quinta-feira, 25 de maio de 2023

São Beda, O Venerável


    Doutor da Igreja e Pai da História da Inglaterra, recluso em seu mosteiro escreveu mais de 60 obras, com as quais ajudou a refletir a Luz de Deus na Europa e no mundo, desde o século VII até os dias de hoje. Sempre usando uma acessível e agradável linguagem, traduz a beleza e a profundidade do Divino Verbo arrebatando e cativando grande número de almas. Estudou as Sagradas Escrituras por toda vida. Foi ele que percebeu que a Igreja é a atual Arca da Aliança.
    Em 701, ainda quando São Beda nem havia sido ordenado, o Papa Sérgio I pediu a seu abade que lhe permitisse vir a Roma, para que se manifestasse sobre algumas importantes questões e a sede da Igreja pudesse conhecer sua Sabedoria. Ele tinha apenas 29 anos, mas sua fama de Santo já lhe conferia o título de Venerável, qualidade reverenciada em Todos Santos.
    Aos 7 anos havia sido enviado ao mosteiro de Wearmouth, em terras vizinhas, "para ser educado pelos monges", como ele mesmo escreveu, e aos 19 anos mudou-se para o recém-construído mosteiro de São Paulo, em Jarrow, sua terra natal, no norte da Inglaterra, de onde pouquíssimas vezes saiu para cumprir incumbências dadas por seus superiores. Enquanto criança, foi diretamente orientado pelo próprio abade, que desde cedo havia reconhecido nele uma absolutamente incomum inteligência. Todos documentos da Igreja até então eram colocados à sua disposição, e ele estudava-os com veneração.
    Além de Teologia, escreveu sobre todas áreas do conhecimento da Alta Idade Média: Filosofia, Matemática, Medicina, História, Gramática, Música e Astronomia. Empenhava-se em organizar e transmitir tudo que aprendia, pois via as ciências como dons de Deus para que possamos contemplar Sua obra. Escreveu: "Tenho dedicado minhas energias ao estudo das Escrituras, observando a monástica disciplina e cantando nos diários ofícios na igreja. Estudar, ensinar e escrever sempre foi meu deleite."


    Várias gerações de monges foram formadas sob seu carisma, e a civilidade européia de seu tempo deve muito à sua espiritualidade e devoção. Por designação de seu abade, fundou a renomada Escola Catedral de York, onde poucos anos mais tarde iria estudar o Mestre Alcuíno, fundador da escola que se tornaria a Universidade de Paris. Por volta de 720, o Papa Gregório II requisitou nosso Santo para ser seu auxiliar em Roma, mas ele humildemente implorou para continuar em seu mosteiro como um simples estudante. Inspiradamente, assim achava que mais colaboraria para a edificação da Igreja. E estava certo, como poucos séculos depois se veria: a Inglaterra seria exposta a descaradas e perniciosas heresias.
    Sua mais famosa obra é a 'História Eclesiástica do Povo Inglês', onde exalta com maestria a Igreja como Católica, Apostólica e Romana, sem se fechar, porém, às pontuais contribuições de todos povos e culturas, que para ele também portavam vivas centelhas do Espírito de Deus, a culminar na Vinda do Salvador. Foi dos primeiros a enxergar o Cristo como a figura central de toda Sagrada Escritura, como vemos na obra 'Codex Amiatinus', da qual participou. Assim confirmava o que Jesus mesmo havia dito: "Vós perscrutais as Escrituras, julgando encontrar nelas a Vida Eterna. Pois bem! São elas mesmas que dão testemunho de Mim." Jo 5,39
    Na obra 'Chronica Maiora', faz um apreciável estudo da História da Igreja, comentando os seis primeiros Concílios Ecumênicos, com clareza apontando os erros das heresias e ressaltando a superioridade dos conhecimentos de Soteriologia e de Mariologia.
    Mestre também em Liturgia, escreveu homilias sob a ótica 'realista' de São Cirilo, Santo Ambrósio e Santo Agostinho, que visa fazer de cada fiel "não só cristão, mas (o próprio) Cristo". Ele ensinou que, pelos Sacramentos, a Igreja "gera a Si mesma", torna-se 'Mãe de Deus' ao gerar Deus em seus filhos.
    Para ele, os pastores, doutores e doutoras da Igreja devem conhecer tão intimamente a Palavra de Deus a ponto de serem capazes de explicá-la com toda sua riqueza às mais humildes pessoas; e as pessoas consagradas devem viver a Comunhão, através da ascese e da contemplação, de modo a revelar ao mundo a verdadeira espiritualidade cristã.
    Convidava os fiéis a serem tão assíduos à Igreja de modo a não dar tempo aos 'Apóstolos' nem mesmo para comer, como acontecia nos tempos de Jesus (cf. Mc 6,31), e lembrava aos pais que, perante os filhos, eles têm o ofício de Sacerdotes.
    São Bonifácio, Arcebispo da Germânia e Mainz, ao saber de sua morte, insistentemente pediu ao arcebispo de York e ao seu abade que fizessem cópias de seus principais escritos, que ele havia conhecido, para que os cristãos pudessem beneficiar-se de sua divina iluminação. O monge beneditino Notker Balbulus, do século X, dizia que São Beda era o novo sol que Deus havia feito brilhar para iluminar os caminhos da cristandade.
    Nosso Santo ensina:

    "O sensato homem torna-se conhecido por poucas palavras."
    "Peçamos por todos meios e antes de tudo, que Ele (Jesus) dirija nossos passos segundo Sua Palavra e que o mal não tenha domínio sobre nós."
    "Ouvindo Sua voz (de Jesus), abrimos a porta para recebê-Lo ao aceitarmos de bom grado Suas secretas ou evidentes advertências, e pormo-nos a realizar aquilo que compreendemos como nosso dever. Ele entra para que ceemos, Ele conosco e nós Consigo, porque, pela Graça de Seu amor, habita nos corações dos eleitos para sempre alimentá-los com a Luz de Sua presença."

    "Peço-Te, ó Bom Jesus, que benevolamente me permitiste haurir as dóceis palavras da Tua Sabedoria, misericordiosamente concede-me que um dia eu chegue a Ti, fonte de toda Sabedoria, e que eu sempre permaneça diante de Tua face."
    "Só Ele (Jesus) ama perfeitamente o Criador, Aquele que manifesta um puro amor pelo próximo."
    "Nenhum homem tira os pecados (que a Lei, embora santa, justa e boa, não poderia tirar), mas Ele, em Quem não há pecado."
    "Maria é bendita entre as mulheres, porque com o decoro da virgindade se beneficiou da Graça de ser geradora de um Filho que é Deus."
    "A inspiração voltou, de repente, para render-se à Mãe. Foi totalmente inesperado! E assim, de alguma forma eu fiz uma entrega à Mãe. Então tive uma experiência de irresistível amor. Ondas de amor como que fluíram para dentro de mim."
    "Eu acho que a Mãe está gradualmente revelando-se e assumindo o controle. Mas não é a Mãe sozinha. É a Mãe e o Pai, o homem e a fêmea, como que gradualmente tendo Seu casamento."
    "Em Belém, eis que os pastores se apressam, com grande alegria, para ver Aquele de Quem ouviram falar. E como buscaram com fervoroso amor, rapidamente mereceram achar o Salvador. Assim também os inteligentes pastores dos rebanhos, ou melhor, todos fiéis que se propõem a procurar a Cristo com o trabalho do espírito, demonstram-no por suas palavras e atos."
    "'Vamos até Belém', disseram, 'para ver esta palavra que se realizou.' Vamos, pois, também nós, caríssimos irmãos, pelo pensamento, até Belém, cidade de Davi, e lembremos, cheios de amor, que nela o Verbo Se fez carne, e com honras celebremos Sua Encarnação."
    "Não há o que duvidar: se São João (Batista) suportou o cárcere e as cadeias, foi por Nosso Redentor, de Quem como precursor dera testemunho. Também por Ele deu a vida. O perseguidor não lhe exigiu que negasse a Cristo, mas que calasse a Verdade. No entanto, morreu por Cristo."
    "Cristo é a Estrela da Manhã, Aquele que, quando a noite deste mundo tem passado, dá a Seus Santos a promessa da Luz da Vida, e abre o Eterno Dia."
    "Jesus, havendo feito o chicote com pedaços de corda, expulsou-os do Templo, de onde são expulsos aqueles que, eleitos e postos entre os Santos, ou fazem de fingida maneira suas boas obras ou abertamente agem mal."
    "Entristeceram-se os discípulos com a morte do Senhor, mas tendo tomado conhecimento de Sua Ressurreição, sua tristeza transformou-se em júbilo; em seguida, vendo o prodígio da Ascensão, com ainda maior alegria louvavam e bendiziam o Senhor."
    "Ninguém se atrase em converter-se ao Senhor. Que ninguém deixe ir passando os dias!"
    "Permanecemos em Deus na medida em que não pecamos."

    "O fogo do Purgatório será mais intolerável que todos tormentos que podem ser sentidos ou concebidos nesta vida."
    "Valente é o guerreiro que poderá vencer a si mesmo."
    "A valentia de qualquer soldado só se conhece na guerra."
    "É melhor ser vencido honestamente do que vencer desonestamente."

    "Enquanto o Coliseu estiver de pé, Roma estará de pé. Quando o Coliseu cair, Roma cairá. E quando Roma cair, o mundo cairá."
    "Quem prepara cova para seu irmão, nela cairá."
    "Foge do desonesto lucro como de um prejuízo."
    "A prosperidade dá-nos os amigos, a adversidade confirma-os."
    "A qualidade do discurso dos professores deve ser adequada à qualidade dos ouvintes."
    "Há três caminhos para o fracasso: não ensinar o que se sabe, não praticar o que se ensina, e não perguntar o que se ignora."
    "Se a História registra boas coisas sobre boas pessoas, o pensativo ouvinte é encorajado a imitar o que é bom; ou, se registra o mal das perversas pessoas, o piedoso ouvinte ou leitor é encorajado a evitar tudo que é pecaminoso e ruim, e a fazer o que sabe ser bom e agradável a Deus."

    "Eu não era mais o centro da minha vida e, portanto, em tudo podia ver Deus."
    "Solta as velas e deixa que Deus nos guie para onde Ele quiser."
    "Todos caminhos deste mundo são tão inconstantes e instáveis quanto uma súbita tempestade no mar."
    "Esta vida humana aparece por um curto espaço, mas sobre o que foi antes, ou o que ainda vai seguir-se, somos totalmente ignorantes."
    "As lágrimas não pedem, mas merecem perdão."

    Morreu em 735, aos 63 anos, no mosteiro de Jarrow, onde escolheu para viver, e aí mesmo foi sepultado.


     Saqueado e destruído pelos vikings em 794, em 1022 suas relíquias foram levadas para a Catedral de Durham, em New Castle, ali nas proximidades, e no século XIV definitivamente foram depositadas na Capela do Galileu, uma de suas dependências.


    São Beda, rogai por nós!