segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Os Sinais do Céu


    Numa fase inicial da , é comum que se peça a Deus um sinal, como 'prova definitiva' de Sua existência. Traço genuinamente humano, tal atitude foi muito comum nos tempos que antecederam a Vinda de Jesus, ou mesmo durante Sua vida pública. Mas essa fase termina quando somos inspirados a reconhecer os sinais de Deus, e, principalmente, que já deixamos cair em esquecimento tantos outros igualmente importantes que nos foram dados. Cabe, portanto, tornar-nos observadores mais sérios, admitindo o menosprezo e a inconstância de nossa atenção e fidelidade.
    Ora, Nosso Salvador argumentou intensamente sobre os sinais. Para começar, sabemos que Ele cobrou maturidade espiritual e coerência de fariseus e saduceus: "Hipócritas! Sabeis distinguir o aspecto do céu e não podeis discernir os sinais dos tempos?" Mt 16,4
    Depois falou de uma geração específica, no território da Dalmanuta, hoje ignorado, que jamais veria sinal algum. Por essa passagem fica claro que nem todos veremos sinais grandiosos. De fato, Jesus havia acabado de realizar a multiplicação de pães e peixes do outro lado do Mar da Galileia, mas daquela gente Ele exigia que acreditassem tão somente em Sua Palavra e nos relatos que ouviriam: "Jesus, porém, suspirando no Seu coração, disse: 'Por que pede esta geração um sinal? Em verdade vos digo: jamais lhe será dado um sinal.'" Mc 8,12
    Noutra situação, são os escribas e fariseus que Lhe pedem uma prova. E a estes Jesus responde que terão que se contentar com o milagre da Sua Ressurreição, prenunciado no sinal que já havia sido dado por Jonas: "Esta geração adúltera e perversa pede um sinal, mas não lhe será dado outro sinal do que aquele do Profeta Jonas: do mesmo modo que Jonas esteve três dias e três noites no ventre do peixe, assim o Filho do Homem ficará três dias e três noites no seio da terra." Mt 12,39-40
    Ou seja, se os judeus guardavam memória do feito de Jonas, a Ressurreição de Jesus, ainda mais portentoso, jamais seria esquecido. E desse episódio fica uma lição para todos nós: os sinais que Deus realiza, por mais remotos na História, não perdem sua valia nem podem ser tratados como lendas; eles se perpetuam no tempo como o sinal de Jonas foi lembrado, confirmado e repetido por Jesus: "Pois, como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim o Filho do Homem o será para esta geração." Lc 11,30
    De fato, o próprio Jesus é um exuberante sinal de Deus. E também sinal de contradição: Ele é Deus e vai ser assassinado; é Deus de amor e vai ser odiado e rejeitado. Foi isso o que disse o religioso Simeão à Nossa Senhora, no dia de Sua apresentação no Templo de Jerusalém: "Eis que este Menino está destinado a ser uma causa de queda e de soerguimento para muitos homens em Israel, e a ser um sinal que provocará contradições..." Lc 2,34
    As cidades que viram Seus milagres, no mesmo sentido, não apenas gozaram de um privilégio. Por tamanha dádiva, tiveram suas responsabilidades expressivamente aumentadas, assim como suas punições: "Depois Jesus começou a censurar as cidades, onde tinha feito grande número de Seus milagres, por terem recusado arrepender-se: 'Ai de ti, Corozaim! Ai de ti, Betsaida! Porque se tivessem sido feitos em Tiro e em Sidônia os milagres que foram feitos em vosso meio, há muito tempo elas se teriam arrependido sob o cilício e a cinza. Por isso vos digo: no Dia do Juízo, haverá menor rigor para Tiro e para Sidônia que para vós! E tu, Cafarnaum, serás elevada até o Céu? Não! Serás atirada até o inferno! Porque, se Sodoma tivesse visto os milagres que foram feitos dentro dos teus muros, subsistiria até este dia. Por isso te digo: no Dia do Juízo, haverá menor rigor para Sodoma do que para ti!" Mt 11,20-24
    Pois não resta dúvida que, assim como na parábola dos talentos, os dons de Deus sempre nos serão cobrados. Sobre todos que testemunharam Seus ensinamentos e obras, Jesus vai dizer aos Apóstolos: "Se Eu não viesse e não lhes tivesse falado, não teriam pecado; mas agora não há desculpa para o seu pecado. Se Eu não tivesse feito entre eles obras, como nenhum outro fez, não teriam pecado; mas agora as viram e odiaram a Mim e a Meu Pai." Jo 15,22.24
    Ora, Ele mesmo atestou que os Apóstolos foram testemunhas de grandiosos fatos: "E voltou-se para os Seus discípulos, e disse: 'Ditosos os olhos que vêem o que vós vedes, pois vos digo que muitos profetas e reis desejaram ver o que vós vedes, e não o viram; e ouvir o que vós ouvis, e não o ouviram.'" Lc 10,23-24
    O povo simples de Israel, por sua vez, reagia da forma mais caracteristicamente humana diante de Seus sinais. Os que viram a multiplicação dos pães e peixes, por exemplo, não tinham a menor dúvida: acreditavam piamente ser Ele o Profeta prometido por Moisés: "À vista do sinal que Jesus tinha realizado, as pessoas exclamavam: 'Este é verdadeiramente o Profeta, Aquele que deve vir ao mundo.'" Jo 6,14
    Eles reconheciam e divulgavam Seus milagres: "E tanto mais se admiravam, dizendo: 'Ele fez bem todas as coisas. Fez ouvir os surdos e falar os mudos!'" Mc 7,31
    Os Apóstolos, aliás, flagraram Jesus em oração ao Pai, exatamente no momento em que Ele O exaltava por Seus sábios desígnios quanto à Revelação: "Eu te bendigo, Pai, Senhor do Céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequenos." Mt 11,25
    Muitos deles, no entanto, nem mesmo sabiam porque eram atraídos por Jesus. Achavam que era por seus milagres, mas era pelo Pão da Vida Eterna: "Em verdade, em verdade, vos digo: estais Me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes saciados. Trabalhai não pelo alimento que perece, mas pelo alimento que permanece até à Vida Eterna, e que o Filho do Homem vos dará. Pois a este, Deus Pai O assinalou com Seu selo." Jo 6,26-27
    E por força da teimosa rejeição dos sacerdotes em Jerusalém, o povo ainda se via confuso durante a festa das Tendas: "Da multidão, muitos acreditavam n'Ele, e comentavam: 'Quando vier o Cristo, acaso fará mais sinais do que Este?'" Jo 7,31
    Pois desde quando expulsou os vendilhões do Templo, os chefes dos sacerdotes cobravam-Lhe um sinal como prova de Sua autoridade: "Perguntaram-Lhe os judeus: 'Que sinal nos apresentas Tu, para procederes deste modo?'" Jo 2,18
    Até mesmo gente hipócrita chegava a exigir d'Ele um milagre, como aqueles que ouviram falar da multiplicação dos pães e peixes: "Vieram os fariseus e puseram-se a disputar com Ele e pediram-Lhe um sinal do Céu, para pô-Lo à prova." Mc 8,11
    Mas Jesus deixava claro que não apenas os sinais que revelariam o Salvador: "Porque se levantarão falsos cristos e falsos profetas, que farão sinais e portentos para seduzir, se possível for, até os escolhidos." Mc 13,22
    São Paulo também revelou as enganações e ilusões do Maligno: "A manifestação do ímpio será acompanhada, graças ao poder de Satanás, de toda a sorte de portentos, sinais e prodígios enganadores." 2 Ts 2,9
    E segundo Jesus, o próprio anúncio da Boa Nova já era um sinal: "Depois que João foi preso, Jesus dirigiu-Se para a Galileia. Pregava o Evangelho de Deus, e dizia: 'Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo; fazei penitência e crede no Evangelho.'" Mc 1,14-15
    Aliás, será sinal até mesmo do fim dos tempos: "Este Evangelho do Reino será pregado pelo mundo inteiro para servir de testemunho a todas as nações, e então chegará o fim." Mt 24,14
    Quanto à volta ostensiva de Jesus, e a instauração definitiva de Seu Reino, porém, serão sinalizadas de modo inconfundível, assim como será a grande tribulação. No Evangelho de São Lucas, Jesus descreveu-as assim: "Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra a aflição e a angústia apoderar-se-ão das nações pelo bramido do mar e das ondas. Os homens definharão de medo, na expectativa dos males que devem sobrevir a toda a terra. As próprias forças dos céus serão abaladas. Então verão o Filho do Homem vir sobre uma nuvem com grande Glória e majestade." Lc 21,25-27
    No Evangelho de São Mateus, referindo-Se aos últimos tempos, Ele narra-os também como absolutamente inequívocos: "Então aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem. Todas as tribos da terra baterão no peito e verão o Filho do Homem vir sobre as nuvens do céu cercado de Glória e de majestade." Mt 24,30
    Na Páscoa em que foi crucificado, porém, a paciência dos judeus para com Jesus já havia chegado ao fim. Mas, ouvindo os relatos da ressurreição de Lázaro, até eles reconheciam que Seus sinais eram por demais evidentes: "Os sumos sacerdotes e os fariseus, então, reuniram o sinédrio e discutiam: 'Que vamos fazer? Este homem faz muitos sinais.'" Jo 11,47


MUITOS SINAIS

    São João Evangelista admite, por fim, que não registrou todos os sinais realizados por Jesus, de tantos que foram. Entretanto, não deixa dúvida quanto à Sua Pessoa ou quanto ao motivo pelo qual os registrou: "Jesus fez diante dos discípulos muitos outros sinais, que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a Vida em Seu Nome." Jo 20,30-31
    E não foi só Jesus Quem realizou sinais. Mesmo bem depois da Ascensão de Jesus, os Apóstolos também os fizeram, assim como muitos Santos da Igreja Católica, que ainda os fazem na atualidade: "Muitos sinais e prodígios eram realizados entre o povo pelas mãos dos Apóstolos." At 5,12
    Mas isso não deve ser nenhuma novidade. pois Jesus mesmo havia prometido: "Em verdade, em verdade vos digo: aquele que crê em Mim fará também as obras que Eu faço; e fará ainda maiores do que estas, porque vou para junto do Pai." Jo 14,12
    E deu detalhes: "Eis os sinais que acompanharão aqueles que crerem: expulsarão demônios em Meu Nome; falarão novas línguas; se pegarem em serpentes e beberem veneno mortal, não lhes fará mal algum; e quando impuserem as mãos sobre os doentes, estes ficarão curados." Mc 16,17-18
    São Paulo também descreveu como podemos reconhecer os verdadeiros seguidores de Jesus: "Os sinais distintivos do verdadeiro Apóstolo se realizaram em vosso meio através de uma paciência a toda prova, de sinais, prodígios e milagres." 2 Cor 12,12
    Com efeito, o testemunho e os sinais da Igreja têm um inestimável valor, como argumentam os seguidores da tradição de São Paulo: "Como, então, escaparemos nós se agora desprezarmos a mensagem da Salvação, tão sublime, anunciada primeiramente pelo Senhor e depois confirmada pelos que a ouviram, comprovando-a o próprio Deus por sinais, prodígios, milagres e pelos dons do Espírito Santo, repartidos segundo à Sua vontade?" Hb 2,3-4
    Por isso eles exortam: "Desse modo, cercados como estamos de uma tal nuvem de testemunhas, desvencilhemo-nos das cadeias do pecado. Corramos com perseverança ao combate proposto, com o olhar fixo no Autor e Consumador de nossa fé, Jesus." Hb 12,1
    E como diz São Paulo, a observação do cumprimento das profecias será cobrada, mais uma vez, dos dizem que acreditam: "... as profecias são um sinal, não para os infiéis, mas para os fiéis." 1 Cor 14,22
    Pois a fé, de fato, vai muito além de provas materiais ou de argumentos: "Pois tanto os judeus pedem sinais, como os gregos buscam sabedoria. Nós, porém, proclamamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os pagãos." 1 Cor 1,22-23
    O simples Sinal da Cruz, feito pelo sacerdote durante o Batismo, tem um valor inestimável. Tem o valor da própria Salvação, como bradou o Anjo que trazia o selo de Deus: "Não danifiqueis a terra, nem o mar, nem as árvores, até que tenhamos assinalado os servos de Nosso Deus em suas frontes." Ap 7,3
    Reconheçamos, pois, o quanto a própria Palavra de Deus é desmerecida: a Coroação de Nossa Senhora também foi um sinal de Deus! Mas mesmo ostentada claramente nas Escrituras, muitos a renegam: "Apareceu em seguida um grande sinal no Céu: uma Mulher revestida do sol, a lua debaixo dos seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas." Ap 12,1
    Se amadurecermos na fé, portanto, temos de Jesus a garantia de perceber os sinais que Deus nos concede. Ele disse: "E Eu vos digo: pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á." Lc 11,9
    Aliás, extasiantes sinais: "Até agora não pedistes nada em Meu Nome. Pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja perfeita." Jo 16,24
    Ora, Ele quer nos conceder bem mais que sinais: "... Vosso Pai celestial dará o Espírito Santo aos que LhO pedirem." Lc 11,13
    E mesmo que não venhamos a presenciar públicos e grandiosos sinais, somos todos convidados a crer neles, como Jesus disse a São Tomé a respeito de Sua Ressurreição: "Creste, porque Me viste. Felizes aqueles que creem sem ter visto!" Jo 20,29

    "Alegrai-nos, ó Pai, com a Vossa Luz!"