segunda-feira, 30 de outubro de 2023

O Ser Humano e a Perfeição


    Seria o perfeccionismo apenas um capricho humano? Ou nossa natureza realmente tende para a excelência do ser? Fazendo-nos lembrar nossa origem e divina filiação, Jesus exortou no Sermão da Montanha: "Portanto, sede perfeitos, assim como Vosso Celeste Pai é perfeito." Mt 5,48
    Segundo Ele, o ser humano diminui-se e rejeita sua vocação quando se conforma com qualquer condição que não seja o projeto da Criação, como alegou na discussão sobre o divórcio: "Mas não foi assim desde o princípio..." Mt 19,8b
    Devemos, pois, perceber que nada do que Deus fez é para a degradação, mas para a santificação, como São Paulo ensina a São Timóteo: "Pois tudo que Deus criou é bom, e nada há de reprovável quando se usa com ação de graças. Porque tudo se torna santificado pela Palavra de Deus e pela oração." 1 Tm 4,4-5
    E sobre o meramente mundano comportamento, ele diz aos romanos: "Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação de vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que Lhe agrada e o que é perfeito." Rm 12,2
    Porque Deus quer fazer-nos participantes de Sua santidade, e assim da eternidade. É o que dizem os seguidores da tradição de São Paulo: "Aliás, temos na terra nossos pais que nos corrigem e, no entanto, olhamo-los com respeito. Com quanto mais razão havemos de submeter-nos ao Pai de nossas almas, o Qual nos dará a Vida? Os primeiros educaram-nos para pouco tempo, segundo sua própria conveniência, ao passo que Este o faz para nosso bem, para comunicar-nos Sua santidade." Hb 12,9-10
    São Pedro diz mais: que somos chamados a participar da própria natureza divina: "O divino poder deu-nos tudo que contribui para a Vida e a piedade, fazendo-nos conhecer Aquele que nos chamou por Sua Glória e Sua virtude. Por elas, temos entrado na posse das maiores e mais preciosas promessas, a fim de tornar-vos por este meio participantes da natureza divina, subtraindo-vos à corrupção que a concupiscência gerou no mundo." 2 Pd 1,3-4
    Sem dúvida, só os autênticos seguidores de Jesus recebem Sua Glória, que Ele mesmo derramou sobre os Apóstolos, pois ela é o sinal de Sua verdadeira Igreja, preservada na Santa Unidade. Ele rezou ao Pai: "Dei-lhes a Glória que Me deste, para que sejam Um como Nós somos Um: Eu neles e Tu em Mim. Para que sejam perfeitos na Unidade, e o mundo reconheça que Me enviaste e os amaste, como amaste a Mim." Jo 17,22-23
    Glória que reflete o amor de Cristo e é a distintiva marca de Seus seguidores, que formam Seu Corpo Místico: "Nisto todos conhecerão que sois Meus discípulos, se vos amardes uns aos outros." Jo 13,35
    Com efeito, na Carta aos Hebreus lê-se que muitos já usufruíram dos divinos dons: "Porque aqueles que uma vez foram iluminados, saborearam o celestial dom, participaram dos dons do Espírito Santo..." Hb 6,4
    E Deus chama todos ao Reino da perfeição, como São Paulo diz aos tessalonicenses: "... nós temo-vos exortado, estimulado, conjurado a comportarde-vos de maneira digna de Deus, que vos chama ao Seu Reino e à Sua Glória." 1 Ts 2,12
    Por isso, ele reza para que, pela Sabedoria, alcancemos à perfeição e assim sejamos consolados, enquanto nessa vida, pelas celestes dádivas. Está na Carta aos Colossenses: "... não cessamos de orar por vós e pedir a Deus para que vos conceda pleno conhecimento de Sua vontade, perfeita Sabedoria e percepção espiritual, para que vos comporteis de maneira digna do Senhor, em tudo procurando agradar-Lhe, frutificando em toda boa obra e crescendo no conhecimento de Deus. Para que, em tudo confortados por Seu glorioso poder, tenhais a paciência de tudo suportar com longanimidade." Cl 1,9-11
    Mais: ele exorta-nos a restaurar nossa divina imagem através da intimidade com Deus: "Vós despiste-vos do velho homem com seus vícios, e revestiste-vos do novo, que constantemente vai restaurando-se à imagem d'Aquele que o criou, até atingir o perfeito conhecimento." Cl 3,9-10
    São Pedro pregava o mesmo: "... crescei na Graça e no conhecimento de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo." 2 Pd 3,18
    Pois o Cristo é nossa medida, nossa perfeita reconciliação com o Pai, como o Último Apóstolo diz aos efésios: "... até que todos tenhamos chegado à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, até atingirmos o estado de homem feito, a estatura da maturidade de Cristo." Ef 4,13
    E ele realmente não pedia pouco: "Sede, pois, imitadores de Deus, como muito amados filhos. Progredi na caridade, segundo o exemplo de Cristo, que nos amou e por nós Se entregou a Deus como oferenda e sacrifício de agradável odor." Ef 5,1-2
    Vemos este mesmo clamor na Primeira Carta aos Coríntios: "Tornai-vos meus imitadores, como eu o sou de Cristo." 1 Cor 11,1
    Na Carta aos Filipenses: "Irmãos, sede meus imitadores, e atentamente olhai para os que vivem segundo o exemplo que nós vos damos." Fl 3,17
    E ainda na Primeira Carta aos Tessalonicenses: "E vós fizeste-vos imitadores nossos e do Senhor ao receberdes a Palavra, apesar das muitas tribulações, com a alegria do Espírito Santo, de sorte que vos tornastes modelo para todos fiéis da Macedônia e da Acaia." 1 Ts 1,6-7
    Mas seguia pedindo: "No mais, irmãos, aprendestes de nós a maneira como deveis proceder para agradar a Deus, e já o fazeis! Rogamo-vos, pois, e exortamo-vos no Senhor Jesus a que progridais sempre mais." 1 Ts 4,1
    Seus seguidores, sobre esse tema, parecem aludir aos Apóstolos então já martirizados, atestando a perenidade da Palavra de Deus: "Lembrai-vos de vossos guias que vos pregaram a Palavra de Deus. Considerai como souberam encerrar a carreira. E imitai-lhes a . Jesus Cristo é sempre o mesmo: ontem, hoje e por toda eternidade." Hb 13,7-8
    De fato, Jesus prometeu que, se O tomarmos como Mestre, alcançaremos Sua maturidade: "O discípulo não é superior ao Mestre, mas todo perfeito discípulo será como Seu Mestre." Lc 6,40
    Por isso, os Apóstolos anunciaram-nO, para que cheguemos à Sua estatura: "A Ele é que anunciamos, admoestando todos homens e instruindo-os em toda Sabedoria, para tornar todo homem perfeito em Cristo." Cl 1,28
    E é pela obediência à Palavra de Deus que chegamos à santidade, como São Paulo diz: "Toda Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça. Por ela, o homem de Deus torna-se perfeito, capacitado para toda boa obra." 2 Tm 3,16-17
    Assim ele nos assegura participar da própria Onisciência: "Tu, portanto, meu filho, procura progredir na Graça de Jesus Cristo. Nenhum soldado pode implicar-se em negócios da vida civil, se quer agradar Àquele que o alistou. Nenhum atleta será coroado, se não tiver lutado segundo as regras. Antes é preciso que o lavrador trabalhe com afinco, se quer boa colheita. Entende bem o que eu quero dizer: o Senhor há de dar-te inteligência em tudo." 2 Tm 2,1.4-7
    Ele escreveu aos coríntios: "Pregamos a Sabedoria de Deus, misteriosa e secreta, que Deus predeterminou antes de existir o tempo, para nossa glória. É como está escrito: 'Coisas que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou (Is 64,4)', tais são os bens que Deus tem preparado para aqueles que O amam. Todavia, Deus revelou-nos por Seu Espírito, porque o Espírito tudo penetra, mesmo as profundezas de Deus. Mas o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, pois para ele são loucuras. Nem as pode compreender, porque é pelo Espírito que devem ponderar-se. O homem espiritual, ao contrário, julga todas coisas e por ninguém é julgado. 'Quem conheceu o pensamento do Senhor, para poder instruí-lo (Is 40,13)?' Nós, porém, temos o pensamento de Cristo." 1 Cor 2,7.9-10.14-16


A CARIDADE

    E a Sabedoria tem mostrado que a perfeição vem pela prática da caridade, seja material seja espiritual: "Mas, acima de tudo, revesti-vos da caridade, que é o vínculo da perfeição." Cl 3,14
    Por isso, para que ela esteja em nós de modo cada vez mais vivo, rezava São Paulo: "Peço, na minha oração, que vossa caridade se enriqueça cada vez mais de compreensão e critério, com que possais discernir o que é mais perfeito, e tornei-vos puros e irrepreensíveis para o Dia de Cristo..." Fl 1,9-10
    Pois o verdadeiro amor nos faz iguais a Cristo, como São João Evangelista afirma: "Nisto é perfeito em nós o amor: que tenhamos confiança no Dia do Julgamento, pois, como Jesus é, assim também nós o somos neste mundo." 1 Jo 4,17
    Amar com sinceridade, portanto, é guardar a Palavra de Jesus, é viver como Ele viveu: "Aquele, porém, que guarda Sua Palavra, nele o amor de Deus é verdadeiramente perfeito. É assim que conhecemos se estamos n'Ele: aquele que afirma n'Ele permanecer, também deve viver como Ele viveu." 1 Jo 2,5-6
    E o pleno amor é o maior sinal da perfeição: "No amor não há temor. Antes, o perfeito amor lança fora o temor, porque o temor envolve castigo, e quem teme não é perfeito no amor." 1 Jo 4,18
    São Paulo, no mesmo sentido, associa a perfeição à presença de Deus de amor em nós: "Tendei à perfeição, animai-vos, tende um só coração, vivei em Paz, e o Deus de amor e Paz estará convosco." 2 Cor 13,11
    Sem dúvida, Deus havia dito a Abraão quando mudou seu nome e lhe propôs a Aliança: "O Senhor apareceu-lhe e disse-lhe: 'Eu sou o Deus Todo-poderoso. Anda em Minha presença e sê perfeito.'" Gn 17,17b
    E São Paulo pedia essencialmente amor ao próximo com familiar zelo, mas acompanhado de profunda serenidade e profícuo trabalho como sinal para o mundo: "A respeito da fraterna caridade, não temos necessidade de escrever-vos, porquanto vós mesmos aprendestes de Deus a amar-vos uns aos outros. E é o que estais praticando para com todos irmãos em toda Macedônia. Mas ainda vos rogamos, irmãos, que vos aperfeiçoeis mais e mais. Procurai viver com serenidade, ocupando-vos de vossas próprias coisas e trabalhando com vossas mãos, como temos recomendado. É assim que honrosamente vivereis em presença dos de fora, e a ninguém sereis pesados." 2 Ts 4,9-12
    Sim, pois devemos ser sinal de Salvação para o mundo: "Que o Senhor vos faça crescer e avantajar na mútua caridade e para com todos homens, como é nosso amor para convosco. Que Ele confirme vossos corações, e torne-os irrepreensíveis e santos na presença de Deus, Nosso Pai..." 1 Ts 3,12-13a
    Pois assim como o Cristo, é nas tribulações do mundo que devemos viver nossa fé: "Fazei todas coisas sem murmurações nem críticas, a fim de serdes irrepreensíveis e inocentes, íntegros filhos de Deus no meio de uma depravada e maliciosa sociedade, onde brilhais como luzeiros no mundo a ostentar a Palavra da Vida." Fl 2,14-16
    Ora, essa é nossa condição de batizados e crismados pelo Divino Paráclito, como o Apóstolo dos Gentios explica a São Tito: "Ele (Deus) salvou-nos mediante o Batismo da regeneração e renovação, pelo Espírito Santo, que nos foi concedido em profusão, por meio de Cristo, Nosso Salvador, para que a justificação obtida por Sua Graça nos torne, em esperança, herdeiros da Vida Eterna. Certa é esta Doutrina, e quero que a ensines com constância e firmeza, para que os que abraçaram a fé em Deus se esforcem por aperfeiçoarem-se na prática do bem. Isto é bom e útil aos homens." Tt 3,5b-8


A SANTIDADE

    A conclusão, portanto, é que o projeto de Deus consiste em levar-nos à perfeição que se encontra na santidade, cujo modelo é Jesus: "Deus salvou-nos e chamou para a santidade, não em atenção às nossas obras, mas em virtude de Seu desígnio, da Graça que desde a eternidade nos destinou em Cristo Jesus..." 2 Tm 1,9
    Aliás, como nos lembrou Jesus ao citar a Criação, o fato de sermos feitos à imagem e semelhança de Deus já subentende que devamos viver a santidade. São Paulo exorta: "Renunciai à vida passada, despojai-vos do velho homem, corrompido pelas enganadoras concupiscências. Renovai sem cessar o sentimento de vossa alma, e revesti-vos do novo homem, criado à imagem de Deus, em verdadeira justiça e santidade." Ef 4,22-24
    Ele faz esse paralelo entre Adão e Jesus: "O primeiro homem, tirado da terra, é terreno. O Segundo veio do Céu. Qual o homem terreno, tais os homens terrenos; e qual o Homem Celestial, tais os homens celestiais. Assim como reproduzimos em nós as feições do homem terreno, precisamos reproduzir as feições do Homem Celestial." 1 Cor 15,47-49
    De fato, como São Pedro invocou o Levítico, Deus pronunciou-Se sobre nossa vocação para a santidade desde os primórdios: "A exemplo da santidade d'Aquele que vos chamou, sede também vós santos em todas vossas ações, pois está escrito: 'Sede Santos, porque Eu sou santo' (Lv 11,44)." 1 Pd 1,15-16
    E por tão expressiva dádiva, só poderíamos estar gratos e manifestar esta gratidão. São Paulo reconhece: "Nós, porém, sentimo-nos na obrigação de incessantemente dar graças a Deus a respeito de vós, irmãos queridos de Deus, porque desde o princípio Deus vos escolheu para dar-vos a Salvação, pela santificação do Espírito e pela fé na Verdade." 2 Ts 2,13
    Em defesa da unção do Espírito Santo, pois, ele expressamente diz: "Esta é a vontade de Deus: vossa santificação! Que eviteis a impureza; que cada um de vós saiba santa e honestamente possuir seu corpo, sem se deixar levar por desregradas paixões como os pagãos que não conhecem a Deus... Pois Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade. Por conseguinte, desprezar estes preceitos é desprezar não a um homem, mas a Deus, que nos deu Seu Espírito Santo." 1 Ts 4,5.7-8
    E pede: "Não contristeis o Espírito Santo de Deus, com o Qual estais selados para o Dia da Redenção." Ef 4,30
    Insiste: "Não extingais o Espírito." 1 Ts 5,19
    Faz, ademais, um grave alerta sobre a condição de santidade, quando diretamente aponta para os dissimulados e extorquidores que ocupam posições de liderança: "E que, nesta matéria, ninguém oprima nem defraude a seu irmão, porque o Senhor faz justiça de todas estas coisas, como já antes temos dito e asseverado." 1 Ts 4,6
    E atesta esta Graça, evocando o testemunho do Celeste Pai, sem a qual não somos capazes de alcançar tão grande benção: "... temos agido com santidade e sinceridade diante de Deus, não pelo espírito de sabedoria do mundo, mas pelo socorro da Graça de Deus." 2 Cor 1,12
    Por isso, implora Àquele que nos pode concedê-la: "O Deus da Paz conceda-vos perfeita santidade. Que todo vosso ser, espírito, alma e corpo, seja conservado irrepreensível para a Vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo!" 1 Ts 5,23
    São Tiago Menor dizia: "Toda boa dádiva e todo perfeito dom vêm de cima: descem do Pai das luzes..." Tg 1,17
    Tal Graça, contudo, não nos seria concedida sem o Sacrifício de Jesus, que nos purifica por Seu Sangue através de Sua Igreja, ao conceder-nos o perdão dos pecados: "Por uma só oblação, Ele realizou a definitiva perfeição daqueles que recebem a santificação." Hb 10,14
    Assim, ao entrarmos em Comunhão com a Santíssima Trindade, somos efetivamente santificados: "Mas fostes lavados, mas fostes santificados, mas fostes justificados, em Nome do Senhor Jesus Cristo e pelo Espírito de Nosso Deus." 1 Cor 6,11
    Precisa-se ter presente, entretanto, que os eleitos recebem tal santificação para ainda maior obediência, como São Pedro ensina: "... santificados pelo Espírito, para obedecer a Jesus Cristo e receber sua parte da aspersão de Seu Sangue." 1 Pd 1,2
    Ora, como São Paulo diz, "... quem se une ao Senhor, com Ele torna-se um só Espírito." 1 Cor 6,17
    Ele explica, nestes termos, a razão das bençãos que recebemos de Cristo: "... para sermos santos e irrepreensíveis diante de Seus olhos." Ef 1,4b
    Vemos-nos, então, moralmente compelidos a buscar e preservar a santidade, que nos assegurará a eterna bem-aventurança. Ele diz: "Mas agora, libertados do pecado e feitos servos de Deus, tendes por fruto a santidade. E o termo é a Vida Eterna." Rm 6,22
    Com razão, não podemos mais permitir-nos viver em dissolução. Temos uma meta: "Pois como pusestes vossos membros a serviço da impureza e do mal para cometer a iniquidade, assim ponde agora vossos membros a serviço da justiça para chegar à santidade." Rm 6,19
    Pois imbuídos da devida prudência, devemos estar cientes que viver a perfeição nesse mundo é um grande privilégio: "Vós, ao contrário, aproximaste-vos da montanha de Sião, da cidade do Deus Vivo, da Jerusalém Celestial, das miríades de anjos, da festiva assembleia dos primeiros inscritos no livro dos Céus, e de Deus, Universal Juiz, e das almas dos justos, que chegaram à perfeição..." Hb 12,22-23
    E a santidade é total domínio das palavras e de si: "... porque todos nós caímos em muitos pontos. Se alguém não cair por palavra, este é um homem perfeito, capaz de refrear todo seu corpo." Tg 3,2
    É paciência: "Mas é preciso que a paciência efetue sua obra, a fim de serdes perfeitos e íntegros, sem fraqueza alguma." Tg 1,4
    Ela é-nos concedida pela imersão no Evangelho, na Verdade, como Jesus rezou ao Pai: "Santifica-os pela Verdade. Tua Palavra é a Verdade." Jo 17,17
    E sem ela não poderemos eternamente contemplar a face de Deus: "Procurai a Paz com todos e ao mesmo tempo a santidade, sem a qual ninguém pode ver o Senhor." Hb 12,14


JESUS, A VERDADEIRA PERFEIÇÃO

    O rico jovem que se julgava perfeito, numa arrogância, aliás, característica da juventude, foi convidado por Jesus à verdadeira perfeição: "Se queres ser perfeito, vai, vende teus bens, dá-os aos pobres e terás um tesouro no Céu. Depois vem, e segue-Me!" Mt 19,21
    E a todos jovens, quase sempre tão exigentes, São Pedro dedica algumas esclarecedoras palavras: "Semelhantemente, vós que sois mais jovens, sede submissos aos Anciãos. Todos vós, em vosso mútuo tratamento, revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá Sua Graça aos humildes (Pr 3,34). Humilhai-vos, pois, debaixo da poderosa mão de Deus para que Ele vos exalte no oportuno tempo. Confiai-Lhe todas vossas preocupações, porque Ele tem cuidado de vós. Sede sóbrios e vigiai. Vosso adversário, o Demônio, anda ao redor de vós como o leão que ruge, buscando a quem devorar. Resisti-lhe fortes na fé. Vós sabeis que vossos irmãos, que estão espalhados pelo mundo, sofrem os mesmos padecimentos que vós. O Deus de toda Graça, que vos chamou em Cristo à Sua Eterna Glória, depois que tiverdes padecido um pouco, aperfeiçoá-vos-á, torná-vos-á inabaláveis, fortificá-vos-á." 1 Pd 5,5-10
    Sem dúvida, São Paulo, apesar de todas Graças por ele alcançadas, ainda dizia: "Não pretendo dizer que já alcancei esta meta e que cheguei à perfeição. Não. Mas empenho-me em conquistá-la, uma vez que também eu fui conquistado por Jesus Cristo. Consciente de não tê-la ainda conquistado, só procuro isto: prescindindo do passado e atirando-me ao que resta para a frente, persigo o alvo, rumo ao celeste prêmio ao qual Deus nos chama em Jesus Cristo. Nós, mais aperfeiçoados que somos, ponhamos nisto nosso afeto; e se tendes outro sentir, sobre isto Deus há de esclarecer-vos. Contudo, seja qual for o grau a que chegamos, o que importa é decididamente prosseguir." Fl 3,12-16
    Na verdade, dada sua luminosa inspiração, ele estava apenas sendo sensato. Com efeito, a própria vida em Cristo ensina: "Ademais, para que a grandeza das revelações não me levasse ao orgulho, foi-me dado um espinho na carne, um anjo de Satanás para esbofetear-me e livrar-me do perigo da vaidade. Três vezes roguei ao Senhor que o apartasse de mim, mas Ele disse-me: 'Basta-te Minha Graça, porque é na fraqueza que se revela totalmente Minha força.' Portanto, prefiro gloriar-me de minhas fraquezas, para que em mim habite a força de Cristo. Eis porque sinto alegria nas fraquezas, nas afrontas, nas necessidades, nas perseguições, no profundo desgosto sofrido por amor a Cristo. Porque quando me sinto fraco, então é que sou forte." 2 Cor 12,7-10
    E assim ele rezava pelos efésios: "Por isso, rogo-vos que não esmoreçais por minhas tribulações, que sofro por vós: elas são vossa glória. Por esta causa dobro os joelhos em presença do Pai, ao Qual deve sua existência toda família no Céu e na terra, para que vos conceda, segundo Seu glorioso tesouro, que sejais poderosamente robustecidos pelo Seu Espírito em vista do crescimento de vosso homem interior." Ef 3,13-16
    Pois mesmo os antigos Profetas não puderam chegar à perfeição antes da manifestação do Cristo: "E, no entanto, todos estes mártires da fé não conheceram a realização das promessas! Porque Deus, que tinha para nós uma melhor sorte, não quis que eles chegassem sem nós à perfeição." Hb 11,39-40
    E só em Cristo teríamos o Sacerdote da Eternidade, que nos traria a Eterna Aliança: "Se a perfeição tivesse sido realizada pelo sacerdócio levítico (porque é sobre este que se funda a legislação dada ao povo), que necessidade ainda havia de que surgisse outro Sacerdote segundo a ordem de Melquisedec, e não segundo a ordem de Aarão? Pois transferido o sacerdócio, forçoso é que também se faça a mudança da Lei. De fato, Aquele ao Qual se aplicam estas palavras é de outra tribo, da qual ninguém foi encarregado do serviço do altar. E é notório que Nosso Senhor nasceu da tribo de Judá, tribo à qual Moisés nada encarregou ao falar do sacerdócio. Isto se torna ainda mais evidente se se tem em conta que Este outro Sacerdote, que surge à semelhança de Melquisedec, foi constituído não por prescrição de uma lei humana, mas por Sua imortalidade. Porque está escrito: 'Tu és eternamente sacerdote, segundo a ordem de Melquisedec.' Com isso, está abolida a antiga legislação, por causa de sua ineficácia e inutilidade. Pois a Lei nada levou à perfeição. Apenas foi portadora de uma melhor esperança que nos leva a Deus." Hb 7,11-19
    São Pedro assim explicava o ápice da Revelação, que se deu na Cruz do Calvário: "Esta Salvação tem sido o objeto das investigações e das meditações dos Profetas que proferiram oráculos sobre a Graça que vos era destinada. Eles investigaram a época e as circunstâncias indicadas pelo Espírito de Cristo, que neles estava e profetizava os sofrimentos do mesmo Cristo e as Glórias que deviam segui-los." 1 Pd 1,10-11
    Ora, o próprio Jesus declarou: "Agora é o Juízo deste mundo! Agora será lançado fora o príncipe deste mundo! E quando Eu for levantado da terra, a Mim atrairei todos homens." Jo 12,31-32
    São Paulo discorre: "Porque aprouve a Deus fazer n'Ele habitar toda plenitude, e por Seu intermédio, ao preço do próprio Sangue na Cruz, Consigo reconciliar todas criaturas, restabelecendo a Paz a tudo quanto existe na terra e nos Céus. Sendo vós alheios a Deus, e inimigos por vossos pensamentos e más obras há bem pouco tempo, eis que agora Ele vos reconciliou pela morte de Seu Corpo humano, para que possais apresentar-vos santos, imaculados, irrepreensíveis aos olhos do Pai." Cl 1,19-22
    Porque, por Sua Paixão, Jesus Se tornou o modelo da perfeição: "Aquele para Quem e por Quem todas coisas existem, desejando conduzir à Glória numerosos filhos, deliberou elevar à perfeição, pelo sofrimento, o Autor da Salvação deles, para que Santificador e santificados formem um só todo. Por isso, Jesus não hesita em chamá-los Seus irmãos..." Hb 2,10-11
    O Príncipe dos Apóstolos, entretanto, questiona nossa santidade para resistir às turbulências até o fim dos tempos: "Uma vez que todas estas coisas hão de desagregar-se, considerai qual deve ser a santidade de vossa vida e de vossa piedade..." 2 Pd 3,11
    Pois essa espera deve ser marcada por um sincero esforço no Caminho da Redenção: "Portanto, caríssimos, esperando estas coisas, esforçai-vos em ser por Ele achados sem mácula e irrepreensíveis na Paz." 2 Pd 3,14
    Mas São João Evangelista garante: "Todo aquele que é nascido de Deus não peca, porque o divino germe nele reside; e não pode pecar, porque nasceu de Deus. ... o que é gerado de Deus acautela-se, e o Maligno não o toca." 1 Jo 3,9;5,18b
    E como São Paulo diz, essa é nossa verdadeira condição como criaturas de Deus: "Porque é gratuitamente que fostes salvos, mediante a fé. Isto não provém de vossos méritos, mas é puro dom de Deus. Não provém das obras, para que ninguém se glorie. Somos obra Sua, criados em Jesus Cristo para as boas ações, que Deus de antemão preparou para que nós as praticássemos." Ef 2,8-10
    Ele garante, com estas palavras, o correto proceder daqueles realmente obedientes: "Porque é Deus, segundo Seu beneplácito, Quem realiza em vós o querer e o executar." Fl 2,13
    Seus seguidores usam de idêntico argumento: "E o Deus da Paz... queira dispor-vos ao bem e conceder-vos que cumprais Sua vontade, em vós realizando Ele próprio o que é agradável aos Seus olhos, por Jesus Cristo..." Hb 13,20a.21a
    Ora, o próprio Jesus apontou esse constante aperfeiçoamento conduzido pelo Pai, na parábola da videira e dos ramos: "... e todo ramo que dá fruto, Ele limpa-o, para que dê ainda mais frutos." Jo 15,2b
    O Apóstolo dos Gentios, portanto, estimula-nos a persistir e resistir, confiante no conhecimento que nos é dado pelo Pai: "Estou pessoalmente convencido, meus irmãos, de que estais cheios de bondade, cheios de um perfeito conhecimento, capazes de admoestar-vos uns aos outros." Rm 15,14
    E dizia-o visando que viéssemos a fazer parte da Comunhão dos Santos, como Jesus lhe disse ao enviá-lo em missão entre os pagãos: "... para abrir-lhes os olhos, a fim de que se convertam das trevas à Luz, e do poder de Satanás a Deus, para que, pela fé em Mim, recebam o perdão dos pecados e a herança entre aqueles que foram santificados." At 26,18

    "Mandai Vosso Espírito Santo!"