quarta-feira, 1 de novembro de 2023

Todos os Santos


    A palavra Apocalipse, do grego, significa Revelação. O último livro da Bíblia, portanto, trata de revelações feitas por Jesus a São João Evangelista através de um anjo, em forma de visões. Está no primeiro versículo: "Revelação de Jesus Cristo, que Lhe foi confiada por Deus para manifestar a Seus servos o que em breve deve acontecer. Ele, por Sua vez, por intermédio de Seu anjo, comunicou a Seu servo João, o qual atesta, como Palavra de Deus, o testemunho de Jesus Cristo e tudo que viu." Ap 1,1-2
    Nesse livro, temos registro de um grupo de pessoas que alcançarão a Graça de vestir branco, andar com Jesus e ter seus nomes por Ele proclamados nos Céus, antes mesmo do Grande Dia da Ressurreição da Carne, portanto antes do Juízo Final. Diz o próprio Cristo: "Todavia, tens em Sardes algumas pessoas que não contaminaram suas vestes. Comigo andarão vestidas de branco, porque o merecem. O vencedor assim será revestido: de brancas vestes. Jamais apagarei seu nome do livro da Vida, e proclamá-lo-ei diante de Meu Pai e de Seus anjos." Ap 3,4-5
    São João também viu nos Céus uma incalculável quantidade de santos anjos, que louvam Jesus: "Em minha visão, ao redor do trono também ouvi, dos Seres e dos Anciãos, a voz de muitos anjos, em número de miríades de miríades e de milhares de milhares, bradando em alta voz: 'Digno é o Cordeiro imolado de receber o poder, a riqueza, a Sabedoria, a força, a Glória, a honra e o louvor.'" Ap 5,11-12
    E ainda viu as almas dos Santos Mártires, que, nos Céus, claramente intercedem a Deus clamando por Sua justiçaàs quais também foi dado vestir branco. Contudo, na terra os martírios continuam, ou seja, essa intercessão já está acontecendo, pois antecede o Juízo Final: "Quando abriu o quinto selo, debaixo do altar vi as almas dos homens imolados por causa da Palavra de Deus e por causa do testemunho de que eram depositários. E clamavam em alta voz, dizendo: 'Até quando Tu, que és o Senhor, o Santo, o Verdadeiro, ficarás sem fazer justiça e sem vingar nosso sangue contra os habitantes da terra?' Então foi dada a cada um deles uma branca veste, e foi-lhes dito que aguardassem ainda um pouco, até que se completasse o número dos companheiros de serviço e irmãos que com eles estavam para ser mortos." Ap 6,9-11
    No Dia da Ira do Senhor, todavia, um ajo surgiu do Oriente e bradou aos quatro anjos que detinham os ventos dos quatro cantos da terra, em defesa dos que ainda estão por receber o Sacramento do Batismo: "Não danifiqueis a terra, nem o mar, nem as árvores, até que tenhamos assinalado os servos de Nosso Deus em suas frontes. Ouvi, então, o número dos assinalados: cento e quarenta e quatro mil de toda tribo dos filhos de Israel..." Ap 7,3-4
    Em seguida, São João vê uma incontável multidão de Santos, que também vestiam branco e traziam nas mãos palmas que simbolizam a Vitória: "Depois disso, vi uma grande multidão que ninguém podia contar, de toda nação, tribo, povo e língua. Conservavam-se em pé diante do trono e diante do Cordeiro, de brancas vestes e palmas na mão, e bradavam em alta voz: 'A Salvação é obra de Nosso Deus, que está assentado no trono, e do Cordeiro.'" Ap 7,9
    Estes são os que venceram os pecados e a Grande Tribulação, igualmente prevista por Jesus. Eles já veem a Deus face a face e receberam a definitiva Consolação: "Então um dos Anciãos falou comigo e perguntou-me: 'Esses, que estão revestidos de brancas vestes, quem são e de onde vêm?' Respondi-lhe: 'Meu Senhor, tu sabes!' E ele disse-me: 'Esses são os sobreviventes da Grande Tribulação, lavaram suas vestes e alvejaram-nas no Sangue do Cordeiro. Por isso, estão diante do trono de Deus e servem-nO dia e noite em Seu Templo. Aquele que está sentado no trono abrigá-los-á em Sua Tenda. Já não terão fome, nem sede, nem o sol ou calor algum os abrasará, porque o Cordeiro, que está no meio do trono, será Seu Pastor e levá-los-á às fontes das Águas Vivas. E Deus enxugará toda lágrima de seus olhos.'" Ap 7,13-16
    Entretanto, antes que os sete Arcanjos toquem as sete trombetas para iniciar os castigos, as orações de intercessão da Igreja na terra continuam subindo até Deus com a fumaça dos incensos: "Adiantou-se outro anjo e pôs-se junto ao altar, com um turíbulo de ouro na mão. Foram-lhe dados muitos perfumes, para que os oferecesse com as orações de Todos os Santos no altar de ouro, que está adiante do trono. A fumaça dos perfumes subiu da mão do anjo com as orações dos Santos, diante de Deus. Depois disso, o anjo tomou o turíbulo, encheu-o de brasas do altar e lançou-o por terra. E houve trovões, vozes, relâmpagos e terremotos." Ap 8,3-5
    E pouco antes do início do Juízo Final, São João Evangelista ouviu um coral de inefáveis sons, feito de eunucos: "Ouvia, entretanto, um celeste coro semelhante ao ruído de muitas águas e ao ribombar de potente trovão. Esse coro que eu ouvia ainda era semelhante a músicos tocando suas cítaras. Cantavam como que um novo cântico diante do trono, diante dos quatro Seres e dos Anciãos. Ninguém podia aprender este cântico, a não ser aqueles cento e quarenta e quatro mil que foram resgatados da terra. Estes são os que não se contaminaram com mulheres, pois são virgens. São eles que acompanham o Cordeiro por onde quer que vá. Foram resgatados dentre os homens, como primícias oferecidas a Deus e ao Cordeiro." Ap 14,3-4
    Sem dúvida, embora inicialmente houvesse restrição aos eunucos no judaísmo, Deus havia-os reconsiderado através do Profeta Isaías, num claro aceno ao celibato: "Porque eis o que diz o Senhor: 'Aos eunucos que observarem Meus sábados, que escolherem o que Me é agradável e se afeiçoarem à Minha Aliança, Eu darei em Minha Casa e dentro de Minhas muralhas um monumento e um nome de mais valor que filhos e filhas. Dá-lhes-ei um nome que jamais perecerá." Is 56,4-5
    E o próprio Jesus ensinou aos Apóstolos: "Seus discípulos disseram-Lhe: 'Se tal é a condição do homem a respeito da mulher, é melhor não se casar!' Respondeu Ele: 'Nem todos são capazes de compreender o sentido desta palavra, mas somente aqueles a quem foi dado. Porque há eunucos que o são desde o ventre de suas mães, há eunucos tornados tais pelas mãos dos homens e há eunucos que a si mesmos se fizeram eunucos por amor ao Reino dos Céus. Quem puder compreender, compreenda.'" Mt 19,11-12
    Trata-se de um grande testemunho de fé na Vida Eterna, uma antecipação da celestial condição: "Jesus respondeu: 'Os filhos deste mundo casam-se e dão-se em casamento, mas aqueles que serão julgados dignos do futuro século e da Ressurreição dos mortos não terão mulher nem marido.'" Lc 20,34-35
    São Paulo, que também era celibatário, defendia essa condição: "O primeiro homem, tirado da terra, é terreno. O Segundo veio do Céu. Qual o homem terreno, tais os homens terrenos; e qual o Homem Celestial, tais os homens celestiais. Assim como reproduzimos em nós as feições do homem terreno, precisamos reproduzir as feições do Homem Celestial." 1 Cor 15,47-49
    E ele falou em nome de uma perfeita união ao Senhor: "Penso que seria bom ao homem não tocar mulher alguma. Pois quereria que todos fossem como eu... Aos solteiros e às viúvas, digo que lhes é bom se permanecerem assim, como eu. A respeito das pessoas virgens, não tenho Mandamento do Senhor. Porém dou meu conselho, como homem que recebeu da Misericórdia do Senhor a Graça de ser digno de confiança. Julgo, pois, em razão das presentes dificuldades, ao homem ser conveniente ficar assim como está. Quisera ver-vos livres de toda preocupação. O solteiro cuida das coisas que são do Senhor, de como agradar ao Senhor. O casado preocupa-se com as coisas do mundo, procurando agradar à sua esposa. A mesma diferença existe com a mulher solteira ou a virgem. Aquela que não é casada cuida das coisas do Senhor, para ser santa no corpo e no espírito, mas a casada cuida das coisas do mundo, procurando agradar ao marido. Digo isto para vosso proveito, não para estender-vos um laço, mas para ensinar-vos o que melhor convém, o que poderá unir-vos ao Senhor, sem empecilho." 1 Cor 7,1b.7a.8.25.26.32-35
    Assim, pela Vitória de Jesus sobre o pecado, foi concedido às almas dos Santos, dos que venceram em Seu Nome, sentarem-se em tronos para reinar e julgar junto a Ele até que se cumpram os tempos: "Também vi tronos, sobre os quais se assentaram aqueles que receberam o poder de julgar: eram as almas dos que foram decapitados por causa do testemunho de Jesus e da Palavra de Deus, e todos aqueles que não tinham adorado a Fera ou sua imagem, que não tinham recebido seu sinal na fronte nem nas mãos. Eles viveram uma nova vida e reinaram com Cristo por mil anos. Os outros mortos não tornaram à vida até que se completassem os mil anos. Esta é a Primeira Ressurreição. Feliz e Santo é aquele que toma parte na Primeira Ressurreição! Sobre eles a segunda morte não tem poder, mas serão Sacerdotes de Deus e de Cristo: com Ele reinarão durante os mil anos." Ap 20,4-6


    Entre canonizados ou não, portanto, a Igreja tem nos Céus milhares e milhares de Santos. São eles os que venceram o pecado e estão vestidos de branco, com palmas nas mãos, assentados em tronos, com o poder de julgar se nossos pedidos, conforme a vontade do Pai, merecem ou não suas intercessões, tudo graças a Comunhão dos Santos. Ou seja, eles já estão reinando com Cristo, como vimos, e, evidentemente, sobre esse mundo: "Então ao vencedor, ao que praticar Minhas obras até o fim, lhe darei poder sobre as pagãs nações. Ele regê-las-á com cetro de ferro, como se quebra um vaso de argila, assim como Eu mesmo recebi o poder de Meu Pai. E dá-lhe-ei a Estrela da Manhã." Ap 2,26-28
    De fato, eles já receberam a Coroa da Vida, como vemos em suas imagens, que representa poder e efetiva participação no Reino dos Céus, assim como a passagem para a eternidade: "Sê fiel até a morte e dá-te-ei a Coroa da Vida. Quem tiver ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: 'O vencedor não sofrerá dano algum da segunda morte.'" Ap 2,10b-11
    Essa promessa havia sido feita à Nossa Senhora, ainda nos Salmos: "Vosso trono, ó Deus, é eterno. De equidade é Vosso cetro real. ... posta-se à Vossa direita a Rainha, ornada de ouro de Ofir. Ouve, filha, vê e presta atenção: esquece teu povo e a casa de teu pai. De tua beleza encantar-Se-á o Rei. Ele é Teu Senhor, rende-Lhe homenagens. Teus filhos tomarão o lugar de teus pais, tu estabelecê-lo-ás príncipes sobre toda terra. Celebrarei teu nome através das gerações, e os povos eternamente louvá-te-ão." Sl 44,7.10b-12.17-18
    E Jesus, enquanto 'Porta do Céu', falou de livre acesso, de entrar e sair: "EU SOU a Porta! Se alguém entrar por Mim será salvo. Tanto entrará como sairá, e encontrará pastagem." Jo 10,9
    Que a Igreja na terra também usufrui desta Comunhão dos Santos, enfim, a prova é a própria Palavra do Cristo: "Mas Jesus, aproximando-Se, disse-lhes: 'Toda autoridade foi-Me dada no Céu e na terra. Ide, pois, e ensinai a todas nações. Batizai-as em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos dias, até o fim do mundo.'" Mt 28,18-20
    São paulo diz: "... quem se une ao Senhor, com Ele torna-se um só Espírito." 1 Cor 6,17b
    Sem dúvida, ele claramente refere-se à família de Deus que está na terra mas também nos Céus: "Por esta causa, dobro os joelhos em presença do Pai, ao Qual deve sua existência toda família no Céu e na terra, para que vos conceda, segundo Seu glorioso tesouro, que sejais poderosamente robustecidos por Seu Espírito em vista do crescimento de vosso homem interior." Ef 3,14-16
    A celebração do dia de Todos os Santos, pois, é feita desde o século III na Igreja do Oriente, e em Roma começou a partir de 609, também no dia 13 de maio, data em que o Papa Bonifácio IV transformou o Panteão, conhecido templo de deuses pagãos, numa igreja em homenagem à Santíssima Virgem Maria e a Todos os Santos.
    Em 835, o Papa Gregório IV estabeleceu o dia 1 de novembro como propícia data, e estendeu a celebração a todo o mundo cristão, mas tal mudança só foi oficialmente decretada em 1475, pelo Papa Xisto IV.
    Não por acaso, a mais marcante Aparição de Nossa Senhora aconteceu justamente num 13 de maio, em 1917, em Fátima, Portugal. Essa mudança da data, portanto, revelou-se obra da Divina Providência, e assim para reavivar a antiga memória deste dia, pois o 13 de maio restou exclusivo para Nossa Mãe Celeste. Quanto ao dia de Todos os Santos, ficou como véspera do dia de nossos falecidos entes, dos quais muitos talvez já estejam vivendo a plena Graça da Santidade.

    "Todos os Santos de Deus, rogai por nós!"