sexta-feira, 16 de junho de 2023

Sagrado Coração de Jesus


    Falando sobre a Igreja, Seu Reino de Sacerdotes, Deus prometeu através do Profeta Jeremias: "Dá-vos-ei pastores segundo Meu Coração, os quais com inteligência e Sabedoria vos apascentarão. Quando vos multiplicardes e tornarde-vos numerosos na terra, naqueles dias,' Oráculo do Senhor, 'não mais se falará da Arca da Aliança do Senhor, nem mais nela se pensará, perdendo-se a lembrança e a saudade, nem a ela há de referir-se." Jr 3,15-16
    E Santa Margarida Maria Alacoque, monja da Ordem da Visitação de Santa Maria, foi a escolhida por Jesus para divulgar ao mundo a devoção ao Seu Sagrado Coração.
    Foram três aparições, em 1673, 1674 e 1675. Nesta última, na segunda sexta-feira após a celebração de Corpus Christi, Jesus apareceu a ela, mostrando-lhe o coração, e disse: "Eis o Coração que tanto tem amado os homens ao ponto de nada poupar, até exaurir-se e consumir-se para demonstrar-lhes Seu amor. E em reconhecimento não recebo senão ingratidão da maior parte deles."


12 PROMESSAS

    Dentre as muitas revelações que Jesus lhe fez, todas cuidadosamente anotadas por Santa Margarida Maria, temos as 12 promessas. A mais importante delas é a última, que diz: "Prometo-vos, no excesso de Misericórdia do Meu Coração, que Meu Todo-Poderoso Amor concederá, a todos aqueles que comungarem na Primeira Sexta-Feira de nove meses seguidos, a Graça da penitência final; não morrerão no Meu desagrado nem sem receberem os Sacramentos: Meu Divino Coração será Seu Refúgio de Salvação nesse derradeiro momento."
    É realmente uma promessa por demais generosa. E como é pequeno o esforço que Ele pede! Mais uma vez, Jesus revela-Se muito mais amoroso do que nós, de fato, merecemos.
    Mas as outras promessas pela devoção ao Sagrado Coração de Jesus também são de enorme importância. Ele garantiu:

    1 - Dá-lhes-ei todas Graças necessárias ao seu estado de vida;
    2 - Estabelecerei a Paz em suas famílias;
    3 - Abençoarei os lares onde for exposta e honrada a imagem do Meu Sagrado Coração;
    4 - Hei de consolá-los em todas dificuldades;
    5 - Serei Seu Refúgio durante a vida e em especial na hora da morte;
    6 - Derramarei abundantes bênçãos sobre todos seus esforços;
    7 - Os pecadores encontrarão no Meu Sagrado Coração uma fonte e um oceano sem fim de Misericórdia;
    8 - As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas;
    9 - As almas fervorosas ascenderão rapidamente a um estado de grande perfeição;
    10 - Darei aos Sacerdotes o poder de tocarem os mais empedernidos corações;
    11 - Aqueles que propagarem esta devoção terão seus nomes escritos no Meu Sagrado Coração, e d’Ele nunca serão apagados.

    Que a grandeza do Sagrado Coração de Jesus não sofra ainda mais por falta de amor em nossas vidas. E que, por tão simples devoção, a humanidade não perca estas inestimáveis Graças.


    "Sagrado Coração de Jesus, tende piedade de nós!"
    "Jesus manso e humilde de Coração, fazei nosso coração semelhante ao Vosso!"