terça-feira, 2 de abril de 2024

A Família


    A família é importantíssima parte do projeto de Deus. E não somente em terrenos assuntos, mas claramente nos tocantes ao Céu, pois Ele Se revelou Pai, nos enviou Seu Filho, elegeu Maria como Nossa Mãe, nos ama como filhos e quer que vivamos como irmãos. Por isso a Igreja, um pedaço do Céu, deve reproduzir esse modelo, como São Paulo recomenda a São Timóteo: "Ao ancião não repreendas com aspereza, mas adverte-o como a um pai, aos moços como a irmãos, às mulheres de idade como a mães, às jovens como a irmãs, com toda pureza." 1 Tm 5,1-2
    A Criação, de fato, tem seu ápice num homem e numa mulher, e em idade que já estavam prontos para ter filhos. Os planos de Deus é fazer do amor, característico elemento da vida familiar, a maior motivação da vida: companhia, alegria e Paz. Ainda hoje, em cada novo casal refaz-se a promessa de um novo mundo: um novo Adão e uma nova Eva. E o amor que os arrebata a esse projeto bem demostra o poder da e da esperança: juntos eles são capazes de tudo!
    No mesmo sentido, Deus Filho poderia manifestar-Se ao mundo exclusivamente por Sua Divindade, como Ele é, mas escolheu nascer de uma jovem e viver como um ser humano. Por Sua amabilidade, mandou o Arcanjo São Gabriel confirmar com Nossa Senhora a participação que ela teria no celestial projeto, e o Anjo da Guarda para preparar e instruir São José. Eles, por si mesmos e pela Divina Providência, já estavam encaminhados para o Matrimônio, mas a nova proposta era muito maior: era o cumprimento da promessa da Redenção da humanidade. Maria prontamente concordou, e José só precisou ser avisado em sonho para assumir a paternidade do Filho de Deus. Diferentemente de Adão e Eva, eles eram bem mais atentos e obedientes à divina vontade, e com Jesus formaram a Sagrada Família.
    Desde criança, no entanto, Jesus começou a apontar para outra dimensão de família. Ao ser reencontrado no Templo de Jerusalém depois de três dias, Ele respondeu a Nossa Senhora e São José: "Por que Me procuráveis? Não sabíeis que devo estar na Casa de Meu Pai?" Lc 2,49
    Não obstante, era exemplarmente obediente a Seus pais terrenos: "Em seguida, desceu com eles a Nazaré e era-lhes submisso." Lc 2,51a
    E quando começou Sua vida pública, pregou este conceito de família: "Minha mãe e Meus irmãos são estes, que ouvem a Palavra de Deus e a observam." Lc 8,21
    Aliás, Ele denunciou a rejeição a Deus na acomodação de famílias e parentes cujos projetos são meramente terrenos: "É só em sua pátria e em sua família que um Profeta é menosprezado." Mt 13,57
    E falando de nossa espiritual condição, que desde já deve prevalecer, recomendou: "E a ninguém chameis de pai sobre a terra, porque um só é Vosso Pai, Aquele que está nos Céus." Mt 23,9
    Os seguidores da tradição de São Paulo explicam: "Aliás, na terra temos nossos pais que nos corrigem e, no entanto, olhamo-los com respeito. Com quanto mais razão havemos de submeter-nos ao Pai de nossas almas, o Qual nos dará a Vida? Os primeiros educaram-nos para pouco tempo, segundo sua própria conveniência, ao passo que Este o faz para nosso bem, para comunicar-nos Sua santidade." Hb 12,9-10
    Jesus mesmo padeceu maus tratos de Seus parentes, quando pela primeira vez retornou a Nazaré após o início de sua vida pública: "Quando souberam disso, os parentes de Jesus saíram para agarrá-Lo, pois diziam: 'Ele enlouqueceu!'" Mc 3,21
    Deles sofreu ironia mesmo quando já era jurado de morte: "Depois disso, Jesus percorria a Galileia. Ele não queria deter-Se na Judeia, porque os judeus procuravam tirar-Lhe a vida. Seus irmãos disseram-Lhe: 'Parte daqui e vai para a Judeia, a fim de que também Teus discípulos vejam as obras que fazes. Pois quem deseja ser conhecido em público não faz coisa alguma ocultamente. Já que fazes essas obras, revela-Te ao mundo.' Com efeito, nem mesmo Seus irmãos acreditavam n'Ele." Jo 7,1.3-5
    Ele, porém, não renegava Suas origens. E como comentava o povo de Jerusalém ao vê-Lo pregar, isso foi amplamente difundido: "Não diz a Escritura: 'O Cristo há de vir da família de Davi, e da aldeia de Belém, onde Davi vivia?'" Jo 7,42
    Ora, essa era a ascendência de São José, que São Lucas narrou: "José também subiu da Galileia, da cidade de Nazaré, para Judeia, à cidade de Davi, chamada Belém, porque era da casa e família de Davi, para alistar-se com sua esposa Maria, que estava grávida." Lc 2,4-5
    E igualmente de Maria Santíssima, segundo São Paulo: "... este Evangelho Deus prometera outrora por Seus profetas na Sagrada Escritura, acerca de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor, descendente de Davi quanto à carne..." Rm 1,2-3
    O próprio Jesus vai reafirmá-la: "... a Salvação vem dos judeus." Jo 4,22b
    Mas exaltando o amor a Deus sobre todas coisas, Ele desfez por completo a falsa esperança de Paz em famílias voltadas para a mundana vida: "Não julgueis que vim trazer a Paz à terra. Vim trazer não a Paz, mas a espada. Eu vim trazer a divisão entre o filho e o pai, entre a filha e a mãe, entre a nora e a sogra, e os inimigos do homem serão as pessoas de sua própria casa. Quem ama seu pai ou sua mãe mais que a Mim, não é digno de Mim. Quem ama seu filho mais que a Mim, não é digno de Mim. Quem não toma sua Cruz e não Me segue, não é digno de Mim. Aquele que tentar salvar sua Vida, perdê-la-á. Aquele que a perder, por Minha causa, reencontrá-la-á." Mt 10,34-39
    Sem dúvida, Sua Paz só é dada à Igreja: "Deixo-vos a Paz, dou-vos Minha Paz. Não vos dou como o mundo a dá. Não se perturbe vosso coração, nem se atemorize!" Jo 14,27
    O mesmo acontece com o Espírito Santo, como Ele avisou: "É o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não O vê nem O conhece. Mas vós conhecê-Lo-eis, porque convosco permanecerá e em vós estará." Jo 14,17
    Fique claro, contudo, que a espada a que Jesus Se refere é a Palavra de Deus, como São Paulo explicou: "... a espada do Espírito, isto é, a Palavra de Deus." Ef 6,17b
    Entretanto, Ele não dispensou a espada de metal, ainda que como último recurso. Ele disse aos Apóstolos: "Depois ajuntou: 'Quando vos mandei sem bolsa, sem mochila e sem calçado, faltou-vos porventura alguma coisa?' Eles responderam: 'Nada.' 'Mas agora', disse-lhes Ele, 'aquele que tem uma bolsa, tome-a. Aquele que tem uma mochila, tome-a igualmente. E aquele que não tiver uma espada, venda sua capa para comprar uma.'" Lc 22,35-36
    E nestes termos afirmou a verdadeira família de Deus: "Em Verdade, declaro-vos: ninguém há que tenha abandonado, por amor ao Reino de Deus, sua casa, sua mulher, seus irmãos, seus pais ou seus filhos, que não receba muito mais neste mundo, e no vindouro a Vida Eterna." Lc 18,29-30
    Pois, ainda segundo Jesus, no Dia da Verdade nem mesmo os mais sólidos laços de cooperação material serão levados em conta: "Dois homens estarão no campo: um será tomado, o outro será deixado. Duas mulheres estarão moendo no mesmo moinho: uma será tomada, a outra será deixada." Mt 24,40-41
    E advertiu de abjetas tribulações, como São Lucas registrou: "Sereis entregues até por vossos pais, vossos irmãos, vossos parentes e vossos amigos, e matarão muitos de vós. Sereis odiados por todos por causa do Meu Nome." Lc 21,16-17
    O salmista, assim como Abel e São José do Egito, já havia experimentado essa tragédia: "Tornei-me um estranho para meus irmãos, um desconhecido para os filhos de minha mãe." Sl 68,9
    E em São Mateus, Jesus prevê o que de mais abominável existe: o assassinato dos próprios pais: "O irmão entregará seu irmão à morte. O pai, seu filho. Os filhos levantar-se-ão contra seus pais e matá-los-ão." Mt 10,21
    Foi mais longe, segundo São João: denunciou, entre religiosos, uma paternidade absolutamente espúria: "Vós tendes como pai o Demônio e quereis fazer os desejos de vosso pai. Ele era homicida desde o princípio e não permaneceu na Verdade, porque a Verdade nele não está. Quando diz a mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira." Jo 8,44
    Por malícia e para semear controvérsia, de fato, Satanás incitava os principais dos judeus a verem em Jesus alguém possesso: "Muitos deles diziam: 'Ele está possuído do Demônio. Ele delira. Por que O escutais vós?'" Jo 10,20
    E ao denunciar essa blasfêmia, Jesus revelou-Se como o próprio Pai: "Basta ao discípulo ser tratado como seu mestre, e ao servidor como seu patrão. Se chamaram de Beelzebul ao Pai de família, quanto mais o farão às pessoas de Sua Casa!" Mt 10,25
    De fato, Ele carinhosamente chamou os Apóstolos de filhinhos, durante a Santa Ceia: "Filhinhos meus, por um pouco apenas ainda estou convosco. Vós haveis de procurar-Me, mas como disse aos judeus, também vos digo agora: para onde Eu vou, vós não podeis ir." Jo 13,33
    No entanto, prometeu: "Não vos deixarei órfãos." Jo 14,18a
    Pois o Diabo, ao contrário, sempre lutou contra a família: começou semeando a desobediência a Deus em Eva e Adão, e em seguida a intriga entre Caim e Abel. Por fim, por pressão do povo levou Moisés a instituir o divórcio. Mas Jesus condenou essa prática: "Também foi dito: 'Todo aquele que rejeitar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio.' Eu, porém, digo-vos: todo aquele que rejeita sua mulher, fá-la tornar-se adúltera, a não ser que se trate de falso Matrimônio. E todo aquele que desposa uma mulher rejeitada comete um adultério. É por causa da dureza de vosso coração que Moisés havia tolerado o repúdio das mulheres, mas no começo não foi assim." Mt 5,31-32;19,8b
    O mesmo Ele dizia às mulheres: "E se a mulher repudia o marido e casa-se com outro, comete adultério." Mc 10,12
    Para Ele, o adultério dá-se por um simples olhar, no coração: "Ouvistes o que foi dito aos antigos: 'Não cometerás adultério.' Eu, porém, digo-vos: todo aquele que lançar um olhar de cobiça para uma mulher, já adulterou com ela em seu coração." Mt 5,27-28
    Isso levou os seguidores de São Paulo a advertirem: "Todos vós considerai o Matrimônio com respeito e conservai sem mácula o leito conjugal, porque Deus julgará os impuros e os adúlteros." Hb 13,4
    Assim também se manifestou São Tiago Menor: "Adúlteros, não sabeis que o amor ao mundo é abominado por Deus? Todo aquele que quer ser amigo do mundo, constitui-se inimigo de Deus." Tg 4,4
    O próprio São João Batista, cuja principal missão era anunciar o Cordeiro de Deus, também veio em defesa da família. E não só por condenar o adultério de Herodes, mas, como disse o anjo do Senhor a Zacarias, seu pai, para reorientar os casais à pureza de seus filhos: "... irá adiante de Deus com o Espírito e poder de Elias para reconduzir os corações dos pais aos filhos..." Lc 1,17
    Isso Deus havia avisado através do Profeta Malaquias, quando também incluiu o respeito que os filhos devem aos pais. Ou seja, essa profecia visa reconduzir a família à unidade, conforme os projetos de Deus: "Vou mandar-vos o Profeta Elias antes que venha o grande e temível Dia do Senhor, e ele converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos aos pais, de sorte que não mais ferirei de interdito a terra." Ml 3,23-24
    Esse segundo detalhe é exatamente o que recomenda o quarto Mandamento: "Honra teu pai e tua mãe, para que teus dias se prolonguem sobre a terra que te dá o Senhor, Teu Deus." Ex 20,12
    São Paulo também disse algumas palavras nesse sentido: "Mulheres, sede submissas a vossos maridos, porque assim convém, no Senhor. Maridos, amai vossas mulheres e não as trateis com aspereza. Filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto agrada ao Senhor. Pais, deixai de irritar vossos filhos, para que não se tornem desanimados." Cl 3,18-21
    E disse mais, tomando como exemplo a submissão de Jesus ao Pai e Sua união com a Igreja: "Sujeitai-vos uns aos outros no temor de Cristo. As mulheres sejam submissas a seus maridos, como ao Senhor, pois o marido é o chefe da mulher, como Cristo é o chefe da Igreja, Seu Corpo, da qual Ele é o Salvador. Ora, assim como a Igreja é submissa a Cristo, também em tudo o sejam as mulheres a seus maridos. Maridos, amai vossas mulheres como Cristo amou a Igreja e Se entregou por ela, para santificá-la, purificando-a pela Água do Batismo com a Palavra, para a Si mesmo apresentá-la toda gloriosa, sem mácula, sem ruga, sem qualquer outro defeito, mas santa e irrepreensível. Assim os maridos devem amar suas mulheres, como a seu próprio corpo. Quem ama sua mulher, ama-se a si mesmo." Ef 5,21-28
     São Pedro, da mesma forma, deixou um tocante recado: "Vós, também, ó mulheres, sede submissas aos vossos maridos. Se alguns não obedecem à Palavra, serão conquistados, mesmo sem a Palavra da pregação, pelo simples procedimento de suas mulheres, ao observarem vossa casta e reservada vida. Do mesmo modo vós, ó maridos, sabiamente com­portai-vos em vosso convívio com vossas mulheres, pois são de um sexo mais fraco. Porquanto elas são herdeiras, com o mesmo direito que vós, da Graça que dá a vida. Tratai-as com todo o respeito, para que vossas orações não fiquem sem resposta." 1 Pd 3,1-2.7



PAI, COMO DEUS É PAI

    Jesus ressalta ao máximo, pois, esta primeiríssima face de Deus, como vemos em Sua primeira aparição no Domingo da Ressurreição, a Santa Maria Madalena: "Subo a Meu Pai e Vosso Pai, a Meu Deus e Vosso Deus." Jo 20,17b
    E nessa condição Ele viveu: "'Aba! (Pai!)', suplicava Ele. 'Tudo Te é possível. Afasta de Mim este cálice! Contudo, não se faça o que Eu quero, senão o que Tu queres.'" Mc 14,36
    Até o último suspiro: "E Jesus dizia: 'Pai, perdoa-lhes. Porque não sabem o que fazem.'" Lc 26,34a
    Também explicou nossa condição de filhos, e que igualmente devemos trabalhar pela Salvação das almas: "Tendes ouvido o que foi dito: 'Amarás teu próximo e poderás odiar teu inimigo.' Eu, porém, digo-vos: amai vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, orai pelos que vos maltratam e perseguem. Deste modo sereis filhos de Vosso Pai do Céu, pois Ele faz nascer o sol tanto sobre os maus como sobre os bons, e faz chover sobre os justos e sobre os injustos. Se somente amais aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Não fazem assim os próprios publicanos? Se apenas saudais vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não fazem isto também os pagãos?" Mt 5,43-47
    Ele descreveu nessa sentença Sua humana condição: "Jesus tomou a palavra e disse-lhes: 'Em Verdade, em Verdade, digo-vos: o Filho de Si mesmo não pode fazer coisa alguma. Ele só faz o que vê fazer o Pai. E tudo que o Pai faz, semelhantemente faz o Filho.'" Jo 5,19
    E indicou, por nossa verdadeira filiação, nossa vocação para santidade: "Portanto, sede perfeitos, assim como Vosso Pai Celeste é perfeito." Mt 5,48
    Por fim, prometeu: "Naquele dia, pedireis em Meu Nome, e já não digo que rogarei ao Pai por vós. Pois o Pai mesmo vos ama, porque vós Me amastes e crestes que saí de Deus." Jo 16,26-27
    Ora, tão importante é a função de um pai que Jesus não perdia oportunidade de assim retratar o próprio Deus, como na parábola do joio e do trigo: "Os servidores do Pai de Família vieram e disseram-Lhe: 'Senhor, não semeaste bom trigo em teu campo? Donde vem, pois, o joio?'" Mt 13,27
    E na explicação que deu, seguia falando de filhos, fossem de Deus ou não: "O campo é o mundo. A boa semente são os filhos do Reino. O joio são os filhos do Maligno. O inimigo, que o semeia, é o Demônio. A colheita é o fim do mundo. Os ceifadores são os anjos. E assim como se recolhe o joio para jogá-lo no fogo, assim será no fim do mundo." Mt 13,38-40
    Tornou a repetir na parábola dos trabalhadores da vinha: "Com efeito, o Reino dos Céus é semelhante a um Pai de Família que saiu ao romper da manhã, a fim de contratar operários para Sua vinha." Mt 20,1
    Também na parábola do arrendamento da vinha: "Ouvi outra parábola: havia um Pai de Família que plantou uma vinha. Cercou-a com uma sebe, cavou um lagar e edificou uma torre. E, tendo-a arrendado a lavradores, deixou o país." Mt 21,33
    E ainda na parábola da estreita porta: "Procurai entrar pela estreita porta, porque, digo-vos, muitos procurarão entrar e não conseguirão. Quando o Pai de Família tiver entrado e fechado a porta, e vós, de fora, começardes a bater à porta, dizendo: 'Senhor, Senhor, abre-nos', Ele responderá: 'Digo-vos que não sei de onde sois.'" Lc 13,24-25
    Assim também Ele expressou a responsabilidade dos cristãos: "Por isso, todo escriba instruído nas coisas do Reino dos Céus é comparado a um Pai de Família, que de seu tesouro tira novas e velhas coisas." Mt 13,52
    E mais uma vez ao atribuir-lhes a proteção dos seus entes, nos dias de tribulação: "Sabei que se o Pai de Família soubesse em que hora da noite viria o ladrão, vigiaria e não deixaria arrombar sua casa." Mt 24,43
    Esse aviso igualmente vale para os membros da Igreja: "E se uma casa está dividida contra si mesma, tal casa não pode permanecer." Mc 3,25
    Indiretamente respondendo a São Pedro (cf. Lc 12,41), a quem faria Sumo Pontífice de Sua Igreja, Jesus assim lembrou a importância do Sacerdote: "Quem é, pois, o fiel e prudente servo que o Senhor constituiu sobre os de Sua família, para no oportuno momento dar-lhes o alimento?" Mt 24,45
    A eles acertadamente chamamos de padres, que quer dizer pais, como São Paulo reclamava aos coríntios: "Não vos escrevo estas coisas para vos envergonhar, mas admoesto-vos como meus amados filhos. Com efeito, ainda que tivésseis dez mil mestres em Cristo, não tendes muitos pais. Ora, fui eu que vos gerei em Cristo Jesus pelo Evangelho." 1 Cor 4,14-15
    Era por isso que ele batizava toda família, como fez com a família de Lídia, a vendedora de púrpura da cidade de Tiatira: "Foi batizada juntamente à sua família e fez-nos este pedido: 'Se julgais que tenho fé no Senhor, entrai em minha casa e ficai comigo.' E obrigou-nos a isso." At 16,15
    Ele e São Silvano fizeram o mesmo com o carcereiro dessa cidade: "Disseram-lhe: 'Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua família.' Anunciaram-lhe a Palavra de Deus, a ele e a todos os que estavam em sua casa. Então, naquela mesma hora da noite, ele cuidou deles e lavou-lhes as chagas. Imediatamente foi batizado, ele e toda sua família." At 16,31-33
    E ainda na própria Corinto: "Aliás, também batizei a família de Estéfanas. Além destes, não me consta ter batizado ninguém mais." 1 Cor 1,16
    Pois assim procedia São Pedro desde o Pentecostes, convidando todos das famílias às penitências. Ele justifica tal procedimento lembrando a grande promessa de Deus: "Pedro respondeu-lhes: 'Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em Nome de Jesus Cristo para a remissão de vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. Porque a promessa é para vós, para vossos filhos e para todos que de longe ouvirem o apelo do Senhor, Nosso Deus.'" At 2,38-39
    Com efeito, é por esse dom do Divino Paráclito que somos adotados como filhos de Deus. São Paulo diz: "Porquanto não recebestes um espírito de escravidão para ainda viverdes no temor, mas recebestes um Espírito de adoção pelo qual clamamos: Aba! Pai!" Rm 8,15
    Ele afirma que essa é a Missão de Jesus: "Mas quando veio a plenitude dos tempos, Deus enviou Seu Filho, que nasceu de uma mulher e submisso a uma lei, a fim de remir os que estavam sob a Lei, para que recebêssemos Sua adoção." Gl 4,4-5
    Enfim, garante: "... pois todos que são conduzidos pelo Espírito de Deus, são filhos de Deus." Rm 8,14
    Assim nos tornamos irmãos de Jesus, como ele escreveu aos romanos: "Aqueles que Ele distinguiu de antemão, também os predestinou para serem conformes à imagem de Seu Filho, a fim de que Este seja o primogênito entre uma multidão de irmãos." Rm 8,29
    E filhos de Maria, como São João Evangelista viu no Apocalipse: "A Serpente vomitou contra a Mulher um rio de água, para fazê-la submergir. A terra, porém, acudiu à Mulher, abrindo a boca para engolir o rio que o Dragão vomitara. Este, então, irritou-se contra a Mulher e foi fazer guerra ao resto de seus descendentes, aos que guardam os Mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus." Ap 12,15-17



DESDE A CRIAÇÃO

    Entretanto, se temos dificuldades em viver a família de sangue, imaginemos como vai nossa família espiritual. São João Evangelista pregava a virtude da paciência: "Se alguém disser: 'Amo a Deus', mas odeia seu irmão, é mentiroso. Porque aquele que não ama seu irmão, a quem vê, é incapaz de amar a Deus, a Quem não vê." 1 Jo 2,20
    De toda forma, devemos ter presente que a família maior, isto é, o Reino dos Céus, é a obra do Pai. Ao exaltar a caridade, São Paulo vai dizer: "Por isso, enquanto temos tempo, façamos o bem a todos homens, mas particularmente aos irmãos na fé." Gl 6,10
    E dá essa sugestão para com os dissidentes: "Se alguém não obedecer ao que ordenamos por esta carta, notai-o e, para que ele se envergonhe, deixai de ter familiaridade com ele. Porém, não deveis considerá-lo como inimigo, mas repreendê-lo como irmão." 2 Ts 3,14-15
    Jesus, ressalvando a Igreja, havia dito o mesmo: "Se teu irmão tiver pecado contra ti, vai e repreende-o entre ti e ele somente. Se te ouvir, terás ganho teu irmão, se não te escutar, toma contigo uma ou duas pessoas, a fim de que toda a questão se resolva pela decisão de duas ou três testemunhas. Se recusa ouvi-los, dize-o à Igreja. E se também recusar ouvir a Igreja, seja ele para ti como um pagão ou um publicano." Mt 18,15-17
    Pois de que vale nossa fé, senão para pôr a caridade, a paciência, a castidade e a fraternidade a serviço do Pai? É para a construção do Reino de Deus, que é essencialmente coletivista, que devem trabalhar a fé, o amor e esperança. São Paulo exorta: "Assim, uma vez que aspirais aos dons espirituais, procurai tê-los em abundância para edificação da Igreja." 1 Cor 14,12
    Mas a sociedade que se diz moderna, buscando insólitos prazeres e questionáveis comodidades, quer forçar arranjos do que poderia ser um lar. Não por acaso, vemos uma crescente onda de violência, instabilidade emocional, imaturidade, estresse, depressão, solidão e tristeza. Esses meramente humanos projetos, que não levam em conta a vontade de Deus, jamais satisfazem a alma. O Último Apóstolo profetizou e recomendou a São Timóteo: "Nota bem o seguinte: nos últimos dias haverá um difícil período. Os homens tornar-se-ão egoístas, avarentos, fanfarrões, soberbos, rebeldes aos pais, ingratos, malvados, desalmados, desleais, caluniadores, devassos, cruéis, inimigos dos bons, traidores, insolentes, cegos de orgulho, amigos dos prazeres e não de Deus, ostentarão a aparência de piedade, mas desdenharão da autoridade. Dessa gente, afasta-te!" 2 Tm 3,1-5
    Aos coríntios, ele vai dizer com contundência: "Fugi da fornicação. Qualquer outro pecado que o homem comete é fora do corpo, mas o impuro peca contra seu próprio corpo." 1 Cor 6,18
    Porque ainda que ressaltando nossa família espiritual, Jesus não revogou a família composta de homem, mulher e filhos enquanto carnes de uma mesma carne. Ao contrário, como no caso da Sagrada Família, Ele afirmou que é dessa semente que na terra brota a celeste família: "Vocês não leram que o Criador, no começo, fez o homem e a mulher e disse: 'Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e unir-se-á à sua mulher; e os dois formarão uma só carne?' Assim, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, não separe o homem o que Deus uniu." Mt 19,4-6
    São Paulo usa esse mesmo argumento para condenar a fornicação: "Ou não sabeis que aquele que se junta a uma prostituta com ela torna-se um só corpo? Está escrito: 'Os dois serão uma só carne (Gn 2,24).'" 1 Cor 6,16
    E enquanto o celibato não era obrigatório, ele tomava a administração da família doméstica como exemplo para a Igreja: "Porque o bispo tem o dever de ser irrepreensível, casado uma só vez, sóbrio, prudente, regrado em seu proceder, hospitaleiro, capaz de ensinar. Não deve ser dado à bebida, nem violento, mas condescendente, pacífico, desinteressado. Deve saber bem governar sua casa, educar na obediência e na castidade seus filhos, pois quem não sabe governar sua própria casa, como terá cuidado da Igreja de Deus?" 1 Tm 3,2-5
    Francamente dizia a todos: "Quem se descuida dos seus, e principalmente dos de sua própria família, é um renegado, pior que um infiel." 1 Tm 5,8
    Não podemos, portanto, desfazer o projeto que é de Deus, e não nosso. Aqueles que perseveram, como São José e a Santíssima Virgem fizeram, com singela fé enfrentando todas contrariedades, seguem tendo mais companhia, mais alegria e mais Paz. Não por acaso, a família do projeto de Deus continua sendo o único remédio verdadeiramente eficaz contra solidão, tristeza e tribulações.
    E o objetivo desse projeto de Deus é a santificação de todos nós. Ora, a Comunhão dos Santos faz-nos uma só família, estejamos aqui na terra, no purgatório ou já nos Céus, como São Paulo dizia: "Por esta causa dobro os joelhos em presença do Pai, ao Qual deve sua existência toda família no Céu e na terra..." Ef 3,14-15
    Pois pelo Sangue de Jesus nos é concedido fazer parte dessa edificação que é a Igreja, a morada de Deus, onde somos preparados para viver nos Céus: "Consequentemente, já não sois hóspedes nem peregrinos, mas sois concidadãos dos Santos e membros da família de Deus... " Ef 2,19

    "Lembrai-Vos, ó Pai, de Vossos filhos!"