terça-feira, 26 de dezembro de 2023

A Sagrada Família


JOSÉ E MARIA

    A Bíblia oferece belas imagens da Sagrada Família. Uma delas é descrita por São Mateus, quando o Anjo da Guarda de São José se encarregou de consolidar o Matrimônio entre ele e Nossa Senhora:

    "Eis como nasceu Jesus Cristo: Maria, Sua mãe, estava desposada com José. Antes de coabitarem, aconteceu que Ela concebeu por virtude do Espírito Santo.
    José, seu esposo, sendo justo e não querendo difamá-la, resolveu rejeitá-la secretamente. Enquanto assim pensava, eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e disse-lhe:
   - José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois Aquele que nela foi concebido vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um Filho, a Quem porás o Nome de Jesus, porque Ele salvará Seu povo de seus pecados.
    Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor falou pelo Profeta: 'Eis que a Virgem conceberá e dará à luz um Filho, que Se chamará Emanuel (Is 7,14), que significa Deus Conosco.'
    Despertando, José fez como o anjo do Senhor lhe havia mandado e em sua casa recebeu sua esposa. E sem que ele a tivesse conhecido, ela deu à luz Seu Filho, que recebeu o Nome de Jesus."
                                               Mt 1,18-25


NATAL DE JESUS

    Outra cena de singular beleza é o Nascimento de Jesus, que São Lucas assim narrou:

    "Naqueles tempos apareceu um decreto de César Augusto, ordenando o recenseamento de toda terra. Este recenseamento foi feito antes do governo de Quirino na Síria. Todos iam alistar-se, cada um em sua cidade.
    José também subiu da Galileia, da cidade de Nazaré, a Judeia, à Cidade de Davi, chamada Belém, porque era da casa e família de Davi, para alistar-se com sua esposa Maria, que estava grávida.
    Ali estando eles, completaram-se os dias dela. E deu à luz Seu primogênito Filho, e, envolvendo-O em faixas, reclinou-O num presépio, porque na sala não havia lugar para eles.
    Nos arredores havia uns pastores, que nos campos vigiavam e guardavam seu rebanho durante as vigílias da noite. Um anjo do Senhor apareceu-lhes e a Glória do Senhor refulgiu ao redor deles, e tiveram grande temor. O anjo disse-lhes:
    - Não temais, eis que vos anuncio uma Boa Nova que será alegria para todo povo: hoje vos nasceu, na Cidade de Davi, um Salvador, que é o Cristo Senhor. Isto vos servirá de sinal: achareis um recém-nascido envolto em faixas e posto numa manjedoura.
    E subitamente ao anjo juntou-se uma multidão do Celeste Exército, que louvava a Deus e dizia:
    - Glória a Deus no mais alto dos CéusPaz na terra aos homens, objetos da divina benevolência.
    Depois que os anjos os deixaram e voltaram para o Céu, falaram os pastores uns aos outros:
    - Vamos a Belém e vejamos o que se realizou, e o que nos manifestou o Senhor.
    Foram com grande pressa e acharam Maria e José, e o Menino deitado na manjedoura. Vendo-O, contaram o que se lhes havia dito a respeito deste Menino.
    Todos que os ouviam admiravam-se das coisas que lhes contavam os pastores.
    Maria conservava todas estas palavras, meditando-as em seu coração.
    Voltaram os pastores, glorificando e louvando a Deus por tudo que tinham ouvido e visto, e que estava de acordo com o que lhes fora dito." 
                                                 Lc 2,1-20


A FUGA DE HERODES

   Na fuga para o Egito, a Sagrada Família é vista em um delicado momento, entre o ódio de reis. Mas não deixa de exprimir sua pujante espiritualidade, como São Mateus relata:

    "E eis que a Estrela, que tinham visto no Oriente, foi precedendo os magos até chegar sobre o lugar onde estava o Menino, e ali parou. A aparição daquela estrela encheu-os de profunda alegria.
    Entrando na casa, acharam o Menino com Maria, Sua mãe. Prostrando-se diante d'Ele, adoraram-nO. Depois, abrindo seus tesouros, como presente ofereceram-Lhe ouro, incenso e mirra. Avisados em sonhos para não tornarem a Herodes, voltaram à sua terra por outro caminho.
    Depois de sua partida, um anjo do Senhor apareceu em sonhos a José e disse-lhe:
    - Levanta-te, toma o Menino e Sua mãe e foge para o Egito. Fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o Menino para matá-Lo.
    José levantou-se durante a noite, tomou o Menino e Sua mãe e partiu para o Egito. Ali permaneceu até a morte de Herodes, para que se cumprisse o que o Senhor dissera pelo Profeta: 'Do Egito, Eu chamei Meu Filho' (Os 11,1).
    Vendo Herodes, então, que tinha sido enganado pelos magos, ficou muito irado e mandou massacrar em Belém e seus arredores todos meninos de dois anos para baixo, conforme o exato tempo que havia indagado dos magos. Assim se cumpriu o que foi dito pelo Profeta Jeremias: 'Em Ramá ouviu-se uma voz, choro e grandes lamentos. É Raquel a chorar seus filhos! Não quer consolação, porque já não existem (Jr 31,15)!'
    Com a morte de Herodes, o anjo do Senhor apareceu em sonhos a José, no Egito, e disse:
    - Levanta-te, toma o Menino e Sua mãe e retorna à terra de Israel, porque morreram aqueles que atentavam contra a vida do Menino.
    José levantou-se, tomou o Menino e Sua mãe e foi para a terra de Israel.
    Ao ouvir, porém, que Arquelau reinava na Judeia, em lugar de seu pai Herodes, não ousou ir para lá. Divinamente avisado em sonhos, retirou-se para a província da Galileia e veio habitar na cidade de Nazaré, para que se cumprisse o que foi dito pelos Profetas: 'Será chamado Nazareno'." 
                                                  Mt 2,9-23


APRESENTAÇÃO DO MENINO JESUS NO TEMPLO DE JERUSALÉM

    Complementarmente, se São Mateus não registra a passagem da Sagrada Família por Jerusalém para a Apresentação do Senhor, quando José e Maria, mesmo sob as ameaças de Herodes, fiel e corajosamente vão cumprir suas obrigações religiosas, São Lucas não registra a fuga para o Egito após a Apresentação, indicando apenas o retorno a Nazaré. Sem dúvida, outro luminoso momento:

    "Completados que foram os oito dias para ser circuncidado o Menino, foi-Lhe posto o Nome de Jesus, como Lhe tinha chamado o anjo antes de ser concebido no seio materno.
    Concluídos, segundo a Lei de Moisés (Lv 12,4), os dias da purificação de Sua mãe, levaram-nO a Jerusalém para apresentá-Lo ao Senhor, conforme o que está escrito na Lei do Senhor: 'Todo primogênito do sexo masculino será consagrado ao Senhor (Ex 13,2)'; e para oferecerem o sacrifício prescrito pela Lei do Senhor, um par de rolas ou dois pombinhos (Lv 12,8).
    Ora, havia em Jerusalém um homem chamado Simeão. Este homem, justo e piedoso, esperava a Consolação de Israel, e o Espírito Santo estava nele. Fora-lhe revelado pelo Espírito Santo que não morreria sem primeiro ver o Cristo do Senhor. Impelido pelo Espírito Santo, foi ao Templo. E tendo os pais apresentado o Menino Jesus, para a respeito d'Ele cumprirem os preceitos da Lei, tomou-O em seus braços e louvou a Deus nestes termos:
    - Agora, Senhor, deixai ir em Paz Vosso servo, segundo Vossa Palavra. Porque meus olhos viram Vossa Salvação que preparastes diante de todos povos, como Luz para iluminar as nações e para a Glória de Vosso povo de Israel.
    Seu pai e Sua mãe estavam admirados das coisas que d'Ele se diziam. Simeão abençoou-os e disse a Maria, Sua mãe:
    - Eis que este Menino está destinado a ser causa de queda e de soerguimento para muitos homens em Israel, e a ser sinal que provocará contradições, a fim de serem revelados os pensamentos de muitos corações. E uma espada transpassará tua alma.
    Também havia uma Profetisa chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de avançada idade. Depois de ter vivido sete anos com seu marido desde sua virgindade, ficara viúva, e agora com oitenta e quatro anos não se apartava do Templo, servindo a Deus noite e dia em jejuns e orações. Chegando ela à mesma hora, louvava a Deus e falava de Jesus a todos aqueles que em Jerusalém esperavam a libertação.
    Após terem observado tudo segundo a Lei do Senhor, voltaram para a Galileia, à Sua cidade de Nazaré.
    O Menino ia crescendo e fortificava-Se: estava cheio de Sabedoria, e a Graça de Deus n'Ele repousava." 
                                                Lc 2,21-39


JESUS ENSINANDO NO TEMPLO AOS 12 ANOS DE IDADE

    Mais um memorável acontecimento na história da Sagrada Família é quando o Menino Jesus permanece em Jerusalém após o final da semana da Páscoa. Foi narrado por São Lucas:

    Tendo Ele atingido doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume da festa. Acabados os dias da festa, quando voltavam, ficou o Menino Jesus em Jerusalém, sem que Seus pais o percebessem.
    Pensando que Ele estivesse com Seus companheiros de comitiva, andaram caminho de um dia e buscaram-nO entre os parentes e conhecidos. Mas não O encontrando, voltaram a Jerusalém, à procura d'Ele.
    Três dias depois acharam-nO no Templo, sentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os. Todos que O ouviam estavam maravilhados com a Sabedoria de Suas respostas.
    Quando eles O viram, ficaram admirados. E Sua mãe disse-Lhe:
    - Meu filho, que nos fizeste?! Eis que Teu pai e eu andávamos à Tua procura, cheios de aflição.
    Respondeu-lhes Ele:
    - Por que Me procuráveis? Não sabíeis que devo estar na Casa de Meu Pai?
    Eles, porém, não compreenderam o que Ele lhes dissera. Em seguida, desceu com eles a Nazaré e era-lhes submisso.
    Sua mãe guardava todas estas coisas em seu coração.
    E Jesus crescia em estatura, em Sabedoria e Graça, diante de Deus e dos homens." 
                                               Lc 2,41-52


DETALHES

    Mesmo tendo morrido quando Jesus estava no início de Sua juventude, São José não foi esquecido pelo povo de Nazaré. Ao contrário, Jesus, ao iniciar Sua vida pública ainda era associado a ele. O povo vai perguntar-se em Nazaré: "Não é Este o Filho do carpinteiro?" Mt 13,55a
    São Lucas é assertivo: "Quando Jesus começou Seu Ministério tinha cerca de trinta anos, e era tido por filho de José..." Lc 3,23a
    Tanto que dois Apóstolos, que eram daquela região, assim vão identificá-Lo no primeiro dia em que O encontraram: "Filipe encontra Natanael e diz-lhe: 'Achamos Aquele de Quem Moisés escreveu na Lei e que os Profetas anunciaram: é Jesus de Nazaré, filho de José." Jo 1,45
    Assim como São José, que era de Belém (Lc 2,4), Nossa Senhora também era da tribo de Davi: "... acerca de Seu Filho Jesus Cristo, Nosso Senhor, descendente de Davi quanto à carne..." Rm 1,3
    E igualmente tinha parentes na judeia, ainda que já em avançada idade, como era a mãe de São João Batista, nas palavras do Arcanjo Gabriel: "'Também Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho em sua velhice. E já está no sexto mês aquela que é tida por estéril, porque para Deus nenhuma coisa é impossível.' Naqueles dias, Maria levantou-se e foi às pressas às montanhas, a uma cidade de Judá." Lc 1,36-37.39
    Mas foi na casa de familiares de São José que eles se alojaram durante o recenseamento, e aí Jesus nasceu, recebendo as visitas dos pastores e dos Santos Reis: "Entrando na casa, acharam o menino com Maria, Sua mãe." Mt 2,11a
    Na verdade, a casa estava cheia, e eles abrigaram-se no estábulo anexo à casa, que era firmada em uma rocha: "E deu à luz Seu filho Primogênito, e, envolvendo-O em faixas, reclinou-O num presépio, porque na sala não havia lugar para eles." Lc 2,7
    São Lucas mais uma vez vai dizê-lo, especificamente falando num cocho, quando os pastores de Belém chegaram para adorá-Lo: "Foram com grande pressa e acharam Maria e José, e o menino deitado na manjedoura." Lc 2,16
    Como o povo de Nazaré e da Galileia, São José e Nossa Senhora eram pobres, o que se atesta pelo valor das oferendas feitas no dia da Apresentação do Senhor. Quanto aos ricos presentes dados pelos Santos Reis, eram pertences de Jesus, e eles reservaram-nos para os custos da viagem e da permanência de alguns anos no Egito: "Concluídos, segundo a Lei de Moisés (Lv 12,4), os dias da purificação de Sua mãe, levaram-nO a Jerusalém para apresentá-Lo ao Senhor, conforme o que está escrito na Lei do Senhor: 'Todo primogênito do sexo masculino será consagrado ao Senhor (Ex 13,2)'; e para oferecerem o sacrifício, como prescrito pela Lei do Senhor, um par de rolas ou dois pombinhos (Lv 12,8)." Lc 2,22-24
    Depois da morte de São José, Jesus assumiu a carpintaria para sustentar Sua mãe, pois por esse ofício Ele foi reconhecido no início de Sua vida pública: "Não é Ele o carpinteiro, o Filho de Maria?" Mc 6,3a
    Além da Judeia, Maria também tinha parentes em Nazaré, como vemos no dia em que, aos 12 anos, Jesus permaneceu em Jerusalém depois da Páscoa: "Pensando que Ele estivesse com Seus companheiros de comitiva, andaram caminho de um dia e buscaram-nO entre os parentes e conhecidos." Lc 2,44
    Aliás, Maria escolheu morar em Nazaré exatamente porque aí estava a maior e mais carente parte de sua parentela, pois São Joaquim e Santa Ana a tiveram já em avançada idade e ela logo estaria sozinha. E foi aí que o Arcanjo Gabriel lhe fez a Anunciação: "No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o Nome da virgem era Maria." Lc 1,26-27
    São Mateus vai nomear os primos de Jesus, que chamava de irmãos conforme o costume judaico, pois não havia a palavra primo em seu idioma: "Não são Seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas? E Suas irmãs não vivem todas entre nós?" Mt 13,55b-56a
    Pois Nossa Senhora tinha em Nazaré uma prima, também chamada de irmã por São João Evangelista na cena da crucificação: "Junto à Cruz de Jesus estavam de pé Sua Mãe, a irmã de Sua Mãe, Maria, mulher de Cleófas, e Maria Madalena." Jo 19,25
    São Marcos, narrando a mesma cena, aponta essa prima como mãe de dois destes primos de Jesus: "Ali também achavam-se umas mulheres, observando de longe, entre as quais Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, o Menor, e de José..." Mc 15,40
    São Mateus faz o mesmo registro: "Entre elas achavam-se Maria Madalena e Maria, mãe de Tiago e de José, e a mãe dos filhos de Zebedeu." Mt 24,56
    Dois destes primos vão tornar-se Apóstolos de Jesus, e São Marcos diz que o nome do pai de São Tiago Menor é Alfeu, a forma em aramaico do grego Cleófas, como registrado por São João Evangelista (Jo 19,25): "Escolheu estes Doze: Simão, a quem pôs o nome de Pedro; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, aos quais pôs o nome de Boanerges, que quer dizer Filhos do Trovão. Ele também escolheu André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu; Tadeu, Simão, o Zelota; e Judas Iscariotes, que O entregou." Mc 3,16-19
    E São Lucas, dando a mesma informação, aponta São Judas Tadeu, outro Apóstolo, como irmão de São Tiago Menor, que era o quarto dos 'irmãos' de Jesus na narrativa de São Mateus: "Simão, a quem deu o sobrenome de Pedro; André, seu irmão; Tiago, João, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu; Simão, chamado Zelota; Judas, irmão de Tiago; e Judas Iscariotes, aquele que foi o traidor." Lc 6,14-16
    Estes, aliás, começaram a seguir Jesus desde os primeiros dias, logo após a transformação da água em vinho, como São João Evangelista narrou: "Depois disso, desceu para Cafarnaum, com Sua mãe, Seus irmãos e Seus discípulos. E ali só demoraram poucos dias." Jo 2,12
    Os demais também seguiam-nO de perto: "Jesus falava ainda à multidão, quando veio Sua mãe e Seus irmãos e esperavam do lado de fora a ocasião para falar-Lhe." Mt 12,46
    Mas nem todos Seus primos O acolheram. Pelo contrário, mesmo sabendo que Ele estava jurado de morte na Judeia, d'Ele debochavam: "Aproximava-se a festa dos judeus, chamada dos Tabernáculos. Seus irmãos disseram-Lhe: 'Parte daqui e vai para a Judeia, a fim de que também Teus discípulos vejam as obras que fazes. Pois quem deseja ser conhecido em público não faz coisa alguma ocultamente. Já que fazes essas obras, revela-Te ao mundo.' Com efeito, nem mesmo Seus irmãos acreditavam n'Ele." Jo 7,2-5
    No primeiro retorno a Nazaré após iniciar Seu Ministério, Ele mesmo iria reclamar de Sua parentela: "Mas Jesus disse-lhes: 'Um Profeta só é desprezado em sua pátria, entre seus parentes e em sua própria casa.'" Mc 6,4
    Porque isso afetava Sua Missão: "Ali não pôde fazer milagre algum. Apenas curou alguns poucos enfermos, impondo-lhes as mãos. E admirou-Se da incredulidade deles." Mc 6,5-6a
    Sem dúvida, eles tinham-nO em conta de um louco: "Dirigiram-se, em seguida, a uma casa. Aí, de novo afluiu tanta gente que nem podiam tomar alimento. Quando os seus o souberam, saíram para retê-Lo, pois diziam: 'Ele enlouqueceu.'" Mc 3,20-21
    O episódio da Páscoa aos 12 anos, enfim, já mostrava que a Sagrada Família era composta apenas de Jesus, Maria e José: "E Sua mãe disse-Lhe: 'Meu Filho, que nos fizeste?! Eis que Teu pai e eu andávamos à Tua procura, cheios de aflição" Lc 2,48
    Assim também a cena da crucificação, pois se Nossa Senhora tivesse outro filho além de Jesus não iria morar com São João Evangelista: "Junto à Cruz de Jesus estavam de pé Sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena. Quando Jesus viu Sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à Sua mãe: 'Mulher, eis aí teu filho.' Depois disse ao discípulo: 'Eis aí tua mãe.' E dessa hora em diante o discípulo levou-a para sua casa." Jo 19,25-27



    Na Espanha, em Barcelona, uma monumental catedral é dedicada à Sagrada Família, um projeto do arquiteto Gaudi.


    E mais um dos grandes sinais de Deus, bem como do valor por Ele dado à Sagrada Família, está na preservação da Santa Casa de Nazaré, miraculosamente transladada por anjos pelos céus até Loreto, na Itália, ao fim do século XIII.


    Sagrada Família, rogai por nós!