quarta-feira, 27 de março de 2024

Corpo Santo

    Além de registros históricos, a Ressurreição de Jesus já havia sido profetizada desde os Salmos. Cantando a Deus, o salmista, que deve ser entendido como o próprio Cristo, diz: "... Vós não abandonareis Minha alma na habitação dos mortos, nem permitireis que Vosso Santo conheça a corrupção." Sl 15,10
    E as provas que Jesus deu da Ressurreição da Carne foram mais que concretas. Literalmente trata-se de redivivos carne e ossos, ainda que sob ligeiramente distinta condição, pois podem materializar-se ou não. De fato, uma foi a condição na qual Ele Se apresentou a Santa Maria Madalena: em primeiro momento, a ela pareceu ser outra pessoa, em seguida, porém, apresentou-Se de modo a ser reconhecido, mas ainda não podia ser tocado. São João Evangelista assim relata:

    "Ditas estas palavras, voltou-se para trás e viu Jesus em pé, mas não O reconheceu.
    Então lhe perguntou Jesus:
    - Mulher, por que choras? Quem procuras?
    Supondo ela que fosse o jardineiro, respondeu:
    - Senhor, se tu O tiraste, dize-me onde O puseste e eu irei buscá-Lo.
    Disse-lhe Jesus:
    - Maria!
    Voltando-se ela, exclamou em hebraico:
    - Rabôni! (Mestre!)
    Disse-lhe Jesus:
    - Não Me retenhas, porque ainda não subi a Meu Pai. Mas vai a Meus irmãos e dize-lhes: 'Subo para Meu Pai e Vosso Pai, Meu Deus e Vosso Deus.'"
                                               Jo 20,14-17

    Isso também se deu na aparição aos discípulos que deixaram Jerusalém no Domingo da Ressurreição:

    "Nesse mesmo dia, dois discípulos caminhavam para uma aldeia chamada Emaús, distante de Jerusalém sessenta estádios. Iam falando um com o outro de tudo que se tinha passado. Enquanto iam conversando e discorrendo entre si, o mesmo Jesus aproximou-Se deles e caminhava com eles. Mas os olhos estavam-lhes como que vendados, e não O reconheceram.
    Aproximaram-se da aldeia para onde iam e Ele fez como se quisesse passar adiante. Mas eles forçaram-nO a parar:
    - Fica conosco, já é tarde e o dia declina.
    Então entrou com eles. Aconteceu que, estando conjuntamente sentados à mesa, Ele tomou o pão, abençoou-O, partiu-O e serviu-lhO. Então se lhes abriram os olhos e O reconheceram... mas Ele desapareceu.
    E diziam um para o outro:
    - Não se nos abrasava o coração, quando Ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras?"
                                           Lc 24,13-16.28-32

    Outra, porém, foi a condição em que pela primeira vez apareceu ao Colégio dos Apóstolos, segundo São Lucas, absolutamente reconhecível e palpável:

    "Enquanto ainda falavam dessas coisas, Jesus apresentou-Se no meio deles e disse-lhes:
    - A Paz esteja convosco!
    Perturbados e espantados, pensaram estar vendo um espírito. Mas Ele disse-lhes:
    - Por que estais perturbados, e por que essas dúvidas em vossos corações? Vede Minhas mãos e Meus pés, sou Eu mesmo. Apalpai e vede: um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que tenho.
    E, dizendo isso, mostrou-lhes as mãos e os pés. Mas ainda vacilando eles e estando transportados de alegria, perguntou-lhes:
    - Tendes aqui alguma coisa para comer?
    Então Lhe ofereceram um pedaço de peixe assado. Ele tomou e comeu à vista deles."
                                               Lc 24,36-43

    A Ressurreição, porém, não se deu apenas com Jesus, e dar-se-á com todo ser humano, seja para a Vida Eterna ou para a eterna condenação. São Suas palavras: "... os que praticaram o bem irão para a Ressurreição da Vida, e aqueles que praticaram o mal ressuscitarão para serem condenados." Jo 5,29
    Essa promessa já estava no livro do Profeta Daniel: "Muitos daqueles que dormem no pó da terra despertarão. Uns para uma Vida Eterna, outros para a ignomínia, a eterna infâmia. Os que tiverem sido inteligentes fulgirão como o brilho do firmamento, e os que tiverem introduzido muitos nos Caminhos da justiça luzirão como as estrelas, com um perpétuo resplendor." Dn 12,2-3
    E, com efeito, no Domingo da Ressurreição muitos ressuscitaram, como atestam as Escrituras. São Mateus registrou: "Os sepulcros abriram-se e os corpos de muitos justos ressuscitaram. Saindo de suas sepulturas, entraram na Cidade Santa depois da Ressurreição de Jesus e apareceram a muitas pessoas." Mt 27,52-53
    Além destes sinais, entre outros realizados pelo próprio Jesus, como a ressurreição de Lázaro, do filho da viúva de Naum e da filha de Jairo, ou ainda as ressurreições que se deram através de São Pedro e São Paulo, Deus deu-nos muitos outros que apontam para a incorruptibilidade da carne, e assim para a Ressurreição e para a Vida Eterna: são os corpos de muitos Santos que demoram a decompor-se, como provas para o povo de seu lugar e seu tempo, ou, como provas para toda humanidade, nos casos daqueles que simplesmente ainda não sofreram os efeitos da decomposição. São os chamados corpos santos ou corpos incorruptos.
    Os Santos, aliás, assim são identificados por São João Evangelista justamente por terem alcançado o que ele chama de 'primeira ressurreição', ou seja, por terem chegado ao Céu, enquanto almas, e já estarem reinando com Cristo: "Eles viveram uma Nova Vida e com Cristo reinaram por mil anos. Os outros mortos não tornaram à vida até que se completassem os mil anos. Esta é a primeira ressurreição. Feliz e Santo é aquele que toma parte na primeira ressurreição! Sobre eles a segunda morte não tem poder, mas serão Sacerdotes de Deus e de Cristo: com Ele reinarão durante mil anos." Ap 20,5-6
    Pelos corpos santos, pois, é-nos dado uma veemente mostra do que São Paulo disse sobre o grande evento que acontecerá no Último Dia: "É necessário que este corpo corruptível se revista de incorruptibilidade, e que este corpo mortal se revista de imortalidade." 1 Cor 15,53
    Ora, ele exulta nessa esperança, citando os Profetas Isaías e Oseias: "Quando este corpo corruptível estiver revestido de incorruptibilidade, ou seja, quando este corpo mortal estiver revestido de imortalidade, então se cumprirá a Palavra da Escritura: 'A morte foi tragada pela Vitória (Is 25,8).' 'Onde está, ó morte, tua vitória? Onde está, ó morte, teu aguilhão (Os 13,14)?'" 1 Cor 15,54-55
    E já são muitos os grandiosos sinais de Deus dados através de corpos santos, que, vale notar, só acontecem com os membros de Sua Igreja, membros do Corpo Místico de Cristo:
    São Pio de Pietrelcina, o renomado Padre Pio, que por décadas carregou os estigmas de Cristo. Falecido em 1968.


    - São Dom Bosco, fundador da Pia Sociedade de São Francisco de Sales, conhecida como Salesianos. Falecido em 1888.


    Santa Bernardete Soubirous, vidente de Nossa Senhora em Lourdes. Falecida em 1879.


    - Santa Catarina Labouré, vidente de Nossa Senhora das Graças. Falecida em 1876.


    - São João Maria de Vianney, Padroeiro dos Padres. Falecido em 1859.


    Beato Estevão Bellesini, defensor da juventude, primeiro pároco a ser beatificado. Falecido em 1840.


    - Beata Anna Maria Taigi, que tudo doava aos pobrescom frequência visitava enfermos e tinha visões do futuro. Falecida em 1837.


    - Santa Luísa de Marilac, cofundadora das Filhas da Caridade e destemida combatente da peste que assolou Paris. Falecida em 1660.


    - São Vicente de Paulo, o Pai dos pobres, fundador da Congregação da Missão, conhecida como Padres Lazaristas. Falecido 1660.


    "Esperamos, ó Cristo, Vossa Vinda Gloriosa!"