sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024

Apresentação do Senhor


    Quarenta dias depois do Nascimento de Jesus, após Nossa Senhora cumprir os dias de 'sua purificação' e antes de tomarem o caminho do Egito, ou seja, mesma sob a cruel perseguição de Herodes, ela e São José diligentemente foram ao Templo de Jerusalém para consagrá-Lo. São Lucas, que não menciona a fuga ao Egito, assim narrou:

    "Concluídos os dias de sua purificação segundo a Lei de Moisés, levaram-nO a Jerusalém para apresentá-Lo ao Senhor, conforme o que está escrito na Lei: 'Todo primogênito do sexo masculino será consagrado ao Senhor (Ex 13,2)', e para oferecerem o sacrifício prescrito pela Lei do Senhor, um par de rolas ou dois pombinhos.
    Ora, havia em Jerusalém um homem chamado Simeão. Este justo e piedoso homem esperava a Consolação de Israel, e o Espírito Santo estava nele. Fora-lhe revelado pelo Espírito Santo que não morreria sem primeiro ver o Cristo do Senhor. Impelido pelo Espírito Santo, foi ao Templo, e tendo os pais apresentado o Menino Jesus, para a respeito d'Ele cumprirem os preceitos da Lei, tomou-O em seus braços e louvou a Deus com essas palavras:
    - Agora, Senhor, deixai ir em Paz Vosso servo, segundo Vossa Palavra. Porque meus olhos viram Vossa Salvação que preparastes diante de todos povos, como Luz para iluminar as nações, e para a glória de Vosso povo de Israel.
    Seu pai e Sua mãe estavam admirados das coisas que d'Ele se diziam. Simeão abençoou-Os e disse a Maria, Sua mãe:
    - Eis que este Menino está destinado a ser causa de queda e de soerguimento para muitos homens em Israel, e a ser sinal que provocará contradições, a fim de serem revelados os pensamentos de muitos corações. E uma espada transpassará tua alma.
    Também havia uma Profetisa chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de avançada idade. Depois de ter vivido sete anos com seu marido desde sua virgindade, ficara viúva, e agora com oitenta e quatro anos não se apartava do Templo, dia e noite servindo a Deus em jejuns e orações. Chegando ela à mesma hora, louvava a Deus e falava de Jesus a todos aqueles que em Jerusalém esperavam a Libertação.
    Após terem observado tudo segundo a Lei do Senhor, voltaram a Galileia, para Nazaré, Sua cidade. O Menino ia crescendo e fortificava-Se: estava cheio de Sabedoria, e a Graça de Deus repousava n'Ele." 
                                                Lc 2,22-40


    Ensina a Liturgia da Palavra de hoje, como o Profeta Malaquias havia previsto, que nesse dia o Senhor, anseio maior de todas almas, veio ao Seu Templo: "E imediatamente virá ao Seu Templo o Senhor que buscais..." Ml 3,1
    Ele prometeu mesmo uma resolutiva Vinda, quando anunciaria o definitivo Juízo e faria mais um convite ao povo de Israel: "'Virei ter convosco para julgar vossas questões, e serei pronta testemunha contra os adivinhos, os adúlteros, os perjuros, contra os que retêm o salário do operário, que oprimem a viúva e o órfão, que maltratam o estrangeiro e não Me temem', diz o Senhor. 'Porque Eu sou o Senhor e não mudo! E vós, ó filhos de Jacó, ainda não sois um povo extinto. Desde os dias de vossos pais, apartaste-vos de Meus Mandamentos e não os guardastes. Voltai a Mim, e Eu voltar-Me-ei a vós', diz o Senhor dos Exércitos." Ml 3,5-7a
    Nos Salmos, Davi também aclama esse dia de esplendor e eloquentemente dirige-se às portas do Templo: "Levantai, ó portas, vossos dintéis! Levantai-vos, ó antigos pórticos, para que entre o Rei da Glória!" Sl 23,7
    E a Carta aos Hebreus explica o porquê de tamanha humildade da parte de Jesus, rigorosamente cumprindo os ditames da Lei, mesmo sendo o Salvador da humanidade: "Porquanto os filhos participam da mesma natureza, da mesma carne e do sangue, Ele também participou... convinha que em tudo Ele Se tornasse semelhante a Seus irmãos... passou pelas mesmas provações que nós, com exceção do pecado." Hb 2,14-17;4,15b

    "Salvador do mundo, salvai-nos, Vós que nos libertastes pela Cruz e Ressurreição."