domingo, 1 de outubro de 2023

Santa Teresinha do Menino Jesus


    Uma carmelita descalça, que morreu aos 24 anos sem nunca colocar os pés fora do convento, revolucionou todo mundo religioso. De tão amável, parecia apenas demasiadamente inocente, mas deixou uma autobiografia que se tornou livro obrigatório para estudiosos, teólogos e religiosos, leigos ou consagrados. Verdadeiramente simples, chamou-o 'História de uma alma'.
    Também deixou muito inspiradas poesias, além de cartas que ao mundo muito revelam o mais puro amor de Deus.
    Foi proclamada Doutora da Igreja em 1997, pelo Papa São João Paulo II.


    Em 1887, aos 14 anos, por sua doce persistência e muita comoção dos familiares, foi levada ao Papa Leão XIII a fim de conseguir uma especial autorização para entrar na Ordem do Carmelo, em Lisieux. Seu pai, muito católico, não queria fazer-lhe oposição, pois suas três irmãs, que dela cuidaram após a morte de sua mãe, uma a uma já se tinham tornado carmelitas.
    Seu grande sonho era tornar-se missionária, viver para catequizar, contudo, apesar do confinamento do convento, não podemos dizer que ela não o tenha realizado através de seus escritos. Nasceu com frágil saúde, e seus pais e suas irmãs desdobravam-se em cuidados para com ela. Aos dois anos, Maria Francisca Martin já manifestava vontade de ser freira, e ainda era muito pequena quando sua mãe morreu em luta contra o câncer. Mulher de rara , ela havia prometido criar suas 4 filhas para a Glória de Deus.


    Hoje vemos que o Pai Celeste concedeu todas condições para que nossa humilde freira plenamente cumprisse sua tão sonhada missão. A começar por seus pais, Louis Martin e Zélie Guérin, exemplos para toda família católica, que também foram beatificados e, recentemente, canonizados.


    Santa Teresinha dizia ter sido curada, ainda em tenra infância, pela 'Senhora do Sorriso', que era o modo como ela chamava Nossa Senhora da Imaculada Conceição, de quem seus pais eram fiéis devotos. Com a morte de sua mãe, quando tinha apenas 4 anos, ela carinhosamente adotou sua irmã Pauline, a mais velha, como mãe. E depois de entrar no Carmelo, ternamente enfrentou uma violenta tuberculose, sem deixar de em tudo ver um presente, um sinal do amor de Deus.


    Foi uma freira de muitas oraçõespenitências e sacrifícios, mas percebeu que faltava algo mais: era preciso demonstrar amor a Deus em toda e qualquer situação. Era preciso entregar-se inteiramente a Ele, sem nenhuma restrição ou hesitação, e deixá-Lo conduzir-nos por Seu amor, a despeito da realidade que se apresentasse. Esse estado de constante adoração, de absoluta devoção, foi o método que ela chamou de 'minha pequena via'. E já em 1910, ela apareceu à Priora do Carmelo de Gallipoli, na Itália, na província de Lecce, e disse-lhe: “Minha via é segura, e eu não me enganei ao segui-la.


    Ela escreveu:

    "A oração surge da incapacidade; de outra forma, não haveria necessidade dela."
    "É somente pela oração e pelo sacrifício que somos úteis à Igreja."

    "Como é grande o poder da oração! É como uma rainha que em todo momento tem direto acesso ao Rei, e pode conseguir tudo que Lhe pede."
    "O Apostolado da Oração não é, por assim dizer, mais elevado que o da Palavra?"
    "Pensar em uma pessoa que se ama é rezar por ela."
    "Para mim, a oração é um impulso do coração, um simples olhar dirigido para o Céu, um grito de agradecimento e de amor, tanto do meio do sofrimento como do meio da alegria. Em uma palavra, é algo grande, algo sobrenatural que me dilata a alma e une-me a Jesus."
    "Não é para ficar numa âmbula de ouro que a cada dia Jesus desce do Céu, mas para encontrar outro céu, o da nossa alma, onde Ele encontra Suas delícias. Quando o Demônio não pode entrar com o pecado no santuário de uma alma, quer pelo menos que ela fique vazia, sem dono e afastada da Comunhão."

    "Guardar a Palavra de Jesus, eis a única condição de nossa felicidade."
    "Ó luminoso Farol do Amor, eu sei como chegar a Ti, encontrei o segredo de apropriar-me de Tua chama."
    "Ó Jesus, Meu Amor... minha vocação, enfim, eu encontrei-a. Minha vocação é o Amor!"
    "Ó Meu Jesus, lutarei por Vosso amor até a noite da minha vida."
    "Um só ato de amor fá-nos-á melhor conhecer Jesus..."
    "Como a bondade e o misericordioso amor de Jesus são pouco conhecidos!..."
    "Tu bem sabes. Meu único martírio é Teu amor, Sagrado Coração de Jesus!"
    "É em Tua 
sempre infinita bondade que quero perder-me, ó Coração de Jesus!"
    "Que as criaturas nada sejam para mim e que eu nada seja para elas, mas que Tu, Jesus, sejas tudo!"
    "Para mim, acho que a perfeição é fácil de praticar, porque compreendi que basta pegar Jesus pelo Coração…"
    "Jesus não quer que eu reclame o que me pertence. Isso deveria parecer-me fácil e natural, pois nada me pertence."
    "Sim, tudo está bem quando só se busca a vontade de Jesus."
    "Vou contentar-me em seguir Jesus em Seu doloroso Caminho."
    "Sinto que quando sou caridosa é só Jesus que age em mim."
    "Só tenho que olhar o Santo Evangelho, logo respiro os perfumes da Vida de Jesus e sei para que lado correr."
    "Ele Quem me instruiu dessa ciência que esconde dos sábios e dos pedantes e revela aos menores..."
    "A mim, Ele deu Sua infinita Misericórdia, e é através dela que contemplo e adoro as outras divinas perfeições!..."
    "Eu suplico-vos, ó Meu Deus, enviar-me uma humilhação cada vez que eu tentar elevar-me acima dos outros."
    "Ó Meu Deus, longe de desencorajar-me à vista de minhas misérias, venho a Vós com confiança..."
    "Ó Meu Deus, Trindade Bem-aventurada! Eu desejo amar-Vos e fazer-Vos amada..."
    "Ó Trindade, Vós sois prisioneira de meu amor!..."
    "É preciso que o Espírito Santo seja a vida de teu coração."
    "Já que a Verdade brilha aos teus olhos, não fujas de Sua Luz."
    "Só temos o curto instante da vida para dá-lo ao Bom Deus..."
    
"O Bom Deus mostra-me a Verdade, sinto muito bem que tudo vem d'Ele."
    "O Bom Deus dá-me coragem na proporção de meus sofrimentos."
    "O Bom Deus fez-me compreender que existem almas que Sua Misericórdia não se cansa de esperar..."
    "É preciso abandonar o futuro nas mãos do Bom Deus..."
    "Não prefiro nem morrer nem viver... O que o Bom Deus prefere e escolhe para mim, eis o que mais me agrada."
    "Que felicidade poder dizer:‘Estou segura de fazer a vontade do Bom Deus."
    "... Tudo espero do Bom Deus, como uma criancinha tudo espera de seu pai."
    "... Ó Meu Bem-Amado, uma só missão não me bastaria..."
    "Ao dar-se a Deus, o coração não perde sua natural ternura. Pelo contrário, essa ternura cresce ao tornar-se mais pura e mais divina."
    "Em vez de causar-me mal, levar-me à vaidade, os dons que Deus me prodigalizou (sem que Lhe tenha pedido) levam-me para Ele."
    "Não sou um guerreiro que combateu com armas terrestres, mas com a espada do Espírito que é a Palavra de Deus."
    "A caridade é o excelente Caminho, que seguramente conduz a Deus."
    "Nada acontece que Deus não tenha previsto desde toda eternidade..."
    "Deus não poderia inspirar-me irrealizáveis desejos. Portanto, posso, apesar de minha pequenez, aspirar à santidade."
    
"A santidade não está nesta ou naquela prática. Ela consiste numa disposição do coração que nos torna humildes e pequenos nas mãos de Deus, conscientes de nossa fraqueza, e confiantes até a audácia em Sua bondade de Pai."
    "Pois bem, sou eu essa criança, objeto do previdente amor de um Pai..."
    "Por uma Graça fielmente recebida, Ele concedia-me uma multidão de outras."
    "O Senhor é tão bom para comigo que me é impossível temê-Lo."
    "Eu sou aquilo que Deus pensa de mim."
    "Deus é mais terno que uma mãe."
    "Prestai atenção ao que faz Maria; imitai-a... e Esse Deus de bondade recompensará vossa fé."
    "A Santíssima Virgem demostrou-me que nunca deixou de proteger-me. Logo quando a invoco, quando me vem uma incerteza, um aperto, imediatamente recorro a ela, e sempre cuida de meus interesses como a mais terna das mães."
    "Sabemos muito bem que a 
Santíssima Virgem é a Rainha do Céu e da Terra, mas ela é mais mãe que rainha."
    "A Santíssima Virgem bem dá meus recados, dá-lhe-ei outro mais. Repito-lhe, muitas vezes: 'Diga-Lhe para não Se preocupar comigo.'"
    "Compreendi que o Amor englobava todas vocações, que o Amor era tudo..."
    "O Pai quer que O ame, porque Ele me perdoou não muito, mas tudo."
    "Nada é pequeno se feito com amor..."
    "... Compreendi que meu amor não devia traduzir-se somente por palavras."
    "Não é bastante amar, é preciso prová-lo!"
    "E minha vida é um único ato de amor!"
    "Sou de tal natureza que o temor me faz recuar; com o amor não somente avanço, mas voo..."
    "Parece-me que agora nada me impede de levantar voo, pois não tenho mais grandes desejos a não ser o de amar até morrer de amor."
    "Morrer de amor é um bem doce martírio!"
    "O mérito não consiste em fazer nem em dar muito, mas antes em receber, em amar muito!"
    "A vida é um instante entre duas eternidades."
    "A vida é apenas um sonho, em breve acordaremos."
    "Sempre procurei viver de Esperança."
    "Eu não lamento a vida, oh, não!"
    "Felizmente, não desanimo com facilidade."
    "Não me inquieto, absolutamente, com o futuro..."
    "O pecado mortal não me tiraria a confiança."
    
"Como estou longe de ser conduzida pela via do temor, sempre sei encontrar o meio de ser feliz e aproveitar de minhas misérias."
    "Estou longe de praticar o que entendo, mas o desejo que tenho de praticar é suficiente para dar-me a Paz."
    "Eu sou pequena demais para subir a rude escada da perfeição."
    "Não consigo crescer. Devo suportar-me como sou, com todas minhas imperfeições."
    "Enfim, pus mão à obra e tinha tanta boa vontade que consegui perfeitamente."
    "Tu és sócio do Senhor na empresa da Salvação do mundo."
    "Os mais belos pensamentos nada são sem as obras."
    "Por vezes uma palavra, um amável sorriso é quanto basta para desanuviar uma alma entristecida."
    "Instruindo os outros, muito aprendi."
    "Faz-nos tanto bem, quando sofremos, ter corações amigos, cujo eco responde nossa dor."
    "É muito doce sentirmo-nos fracos e pequenos!"
    
"Acho que nesses momentos de grande tristezas tem-se a necessidade de olhar para o Céu em lugar de chorar..."
    "Minhas mortificações consistiam em refrear minha vontade, sempre prestes a se impor..."
    "E eu que desejava o martírio, é possível que morra em um leito!"

    O Papa Pio XI chamou-a 'a estrela de meu pontificado'. O Papa São Pio X considerou-a 'a maior Santa de todos tempos' e honrou-lhe com o título de 'Padroeira especial de todos missionários', título exclusivamente dado, até então, a São Francisco de Xavier.


    Sua casa, em Lisieux, foi preservada, assim como seu quarto e seus cabelos, cortados antes de entrar para o convento.


    Suas relíquias são veneradas na cripta da basílica que tem seu nome, em Lisieux, no noroeste da França.


    Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós!