quarta-feira, 9 de agosto de 2023

Santa Edith Stein


    Nasceu em 1891 em Breslávia, então cidade alemã, atualmente no sudeste da Polônia. De rica família de judeus, era a última de onze filhos e ainda aos 2 anos ficou órfã do pai. Educada na religião judaica, desde criança revelou incomum inteligência, e envolta em suas primeiras reflexões entrou na adolescência dizendo-se ateia, o que sustentava ainda aos 21 anos, embora sempre acompanhasse sua mãe à sinagoga.
    Tão perspicaz, chegou a abandonar a escola e foi morar na casa da irmã mais velha em Hamburgo, mas voltou a Breslávia para estudar, e anos mais tarde vai ser a primeira mulher a defender tese de Filosofia na Alemanha, na Universidade de Friburgo. Foi seguidora e assistente de Edmund Husserl, fundador da Fenomenologia, matéria em que se tornou doutora.
    Na Primeira Guerra Mundial, trabalhou pela Cruz Vermelha como voluntária no atendimento de soldados feridos. Por seus prestimoso trabalho, recebeu uma medalha de honra.


    Em 1921, de férias na Baviera, conheceu os escritos de Santa Teresa D'avila, no livro de sua autobiografia. Profundamente impressionada, leu-o todo numa noite e no dia seguinte adquiriu o Catecismo da Igreja Católica e um Missal, para continuar conhecendo a Verdade e saciar sua sede de Deus. Converteu-se ao Catolicismo, preparou-se mesmo sozinha, em janeiro de 1922 foi batizada, e em fevereiro, crismada, ainda que contra a vontade de sua mãe e irmãos.


    Passou a dar aulas numa escola dominicana, participou de várias conferências de instituições católicas e tornou-se catedrática em Filosofia na Universidade de Friburgo, Suíça.


    Em 1933, porém, Hitler trazia o nazismo ao poder na Alemanha, e todos professores que não concordavam com o arianismo passaram a ser perseguidos e deportados. Foi quando, aos 42 anos, Santa Edith Stein resolveu entrar para o convento das carmelitas descalças como noviça, na cidade de Colônia, Alemanha, e já em 1934 vestiu o hábito e adotou o nome de Teresa Benedita da Cruz.
    Em 1938 professou votos perpétuos, mas sua família não compareceu à cerimônia. Desde que se havia convertido, apenas por uma vez, e com um simples bilhete, sua mãe respondeu às suas frequentes cartas. Só sua irmã Rosa dedicava-lhe verdadeira atenção. Ela também converteu-se ao Catolicismo, após a morte da mãe, em 1939.
    Ao intensificarem-se as perseguições aos judeus, em 1940 Santa Edith foi transferida para o convento carmelita de Echt, na Holanda, onde um ano depois recebeu sua irmã, que também queria abraçar a vida religiosa, mas, pelas convulsões da época, apenas prestou serviços como uma irmã leiga. Isso perdurou até quando a Holanda foi invadida e anexada pela Alemanha nazista, e os superiores de seu convento tentaram transferi-las para a Suíça. Contudo, eram realmente muito difíceis tempos para os judeus e seus descendentes.
    Em 1942, os bispos holandeses escreveram um corajoso manifesto, denunciando a perseguição nazista aos judeus, mas tudo que conseguiram foi aumentar a sanha de Hitler contra a Igreja Católica. Ela e sua irmã foram levadas para o campo de concentração de Westerbork, no norte da Holanda, onde Santa Edith foi descrita pelos que sobreviveriam como a 'freira alemã', dedicada consoladora dos aflitos e atenciosa cuidadora das crianças.
    Deixou-nos frases de grande inspiração:

    "O lugar de cada um de nós depende unicamente de nossa vocação. A vocação não se encontra simplesmente depois de ter refletido e examinado os vários caminhos: é uma resposta que se obtém com a oração."
    "Uma coisa é certa: que vivamos no momento e no lugar presentes para alcançar nossa Salvação e a daqueles que nos foram confiados."
    "Tudo aceitar exatamente como é, colocar nas mãos de Deus e entregá-Lo. Assim n'Ele poder-se-á repousar, descansar de verdade e começar o novo dia como uma nova vida."
    "Deus dirige cada um de nós em Seus próprios caminhos: um chega mais fácil e mais rápido à meta que outro. Na realidade, é pouco o que podemos fazer em relação àquilo que se dá em nós. Mas mesmo esse pouco devemos fazer. Antes de tudo, isto representa: perseverar na oração pelo reto caminho sob o impulso da Graça..."
    "Como Maria é o protótipo da pura feminilidade, a imitação de Maria deve ser o objetivo da educação das meninas."
    "Aprende com Santa Teresa a só depender de Deus e servi-Lo com totalmente puro e desapegado coração. Então, como ela, tu poderás dizer: 'Não me arrependo de ter-me entregado ao amor.'"
    "Não podemos separar o amor a Deus do amor ao homem. A Deus, nós facilmente reconhecemos, mas e nosso irmão? Aqueles com os quais não identificamos formação, educação, raça, aparência? Nós não poderíamos ter imaginado que o amor a Deus poderia ser tão difícil."
    "Não aceite como Verdade nada que carece de amor, nem aceite como amor nada que carece de Verdade. Um sem o outro é uma destrutiva mentira."
    "Toda mulher que vive à luz da eternidade pode cumprir sua vocação, não importa se é em casamento, em ordem religiosa ou em secular profissão."
    "Aqueles que se juntam à Ordem Carmelitana não estão perdidos para seus próximos e queridos entes, mas foram conquistados por eles, porque é nossa vocação por todos interceder junto a Deus."
    "Tudo de que preciso é um sossegado lugar, onde todo dia eu possa conversar com Deus como se não houvesse mais nada a fazer. Eu tento fazer-me uma ferramenta para Deus. Não para mim mesma, mas apenas para Ele."
    " está mais próxima da Divina Sabedoria que toda ciência filosófica, e mesmo a teológica. Porém, visto que andar no escuro torna-se difícil, em 'nossa noite', enquanto impedimento à futura clarezacada raio de Luz que cai é de inestimável ajuda para não errarmos nosso caminho."
    "A atividade humana não nos pode ajudar, mas unicamente a Paixão de Cristo. Meu desejo é dela participar."
    "Efetivamente, hoje conheço muito melhor o que significa ser a esposa do Senhor no sinal da Cruz. Mas, dado que se trata de um mistério, isto jamais poderá ser compreendido somente com a razão."
    "Penso, de qualquer modo, estarmos seguindo muito seguro caminho, e cada uma fazemos tudo possível para tornar-nos vazias de nós mesmas, a fim de deixar-nos preencher pela Divina Graça."
    "Quanto mais escuridão se faz a nosso redor, mais devemos abrir o coração à Luz que vem do alto."
    "Nos últimos meses, muitas vezes ouvimos a queixa de que as muitas orações pela paz ainda estão sem efeito. Que direito temos de ser ouvidos? Nosso desejo de paz é, sem dúvida, genuíno e sincero. Mas vem de um coração plenamente purificado?"
    "Pois Deus, a inteira Santíssima Trindade está em nós. Quando conseguimos construir em nosso interior uma bem fechada morada, e retirar-nos para dentro o maior número de vezes possível, então nada mais poderá faltar-nos em nenhum lugar do mundo."
    "Os muros de nossos mosteiros encerram um estreito espaço. Para erigir a estrutura da santidade, é preciso cavar fundo e construir alto, deve descer às profundezas da escura noite de teu próprio nada, a fim de que sejas elevado à luz do divino amor e da compaixão."
    "Nenhuma obra espiritual vem ao mundo sem grandes sofrimentos. Ela sempre desafia o homem inteiro."
    "Quanto mais elevado é o grau da amorosa união ao qual Deus destina a alma, tanto mais profunda e persistente deverá ser sua purificação."
    "Geralmente, recebemos uma cruz ainda mais pesada quando desejamos nos livrar daquela que carregamos."
    "Não se pode desejar ser livre da Cruz, quando se é especialmente escolhido para a Cruz."
    "Quem pertence a Cristo, deve viver a vida inteira de Cristo, deve atingir a maturidade de Cristo, e deve, finalmente, abraçar a Cruz, encaminhando-se para o Getsêmani e para o Gólgota."
    "A Cruz é mais eficiente que a mortificação que se adota por livre e própria escolha. Sim, a Cruz enviada por Deus, exterior e interior."
    "Debaixo da Cruz, compreendi a sorte do povo de Deus..."
    "Existe uma vocação para o sofrimento de Cristo e, por isso, para a colaboração com Sua redentora obra. Quando estamos unidos ao Senhor, assim somos membros do Corpo Místico de Cristo: Cristo continua vivo em Seus membros e neles continua Seu sofrimento. E o sofrimento que se suporta em união ao Senhor é Seu sofrimento, colocado na grande obra de Redenção e nela colhe-se Seu fruto. Esse é o pensamento fundamental de toda vida religiosa, mas principalmente da vida do Carmelo: colaborar na Salvação da humanidade pelo voluntário e alegre sofrimento em prol dos pecadores."
    "Para mim, é muito irreal pensar que a Divina Misericórdia se atenha aos limites da Igreja visível. Deus é Verdade. Quem procura a Verdade está à busca de Deus, queira ou não queira."
    "Igreja é inabalável justamente porque une a absoluta defesa da Eterna Verdade a uma inigualável elasticidade em adaptar-se às situações e exigências de cada tempo."
    "Toda verdadeira oração é uma oração da Igreja. Por meio dessa oração, a Igreja ora, pois é o Espírito Santo que vive na Igreja, que em cada alma 'por nós intercede com inexprimíveis gemidos.'"
    "O próprio Deus ensina-nos a seguir em frente, tomando nossa mão na d'Ele por meio da Liturgia da Igreja."
    "A ilimitada e amorosa devoção a Deus, e a dádiva que Deus faz de Si mesmo a ti, são a mais alta elevação de que o coração é capaz, é o mais alto grau de oração. As almas que a este ponto chegaram são verdadeiramente o coração da Igreja."
    "O Senhor está presente no Tabernáculo com divindade e humanidade. Ele está ali não para Si mesmo, mas para nós: porque Sua alegria consiste em estar com os homens. E porque sabe que nós, como somos, temos necessidade da Sua proximidade pessoal. A consequência, para quantos pensam e sentem normalmente, é sentirem-se atraídos e de ali de vez em quando pararem, na medida em que lhes for possível."

    Em 7 agosto de 1942, foi levada com a irmã para o campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, no sul da Polônia, onde mais de 1 milhão de judeus seriam mortos. E apenas dois dias depois foram mortas na câmara de gás. Seus corpos foram incinerados.
    Martirizada entre seu povo, ofereceu sua vida pela conversão dos judeus ao Catolicismo. Foi canonizada por São João Paulo II como Padroeira da Europa, junto a Santa Brígida e Santa Catarina Sena.


    Santa Edith Stein, rogai por nós!