo poder de Sua voz: "Em Verdade, em Verdade, digo-vos: vem a hora, e já está aí, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus. E aqueles que a ouvirem, viverão. Pois como o Pai tem a Vida em Si mesmo, assim também deu ao Filho ter a Vida em Si mesmo..." Jo 5,25-26
    Explicou como se daria Sua Paixão e Ressurreição: "Ainda um pouco de tempo, e o mundo já não Me verá. Vós, porém, tornareis a ver-Me, porque Eu vivo e vós vivereis." Jo 14,19
    Sentenciou: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai senão por Mim." Jo 14,6
    E nestes termos expôs Sua Comunhão com o Pai: "Com efeito, como o Pai ressuscita os mortos e dá-lhes Vida, assim também o Filho dá Vida a quem Ele quer." Jo 5,21
    Bem como Seus planos: "Esta é a vontade de Meu Pai: que todo aquele que vê o Filho e n'Ele crê, tenha a Vida Eterna. E Eu ressuscitá-lo-ei no Último Dia." Jo 6,40
    Essa era Sua pregação em todas situações: "Levantou-se um doutor da Lei e, para pô-Lo à prova, perguntou: 'Mestre, que devo fazer para possuir a Vida Eterna?' Disse-lhe Jesus: 'Que está escrito na Lei? Como é que lês?' Respondeu ele: 'Amarás o Senhor teu Deus de todo teu coração, de toda tua alma, de todas tuas forças e de todo teu entendimento (Dt 6,5); e a teu próximo como a ti mesmo (Lv 19,18).' Falou-lhe Jesus: 'Respondeste bem. Faze isto e viverás.'" Lc 10,25-28
    Ora, é o mesmo que Deus havia determinado ao povo através de Moisés: "Observareis Meus preceitos e Minhas leis. O homem que os observar, por eles viverá!" Lv 18,5
    E também assim denunciava Jesus Sua rejeição pelos judeus: "E vós não quereis vir a Mim, para que tenhais a Vida..." Jo 5,40
    Essa ainda é a justificativa dada por São João para escrever seu Evangelho: "Jesus fez diante dos discípulos muitos outros sinais, que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a Vida em Seu Nome." Jo 20,30-31
    Ele iniciou sua narrativa com essas palavras: "N'Ele havia a Vida, e a Vida era a Luz dos homens." Jo 1,4
    Garante em sua primeira carta: "... porque a Vida se manifestou, e nós a temos visto..." 1 Jo 1,2a
    E foi terminativo: "E o testemunho é este: Deus deu-nos a Vida Eterna, e esta Vida está em Seu Filho. Quem possui o Filho possui a Vida, quem não tem o Filho de Deus não tem a Vida." 1 Jo 5,11-12
    O Último Apóstolo, ademais, assim se apresentava: "Paulo, Apóstolo de Jesus Cristo pela vontade de Deus, para anunciar a promessa da Vida que está em Jesus Cristo..." 2 Tm 1,1
    Ele ensina aos coríntios: "Trazemos sempre em nosso corpo os traços da Morte de Jesus, para que também a Vida de Jesus se manifeste em nosso corpo. Embora estando vivos, a toda hora somos entregues à morte por causa de Jesus, para que também a Vida de Jesus apareça em nossa carne mortal." 2 Cor 4,10-11
    Também o disse aos romanos: "Se quando ainda éramos inimigos, fomos reconciliados com Deus pela Morte de Seu Filho, com muito mais razão, já estando reconciliados, seremos salvos por Sua Vida." Rm 5,10
    E assim explica o Ministério do Espírito Santo: "Ora, se Cristo está em vós, o corpo, em Verdade, está morto pelo pecado, mas vosso espírito vive pela justificação. De fato, se viverdes segundo a carne, haveis de morrer. Mas se pelo espírito mortificardes as obras da carne, vivereis, pois todos que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus." Rm 8,10.13-14
    Em menção ao Evangelho, chama-O 'Espírito de Vida': "A Lei do Espírito de Vida libertou-me, em Jesus Cristo, da Lei do pecado e da morte." Rm 8,2
    Por isso, aponta a Igreja do Cristo como a mais bela construção da qual se pode participar, a verdadeira Casa de Deus: "Consequentemente, já não sois hóspedes nem peregrinos, mas sois concidadãos dos Santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos Apóstolos e dos profetas, tendo por pedra angular o próprio Cristo Jesus. É n'Ele que todo edifício, harmonicamente disposto, levanta-se até formar um santo templo no Senhor. É n'Ele que também vós entrais, pelo Espírito, na estrutura do edifício que se torna a habitação de Deus." Ef 2,19-22
    É dever de todo cristão, portanto, crescer no salvífico amor, que é condição para que Deus habite em nós, como escreve ele aos efésios: "Que Cristo habite pela em vossos corações, arraigados e consolidados na caridade, a fim de que possais, com todos cristãos, compreender qual seja a largura, o comprimento, a altura e a profundidade, isto é, conhecer a caridade de Cristo, que desafia todo conhecimento, e sejais cheios de toda plenitude de Deus." Ef 3,17-19


A MATURIDADE ESPIRITUAL

    Porque todo empenho de Deus é para que cheguemos a esse amadurecimento espiritual, 'à estatura de Cristo', através da única fé, tal como ensinada por Sua Igreja: " ... até que todos tenhamos chegado à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, até atingirmos o estado de homem feito, a estatura da maturidade de Cristo. Para que não continuemos crianças ao sabor das ondas, agitados por qualquer sopro de doutrina, ao capricho da malignidade dos homens e de seus enganadores artifícios." Ef 4,13-14
    Nessa missão empregou São Paulo sua vida, dispondo-se a tudo sofrer como escreveu aos gálatas: "... até que Cristo seja formado em vós..." Gl 4,19
    Ele explica: "... aprouve Àquele que me reservou desde o seio de minha mãe, e por Sua Graça chamou-me para revelar Seu Filho em minha pessoa, a fim de que eu O tornasse conhecido entre os gentios..." Gl 1,15-16a
    Deu exemplo de como ser um vivo sacrário: "Ademais, para que a grandeza das revelações não me levasse ao orgulho, foi-me dado um espinho na carne, um anjo de Satanás para esbofetear-me e livrar-me do perigo da vaidade. Três vezes roguei ao Senhor que o apartasse de mim, mas Ele disse-me: 'Basta-te Minha Graça, porque é na fraqueza que Minha força se revela totalmente.' Portanto, prefiro gloriar-me de minhas fraquezas, para que em mim habite a força de Cristo. Eis porque sinto alegria nas fraquezas, nas afrontas, nas necessidades, nas perseguições, no profundo desgosto sofrido por amor a Cristo. Porque quando me sinto fraco, então é que sou forte." 2 Cor 12,7-10
    E fazendo um paralelo entre Adão e Jesus, disse dessa transformação: "Como está escrito: 'O primeiro homem, Adão, foi feito vivente alma (Gn 2,7).' O Segundo Adão é Vivificante Espírito. Mas não é o espiritual que vem primeiro, e sim o animal; o espiritual vem depois. O primeiro homem, tirado da terra, é terreno; o Segundo veio do Céu. Qual o homem terreno, tais os homens terrenos; e qual o Homem Celestial, tais os homens celestiais. Assim como reproduzimos em nós as feições do homem terreno, precisamos reproduzir as feições do Homem Celestial." 1 Cor 15,45-49
    Para que nossa felicidade seja completa, pois, nada nos falta. Temos Jesus, segundo Suas próprias palavras: "Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo que lhe deu Seu Único Filho, para que todo que n'Ele crer não pereça, mas tenha a Vida Eterna." Jo 3,16
    E mais importante que poderes, Ele prometeu-nos imediata comunhão com Deus: "Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos estão sujeitos. Antes vos alegreis porque vossos nomes estejam escritos nos Céus." Lc 10,20
    São Paulo garante aos colossenses: "N'Ele tendes plenamente tudo... " Cl 2,10
    Aos coríntios: "N'Ele fostes ricamente contemplados com todos dons, com os da Palavra e os da ciência, tão solidamente foi confirmado em vós o testemunho de Cristo." 1 Cor 1,5-6
    Sem dúvida, Jesus é a personificação de Deus: "Porque aprouve a Deus fazer n'Ele habitar toda plenitude..." Cl 1,19
    Ele é a própria corporificação do Altíssimo: "Pois n'Ele corporalmente habita toda plenitude da divindade." Cl 2,9
    Ora, o próprio Reino dos Céus será consolidado em "... Cristo, que será tudo em todos." Cl 3,11
    Essa é a razão das orações de São Paulo: que Cristo cresça em nós por Seu Espírito: "Por esta causa dobro os joelhos em presença do Pai, ao Qual deve sua existência toda família no Céu e na Terra, para que vos conceda, segundo Seu glorioso tesouro, que sejais poderosamente robustecidos pelo Seu Espírito em vista do crescimento de vosso homem interior." Ef 3,14-16
    Com sua forte e costumeira flama, o Apóstolo dos Gentios questiona os coríntios: "Ou não sabeis que vosso corpo é Templo do Espírito Santo, que habita em vós, o Qual recebestes de Deus e que, por isso mesmo, já não vos pertenceis?" 1 Cor 6,19
    Fazia com que refletissem: "Examinai a vós mesmos, se estais na fé. Provai-vos a vós mesmos. Acaso não reconheceis que Cristo Jesus está em vós?" 2 Cor 13,5a
    Apontava as inclinações da carne como a primeira causa da falta de comunhão com Deus: "Os que vivem segundo a carne não podem agradar a Deus. Vós, porém, não viveis segundo a carne, mas segundo o Espírito, se é que o Espírito de Deus realmente habita em vós." Rm 8,8-9
    E assim explicava a oposição que ela nos faz na inevitável luta contra o pecado: "Eu sei que em mim, isto é, em minha carne, não habita o bem, porque o querer o bem está em mim, mas não sou capaz de efetuá-lo. Não faço o bem que quereria, mas o mal que não quero. Ora, se faço o que não quero, já não sou eu que faço, mas sim o pecado que em mim habita. Homem infeliz que sou! Quem me livrará deste corpo que me acarreta a morte?... " Rm 7,18-20.24
    Mas ele bem sabia a resposta, em Quem encontrar a Salvação: "Se o Espírito d'Aquele que ressuscitou Jesus dos mortos habita em vós, Ele, que ressuscitou Jesus Cristo dos mortos, também dará a Vida a vossos corpos mortais, por Seu Espírito que em vós habita." Rm 8,11
    Não se apegava aos valores desse mundo, que são meras ilusões, e aspirava o corpo incorruptível: "Com efeito, sabemos que, ao desfazer-se a tenda que habitamos neste mundo, recebemos uma casa preparada por Deus e não por mãos humanas, uma eterna habitação no Céu." 2 Cor 5,1
    Vibrante, ele dizia: "Estamos, repito, cheios de confiança, preferindo ausentar-nos deste corpo para ir habitar junto ao Senhor." 2 Cor 5,8
    E provocava: "Se é só para esta vida que temos colocado nossa esperança em Cristo, somos, de todos homens, os mais dignos de lástima." 1 Cor 15,19
    Renegando totalmente a esse mundo, ele comentava com os filipenses: "Porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro. Mas se o viver no corpo é útil para meu trabalho, não sei então o que devo preferir. Sinto-me pressionado dos dois lados: por uma parte, desejaria desprender-me para estar com Cristo, o que seria imensamente melhor. Mas, de outra parte, continuar a viver é mais necessário por causa de vós..." Fl 1,21-24
    São Pedro também só via uma razão para estar nesse mundo: "Tenho por meu dever, enquanto estiver neste tabernáculo, manter-vos vigilantes com minhas admoestações. Porque sei que em breve terei que o deixar, assim como Nosso Senhor Jesus Cristo me fez conhecer." 2 Pd 1,13-14
    Tal postura é resultado do que Jesus havia ensinado: "Porque aquele que quiser salvar sua vida, perdê-la-á. Mas aquele que perder sua vida por amor de Mim e do Evangelho, salvá-la-á." Mc 8,35
    São João Evangelista diz que assim correspondemos ao amor do Pai: "Nisto manifestou-se o amor de Deus para conosco: em ter-nos enviado ao mundo Seu Único Filho, para que por Ele vivamos." 1 Jo 4,9
    Um dia, por fim e pela Graça, estaremos com Deus na eterna morada. Mas não precisamos viver em espera! Como prometido, assentindo em Seu amor e através da Comunhão Eucarística, hoje mesmo Ele pode vir morar em nós. Sim, Ele: Deus onisciente, onipresente e onipotente; Ele que tem todo Universo como Sua casa; Ele "... único Soberano, Rei dos reis e Senhor dos senhores, o único que possui a imortalidade e habita em inacessível luz..." 1 Tm 6,15-16
    Por vividamente experimentar a Comunhão, São Paulo deixou uma bela síntese do que se tornou sua vida terrena: "Eu vivo, mas já não sou eu. É Cristo que vive em mim." Gl 2,20
    De fato, Jesus prometeu sobre o Domingo da Ressurreição, quando pela primeira vez apareceria aos Apóstolos: "Naquele dia, conhecereis que estou em Meu Pai, vós em Mim e Eu em vós." Jo 14,20

    "Com Jesus oferecemos, ó Pai, nossa vida!"